Violino barato e não tão bom X caro e excelente.?

    Autor Mensagem
    Vespucciana
    Veterano
    # jun/10


    Irei começar a fazer aulas de violino ano que vem, e estou em dúvida:Compro logo 1 bom violino (1500-2000 feito por luthier, etc,,,) , ou compro primeiro um mais simples ( até 600) de estudante só no início e depois troco??? PRÓS E CONTRAS...Quais são os melhores dos caros e quais são os melhores dos baratos?? GRATA

    southbass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    compre um barato. essa é a regra quando se vai começar qualquer instrumento :) comprar instrumento caro pra começar é besteira

    na minha época, os eagle eram um bom custo beneficio

    Biologista
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Vespucciana
    Olá, não tenho experiência com instrumentos da música erudita, mas posso lhe falar através do que sei sobre instrumentos:

    Comprar um instrumento de excelente qualidade é ótimo, claro. Mas pense que o violino é um instrumento que necessita de uma postura bem "rígida" (modo de dizer), além de uma forma diferente de pegar nele. Já pensou que (Deus me livre!) o violino caia do ombro. Um instrumento caro será caro para consertar (e se der) além de ter uma manutenção cara. Se você, por um acaso, desistir (tomara que não!), venderá por um preço razoável, mas que com certeza você não gostará de perder metade do valor dele, afinal, saiu da loja já perde uma boa quantia. Além disso, creio eu, que haja uma certa "pressão psicológica" de ter obrigação de aprender e evoluir rápido porque está usando um bom instrumento.

    Já comprar um instrumento não tão bom, não lhe dará não tanto prejuízo com manutenção. Entretando necessitam de cuidados especiais por não terem uma construção não muito boa. Já no caso de vendê-lo não espere muita coisa.

    Espero ter dado alguma luz, mas o que vale é o que você pensa e o que é melhor para você. O resto é pura especulação.

    Abç!

    kishi
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: kishi
    · votar


    Vespucciana

    Bom, deve-se ponderar que o violino é um instrumento cujo aprendizado não é dos mais fáceis, e por isso, há muitas desistências. Não quero te desanimar, pelo contrário. Para se aprender a técnica do violino é preciso muito esforço, dedicação e persistência. Só aprende quem não desiste. Portanto, não desista. Por tudo que tenho te dito acima, aconselho você a comprar um instrumento de estudo, pois, caso desista, não perderá tanto dinheiro. Quando iniciei meus estudos comprei um eagle ve 441. Ele é um instrumento com preço acessível e com um custo/benefício razoável. Estou com ele até hoje porque não tenho condições, no momento, de comprar um de luthier com madeiramento importado. Mas, confesso que ele não está mais me satisfazendo. Agora, se você tem dinheiro sobrando, se eu fosse você já comprava um bom violino de luthier. Bom, espero ter ajudado. Abraços.

    kishi
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: kishi
    · votar


    Vespucciana

    Acho que isso vai te ajudar a escolher o seu instrumento:

    Violinos Categoria C

    Alguns modelos de Parrot, alguns de Roma, alguns de Cremona, Michael, alguns modelos de Eagle e alguns modelos de Mavis. São violinos feitos com as madeiras corretas, ou seja, Abeto e Atilo. É a categoria mais simples, já que são feitos com madeira de classe C. Ou seja, elas são de madeira correta, mas não são rajadas naturalmente. Seu processo de construção segue a linha de montagem, ou seja, tudo é feito às pressas, e não recebe os devidos cuidados necessários, como medidas e acabamento. Seu verniz é sintético, o que abafa um pouco o som do instrumento.

    Eagle VE 431
    Madeira: Classe C
    Verniz: Classe D
    Acabamento interno: Classe C
    Acabamento Externo: Classe B
    Desempenho: 6,0
    Nota final: 6,0
    Preço Médio: R$ 320,00

    Eagle VK 441
    Madeira: Classe C
    Verniz: Classe D
    Acabamento interno: Classe C
    Acabamento Externo: Classe B
    Desempenho: 6,5
    Nota final: 6,0
    Preço Médio: R$ 380,00

    Mavis MV 1414
    Madeira: Classe C
    Verniz: Classe D
    Acabamento interno: Classe B
    Acabamento Externo: Classe B
    Desempenho: 6,0
    Nota final: 6,0
    Preço Médio: R$ 290,00

    Mavis MV 1415
    Madeira: Classe C
    Verniz: Classe D
    Acabamento interno: Classe B
    Acabamento Externo: Classe B
    Desempenho: 7,0
    Nota final: 6,5
    Preço Médio: r$ 330,00

    Michael VNM47
    Madeira: Classe C
    Verniz: Classe D
    Acabamento interno: Classe C
    Acabamento Externo: Classe B
    Desempenho: 7,0
    Nota final: 6,0
    Preço Médio: R$ 380,00

