Como representar os acordes na partitura?

    Autor Mensagem
    Fintelman
    Veterano
    # jun/09


    Devo colocar uma figura para cada nota do acorde?
    Devo colocar uma figura apenas para a nota que dá nome ao acorde?
    Ou é de outro jeito?

    Obrigado.

    Dogs2
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Dogs2
    · votar


    puxa uma haste que passe por todas as notas do acorde e faz uma bandeirola só pra essas notas (se é que tem bandeirola ou não)
    Procura uma partitura qualquer na net que vc vai achar algum exemplo que tenha um acorde em um pentagrama

    nichendrix
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    As notas são sobrepostas e se for alguma figura com haste, usa-se uma haste só para todas as notas, mais ou menos como no quarto e quinto compasso dessa imagem:

    http://gfxc.smpgfx.com/Look-Inside/large/19185171_00-01.jpg

    Bom, se ainda não exclarecer, amanhã eu tento explicar melhor

    Fintelman
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Obrigado. Foi muito esclarecedor.

    sensei
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    nichendrix
    mereceu um ponto meu,voltando a pergunta do autor do tópico. tbm pode ser representado só com a cifra do acorde.

    nichendrix
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    sensei

    Car o problema é que a cifra só é valida pra instrumentos de cordas plectradas como violão, guitarra e afins. No máximo serve de referência pra outros instrumentos se orientarem. Por exemplo é comum ver a cifra em partitura de Saxofone, porque apesar do Sax não fazer acordes, é possível se orientar melhor na harmonia, especialmente na hora de improvisar.

    Agora em um instrumento como o Piano, a cifra é inutil, já que ela não vai mostrar onde o acorde está sendo executado, então tem que escrever na partitura mesmo.

    sensei
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    nichendrix
    Agora em um instrumento como o Piano, a cifra é inutil, já que ela não vai mostrar onde o acorde está sendo executado, então tem que escrever na partitura mesmo.

    Como é? vc disse que não ultiliza o recurso de cifra no piano?

    nichendrix
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    sensei

    Não disse que não se usa, mas normalmente não é muito comum pra esse instrumento. Normalmente vc escreve o acorde na partitura mesmo. Já vi pianista tocando com partitura cifrada, mas via de regra é porque a partitura foi feita originalmente pra outro instrumento.

    Partitura específica pra piano sempre tem as duas claves e sempre tem o acorde escrito na partitura, mesmo que você bote a cifra em cima pra deixar claro e facilitar a leitura do acorde, ainda assim ele está representado embaixo, diretamente na partitura.

    Não é como partitura de guitarra, que é comum vir só com a melodia, e a cifra em cima e sem o acorde escrito na pauta. As vezes junto da cifra ainda vem o bracinho em miniatura representando o acorde.

    EDIT: Enfim, a cifra existe e é usada no pi9ano, mas em geral não é a forma padrão de notação, em geral é um recurso usado quando o cara já conhece a harmonia e precisa só da notação da melodia a ser tocada, ou quando vc escreve a partitura na pressa, então bota só a melodia cifrada, ou quando vc faz transposições da musica de outro instrumento na hora e não vai ter tempo de escrever o arranjo inteiro. Mas a cifra não é a notação padrão de piano, vc não vai pruma escola de musica e vão te ensinar a escrever partitura cifrada de piano como padrão, vão sempre te dar isso como recurso pra ocasiões onde ler uma partitura ou escrever uma partitura completa, seja um fator limitante ou um problema.

    sensei
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: sensei
    · votar


    Agora sim, vc se explicou e corregiu o erro.
    Embora vc tenha razão a cifra é o sinal mundialmente conhecido na transcrição de partitura ou cifras.

    nichendrix
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    sensei
    O link está quebrado, e tiro minha concusões é por olhar partitura mesmo.

