DORT E VIOLINO: propostas para um tocar saudável

    Autor Mensagem
    Martte
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Martte


    Este link

    http://www.pergamumweb.udesc.br/dados-bu/000000/000000000006/00000605. pdf

    É relativo a uma pesquisa sobre DORT ((Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) voltada para o violinista, com uma proposta para um tocar saudável.
    É muito esclarecedora. Espero que aproveitem a leitura deste texto como eu aproveitei e postem comentários a respeito.
    Abraço

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Obrigado!!!
    É estranho, eu toco violoncelo da maneira que eu vi os outros mandarem...
    Com os ombros relaxados, sem fazer muita força com a mão que segura o arco, apoiandao o peso do arco nas cordas pra conseguir mais som com menos esforço...

    Mas se eu toco 10 minutos direto, eu fico com dor no ombro direito, será que isso é normal e acostuma depois???

    Aguardo resposta dos mestres, Himura, Camargo dos Santos e outros daqui do fórum.

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Acredito que é normal, você tá fazendo um exercício físico (mesmo que não pareça hahaha), e o corpo vai se adaptando a ele aos poucos. Por isso que a resistência é pouca no início.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Ken Himura

    Uhul, vou ficar com o ombro saradão \m\

    ahaha brincadeira à parte, obrigadão pela resposta!

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Você toca de frente a um espelho pra conferir se, ao tocar, os ombros continuam relaxados?

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Alvaro Henrique

    Sim!

    Mas as vezes ele deixa de estar relaxado, ai eu paro e começo de novo e tento controlar pra que não fique tenso.

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    The Root Of All Evil

    Quando comecei com arco no contrabaixo, também tive isso, mas durou muito pouco(uns 2 ou 3 meses no máximo), pois eu logo peguei resistência física. Mas é realmente importante tocar se policiando no espelho, pois é comum a pessoa achar que está relaxada e não está(esse é um erro comum em quase todos os iniciantes).

    É comum tanto no contrabaixo e cello(que tem a posição bem diferente da viola e violino),o ombro(do braço do arco)se levantar quando estamos na região da ponta. É algo a se corrigir caso aconteça. Outro problema, é que na ponta precisamos fazer mais força para obter o mesmo som, uma vez que a posição não favorece jogar o peso nas cordas(como no meio e principalmente no talão). Com issoo cansaço é maior ao se estudar golpes de arco na ponta.

    Observe se a dor está diminuindo ao longo do tempo. Fale sobre isso com seu professor.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    makumbator
    se levantar quando estamos na região da ponta.

    Eu observei isso, dai vi um vídeo do Yo Yo Ma tocando e notei que ele nestes momentos, ainda mais quando é na caorda A, onde isso se torna mais acentuado, faz com que o arco não fique mais paralelo ao chão, e sim em diagonal, ó:

    http://www.huntsvillechambermusicguild.uah.edu/images/yoyoma2.jpg

    E ai eu fui fazer assim também nestas ocasiões e notei que assim é bem mais confortável e relaxado.

    Você também faz este tipo de coisa, ou já ouviu algum tipo de reclamação?

    makumbator
    mas durou muito pouco(uns 2 ou 3 meses no máximo)

    Bem, eu toco muito pouco e bem irregularmente por conta do meu tempo disponível, por isso acho que vai demorar mais pra eu me acostumar.

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    The Root Of All Evil

    Você também faz este tipo de coisa, ou já ouviu algum tipo de reclamação?

    Nesse ponto realmente não fica exatamente reto, dá uma leve virada, mas é pouca coisa(comigo é quase nada). O ângulo da foto não favorece, pois a posição na corda mais aguda somada à tomada da foto, sugere que o arco dele está muito torto, mas na verdade está só um pouco não paralelo(veríamos melhor se a foto fosse tirada exatamente de frente).

    Bem, eu toco muito pouco e bem irregularmente por conta do meu tempo disponível, por isso acho que vai demorar mais pra eu me acostumar.

    Nesse caso vai demorar um pouco mais mesmo. Mas vc deve ficar atento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a DORT E VIOLINO: propostas para um tocar saudável