    Parrot (não tem modelo de série)
    Obs: Por não possuir n° de série, só quem entende de olhar as madeiras acertará sua compra. Violinos abaixo de R$ 190,00, desconfie. É quase certo que é de madeira categoria E. Mas tem uns modelos de Parrot que seguem a categoria C.
    Madeira: Classe C
    Verniz: Classe D
    Acabamento interno: Classe C
    Acabamento Externo: Classe C
    Desempenho: 6,0
    Nota final: 6,0
    Preço Médio: R$ 200,00

    Nhureson
    Madeira: Classe D
    Verniz: Classe D
    Acabamento interno: Classe B
    Acabamento Externo: Classe A
    Desempenho: 7,0
    Nota Final: 6,0
    Preço Médio: R$ 400,00

    Violinos Categoria B

    Eagles VK 244, VK 644, VE 744, Mavis e Michael. São violinos feitos com as madeiras corretas, mas essas, de classe B. São naturalmente rajadas, e mais selecionadas. O processo de fabricação é o mesmo, mas recebe um pouco mais de cuidado que a linha anterior, mas ainda assim podem vir com espessura de tampo incorreta. Seu verniz também é sintético, mas um pouco mais fino que o da categoria anterior. Seu acabamento é visivelmente melhor, mais bem-feito, o que dá uma beleza extra ao instrumento. A sonoridade é um pouco mais apurada.

    Eagle VK 244
    Madeira – Classe B
    Verniz – Classe C
    Acabamento Interno: Classe B
    Acabamento Externo: Classe A
    Desempenho: 7,0
    Nota final: 7,0
    Preço Médio: R$ 480,00

    Eagle VK 644
    Madeira – Classe B
    Verniz: Classe C
    Acabamento Interno: Classe B
    Acabamento Externo: Classe A
    Desempenho: 7,0
    Nota fina: 7,0
    Preço Médio: R$ 580,00

    Eagle VE 744
    Madeira: Classe A
    Verniz: Classe C
    Acabamento Interno: Classe B
    Acabamento Externo: Classe A
    Desempenho: 7,0
    Nota final: 7,0
    Preço Médio: R$ 680,00

    Mavis MV1416
    Madeira: Classe B
    Verniz: Classe B
    Acabamento interno: Classe B
    Acabamento Externo: Classe A
    Desempenho: 7,5
    Nota final: 7,0
    Preço Médio: R$ 690,00

    Violinos Categoria A

    Antigos de fábricas hoje extintas, como a Alemã Hofner, por exemplo, e alguns modelos profissionais de fábricas atuais. São violinos feitos de madeira classe A. Têm um processo de fabricação mais artesanal, mas não totalmente. A madeira é selecionada e possui um rajado natural. O acabamento é visivelmente bom, e o verniz é sintético, mas mais refinado. Por serem usados, possuem um som mais amadurecido. Possuem som limpo, com volume e equilibrado. Geralmente são alemães, italianos, franceses ou da Tcheco Eslováquia.

    Eagle VK 544
    Madeira: Categoria A (fundo inteiriço)
    Verniz: Classe C
    Acabamento Interno: Classe A
    Acabamento Externo: Classe A
    Desempenho: 7,5
    Nota Final: 8,5
    Preço Médio: R$ 800,00

    Mavis MV 1421
    Madeira: Classe A
    Verniz: Classe B
    Acabamento interno: Classe A
    Acabamento Externo: Classe A
    Desempenho: 8,0
    Nota final: 8,5

    Preço Médio: R$ 1.200,00
    Hofner (ano 2000 para baixo)
    Madeira: Classe A
    Verniz: Classe B
    Acabamento interno: Classe A
    Acabamento Externo: Classe A
    Desempenho: 8,5
    Nota final: 8,5
    Preço Médio: R$ 1.600,00

    Gianini (ano 1980 para baixo)
    Madeira: Classe A
    Verniz: Classe B
    Acabamento interno: Classe A
    Acabamento Externo: Classe A
    Desempenho: 8,0
    Nota final: 8,0
    Preço Médio: R$ 1.800,00

    Violinos Categoria AA

    Violinos feitos por autores, ou luthiers. O preço vai depender do nome, idade, da madeira, da conservação e do potencial e qualidade de som do instrumento. Todos feitos de madeira classe AA, selecionadíssimas, rajadas vivas, acabamento impecável, feitos à mãos, com suas medidas internas corretas, calibradas e bem-acabadas. O verniz é feito à base de óleo ou de álcool, dependendo do autor, mas o a óleo é melhor e mais bonito. Possuem som limpo, com volume e bem equilibrado. São réplicas ou não de violinos famosos, como Stradivarius, Amati, Stainers, Guarnieris ou outros famosos italianos, alemães e franceses.

    Violinos categoria AA
    Qualquer um, feito por bom Luthier
    Madeira: Classe AA
    Verniz: Classe A
    Acabamento Interno: Classe A
    Acabamento Externo Classe AA
    Desempenho: 9,0 a 10,0
    Nota final: 9,0 a 10,0
    Preço Médio: Acima de R$ 3.000,00

    Espero ter ajudado. Abraços!

    Fonte: http://violinovermelho.wordpress.com/tag/madeira/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violino barato e não tão bom X caro e excelente.?