    E pra provar meu ponto, algumas partituras de Piano.

    http://imslp.info/files/imglnks/usimg/8/88/IMSLP00348-Franz_Schubert_- _Piano_Sonata_in_E__D_157.pdf

    http://imslp.info/files/imglnks/usimg/4/4c/IMSLP03371-Rubinstein_sonat a1.pdf

    http://imslp.info/files/imglnks/usimg/6/6f/IMSLP09852-Gershwin-Donalds on_Rialto_Ripples_Rag.pdf

    Em momento nenhum vc vê uma cifra... ao menos na maioria das partituras de piano que ja vi, e não foram poucas, já que a maioria das partituras que tenho são com arranjos pra piano, voz e guitarra, não aparece cifra para as partes exclusivas de piano. E quando aparece ou é porque mais de um instrumento toca a mesma parte ou então porque só tem a melodia cifrada, porque é arranjo feito às pressas da partitura pra outros instrumentos.

    sensei
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: sensei
    · votar


    nichendrix

    sensei
    O link está quebrado, e tiro minha concusões é por olhar partitura mesmo.


    Corrigindo o link que tá quebrado postei denovo e olhe meu caro e observe a tal cifra

    http://img8.imageshack.us/i/somewheremylove.jpg/


    Musica
    SOMEWHERE<MY LOVE
    Letra de PAUL FRANCIS WBESTER

    Musica de MAURICE JARRE.


    MODERATO 108 ou 120

    nichendrix
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    sensei
    Agora sim, vc se explicou e corregiu o erro.
    Embora vc tenha razão a cifra é o sinal mundialmente conhecido na transcrição de partitura ou cifras.


    Não corrigi erro nenhum cara, a cifra em geral é inutil numa partitura de piano, um Piano tem pelo menos 4 ou 5 repetições de cada acorde, em diferentes alturas de um teclado, e ao contrário da guitarra onde isso faz diferença mas a dificuldade de tocar solo e base ritmica faz com que seja algo que vc possa "passar por cima", no piano não tem como, porque dependendo da altura e da linha melódica vc vai ter que saber qual mão e em qual região do teclado terá de fazer o acorde.

    Por isso que se vc for em uma loja e comprar partituras de piano, elas raramente vem cifradas, e na maioria das vezes quando vem, é porque o arranjo é pra piano, e outros intrumentos.

    Mas nunca foi padrão cifrar partitura de piano, e duvido muito que isso vire o padrão oficial, embora, no dia a dia a maioria use esse recurso por ser mais simples e rápido que escrever a partitura inteira.

    Agora pega essa partitura cifrada e dá pra 10 pianistas tocar pra ver como cada um vai fazer algo diferente do outro, ao contrário da pauta completa, onde eles vão ter que tocar as mesmas notas, sem margem pra interpretação de onde aquele acorde ficaria melhor.

    nichendrix
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    sensei
    olhe esse aqui.... meu caro e observe a tal cifra

    Essa partitura não é um arranjo de piano puro, aí tem pelo menos piano voz, e a julgar pela cifra, violão/guitarra. Se você olhar pra introdução que é só pra piano, não tem cifra. A partir do compasso 3 aparece uma segunda clave de sol (são 2 claves de sol e uma de fá), com a melodia pra voz e guitarra/violão e esta linha é cifrada, mas a linha pra piano, logo abaixo, não é cifrada.

    No fim, vc só provou meu ponto.

    sensei
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    nichendrix
    Essa partitura não é um arranjo de piano puro
    Cara! se essa partitura não é arranjo puro? eu nem sei o que é mais.

    volto a dizer que na partitura o acorde pode ser por meio de cifra ou haste com acordes determinados e transcrito na partitura em conjunto.

    mais quando uma partitura é completa ela vem com a cifra determinando os acordes de acompanhamento e letra da musica.

    nichendrix
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    sensei
    mais quando uma partitura é completa ela vem com a cifra determinando os acordes de acompanhamento e letra da musica.

    Cara, na verdade isso não é correto, se ela vem com a linha de outros instrumentos ou de voz ela é um arranjo de piano e voz, ou piano, voz e instrumento XYZ, não uma partitura só pra piano, ou pra piano solo, ou pra duo de pianos.

    Eu te mostrei três partituras de piano solo. Alí não tem outro instrumento, só o piano e por isso não tem cifra. Se vc ver pra duo de pianos ou pra trio de pianos, também não vai ter cifra.

    Cara! se essa partitura não é arranjo puro? eu nem sei o que é mais.

    Cara, se ela tem a linha de outros instrumentos é um arranjo pra banda inteira, ou pelo menos um arranjo pra quem vai cantar e tocar, não é um arranjo pro piano puro e simples. É só olhar na partitura que vc postou aqui, nos dois primeiros compassos, só quem toca é o piano, não há nenhuma cifra nesses compassos onde só o piano toca, no entanto se vc prestar atenção a harmonia está sendo feita somente no piano.

    Se a harmonia está lá, porque não botar a cifra da harmonia em cima desses compassos também?

    Eu disse e volto a repetir, cifra é até usada por pianistas e tecladistas, mas nunca foi e dificilmente vai ser o padrão de notação de harmonia nesses instrumentos, ao contrário da guitarra, onde elas são uma forma padrão de se escrever a harmonia.

    Usa-se cifra nesses instrumentos, via de regra, quando não é necessário ou não se tem tempo pra ler ou fazer o arranjo inteiro em partitura, por isso vc bota só a melodia cifrada, mas esse não é e nem nunca foi o padrão de notação do Piano.

    sensei
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: sensei
    · votar


    nichendrix
    Cara, se ela tem a linha de outros instrumentos é um arranjo pra banda inteira, ou pelo menos um arranjo pra quem vai cantar e tocar,


    digamos que essa partitura que eu postei é a mais completa né?.

    nichendrix
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    sensei
    digamos que essa partitura que eu postei é a mais completa né?.

    Sim e não, ela é uma partitura pra um arranjo, e é um tipo de partitura muito util pra bandas/conjuntos pequenos. Ele já vem com as linhas da musica transposta para pelo menos 3 intrumentos, piano, voz e algum outro instrumento de corda, como violão, guitarra, cavaquinho, etc. Por já vir com o arranjo dessa forma, quem vai tocar já tem a certeza que os instrumentos estão devidamente transpostos/harmonizados, não precisando fazer nenhuma adaptação à partitura.

    Da mesma forma, esse tipo de arranjo é muito didático, porque se você estuda harmonia, hamonizações, tranposição, arranjos ou pratica de conjunto, vc pode ver em uma partitura só como o arranjador pensou nas interações dos diversos instrumentos do arranjo.

    Mas isso não torna essa partitura universal ou complesta, apenas torna ela mais prática para estudo e para execução em conjunto dos instrumentos por ela contemplados. Ela é muito util porque por ter a linha de voz e a de piano (que é um instrumento que pega a maior parte do expectro tonal de uma orquestra), vc facilmente pode pegar ela e transpor pra outros instrumentos (claro se vc tiver o conhecimento necessário para isso). Mas existem diversas situações em que ela não seria util.

    Um exemplo é se a banda adicionasse um sax ou trompete, ou mesmo um naipe de metais ou cordas, nenhum desses instrumentos está contemplado nesse arranjo, sendo necessário então que se faça outro arranjo, com esses instrumentos, transpondo a musica para os mesmos.

    Outro exemplo é que se você fosse fazer o arranjo da mesma musica para um orquestra de 15ou mais instrumentos, ficaria muito confuso adicionar 15 ou mais linhas diferentes em uma unica partitura, então o mais comum é vc ou dividir em seções/naipes e fazer partituras diferentes pra cada naipe ou pra cada instrumento, já que evitaria confusão e economizaria na quantidade/tamanho das folhas a serem viradas durante a execução.

    Na prática o que é normal é se fazer a partitura individual do instrumento, sem nenhum dos outros instrumentos, em geral isso evita qualquer confusão na hora da leitura e ao menos a nível de concerto, essa é a pratica comum, cada instrumentista receber a partitura do seu instrumento.

    Agora para estudo, ou para conjuntos menores ou mesmo por fins comerciais, é bem util uma partitura de arranjo dessas, porque tanto você pode estudar como ela foi arranjada pros diversos intrumentos, como ela já está pronta para um pequeno conjunto tocar, quanto porque vc compra/escreve/lê uma partitura ao invés de várias.

    Um outro fator a se considerar é justamente o fato de que por ser uma partitura de arranjo, ela não necessariamente expressa a melhor possibilidade praquele instrumento, porque ela vai ter que necessariamente contemplar os outros instrumentos do arranjo, harmonizando-os, fazendo com que eles se integrem e interajam de forma a criar um conjunto musical coeso e uniforme, sem que nenhum instrumento seja prejudicado ou seja encoberto pelos demais.

    É comum em uma partitura para solistas, vc fazer arranjos mais complexos daquele instrumento, evidenciando ou exibindo as possibilidades daquele intrumento em detrimento dos demais. Por exemplo é provavel que se esse arranjo fosse pra piano solo, ele seria muito mais complexo do que está nesta partitura, porque não haveria a preocupação de não encobrir a voz ou a guitarra, nem a preocupação de que as linhas de piano, "embolassem" com as destes instrumentos, prejudicando a apresentação dos mesmos.

    Enfim, na pratica não existem partituras mais completas, nesse quesito, elas podem ser mais completas porque transcrevem de maneira mais fiel uma musica, podem ser melhores, porque apresentam arranjos mais bem feitos. Mas estando todas as notas e tempos representados corretamente, não existe isso de mais ou menos completo, e sim mais ou menos adequado à determinada situação ou estudo.

    Eu particularmente, se tiver que tocar lendo (o que eu não faço já fazem uns belos 6 anos), prefiro ter só a partitura do meu instrumento, porque já aconteceu, em ensaios, de eu pegar uma partitura de arranjo dessas e no meio da musica me distrair e começar a tocar a linha errada, por isso na hora da apresentação eu acho melhor não ter nada que possa me confundir (também gosto de numerar o primeiro compasso de cada linha pra ficar ainda mais fácil identificar onde estou).

    Em compensação quando compro algum songbook, prefiro que seja com arranjos para piano voz e guitarra ou arranjo completo para banda, porque é melhor para estudar a musica e conhecer as possibilidades harmonicas e melódicas da mesma.

    sensei
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    nichendrix
    Sim e não, ela é uma partitura pra um arranjo, e é um tipo de partitura muito util pra bandas/conjuntos pequenos. Ele já vem com as linhas da musica transposta para pelo menos 3 intrumentos, piano, voz e algum outro instrumento de corda, como violão, guitarra, cavaquinho, etc.

    Ok amigão concordo contigo 100% falou e disse.Abraço

    sensei
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    nichendrix

    Em compensação quando compro algum songbook, prefiro que seja com arranjos para piano voz e guitarra ou arranjo completo para banda, porque é melhor para estudar a musica e conhecer as possibilidades harmonicas e melódicas da mesma.

    Depois dessa maravilhosa resposta mais um ponto que te dou.
    Abraço.

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    mais quando uma partitura é completa ela vem com a cifra determinando os acordes de acompanhamento e letra da musica.
    Não, por o sistema de cifras é falho e não é padronizado.

    Uma partitura vai ser sempre lida do mesmo jeito em qualquer lugar do mundo. As cifras não, por exemplo: C4sus aqui é de um jeito, na Europa é de outro e por aí vai. Não existe um padrão definido na notação por cifras. Tirando o fato de haver acordes que não tem como escrever bem por cifras. É por esse motivo que muitos compositores não cifram suas músicas, principalmente os mais modernos.

    Victor Vasconcelos
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    É muito usado também escrever a sigla do acorde em cima dessa notação na partitura.

    ex. G, Gm, Gdim7

    nichendrix
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Victor Vasconcelos

    Isso é a cifra, que estava sendo discutida, como não tem padrão universal pra ela, quase sempre não é usada fora dos instrumentos de corda como guitarra/violão.

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Existe também o sistema de cifragem na partitura, mas muita gente não conhece. Normalmente aparece nas partituras de cravo ou de instrumentos que faziam o contínuo.

    Tem uns exemplos aqui:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Baixo_cifrado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como representar os acordes na partitura?