Transcrição da 4'33'' pra orquestra.

Autor Mensagem
Guguminator
Veterano
# jun/09
· votar


Verdade, mas um tema nunca muda, a harmonia nunca muda, a métrica é sempre a mesma.
O proposto pelo Cage era justamente mudar completamente, pra ser uma coisa totalmente nova a cada vez que fosse tocada.


Não é verdade, pois 4:33 é 'tocada' com a partitura, e a partitura nunca muda, portanto é o mesmo princípio da música de verdade.

A única coisa que muda é o som ambiente, e isso vale pra tudo.

4:33 não tem nada de especial.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/09
· votar


Verdade.
E digo mais, uma música de verdade tocada muda muito mais a cada apresentação do que a 4'33''.

Basta observar:

4'33'' - silêncio + barulhos aleatórios da platéia (note que o único fator que muda ai são os barulhos da platéia)

uma peça normal - a peça em si (que terá variações de velocidade, dinâmica, duração, etc etc) + barulhos aleatórios da platéia (que mudará tanto quanto a do 4'33'').

Faop
Veterano
# jun/09
· votar


Só porque ela não possui as 12 notas normais não significa que não é música. Na verdade, tudo pode ser música. O Pink Floyd pode te falar muito bem isso. Só escute alguns cds deles, e veja a gama de sons bizarros que eles colocam, e ainda assim são considerados gênios devido a isso. Se eles podem enxer uma música com sons de helicopteros e fábricas, porque alguem não pode fazer uma música sem som algum? É o mesmo princípio, se for pegar para estudar a fundo.

Minow
Veterano
# jun/09 · Editado por: Minow
· votar


Guguminator
Não é verdade, pois 4:33 é 'tocada' com a partitura, e a partitura nunca muda, portanto é o mesmo princípio da música de verdade.

A única coisa que muda é o som ambiente, e isso vale pra tudo.

4:33 não tem nada de especial.


Putz.
"Música de verdade"
Nem vou responder.

The Root Of All Evil
Não muda, imagina se você anotasse todos os pigarros, espirros, tosses, etc.
Isso sempre vai mudar e vai variar muito mais, entende?
Mas isso não é o importante, 4'33'' não faz parte da obra aleatória do Cage e nem tem essa pretensão.
Nem sei por que vocês tão argumentando nesse ponto.


Vocês ainda não entenderam o intuito da 4'33'', que foi apenas mostrar que outro tipo de som também pode ser musical.

Guguminator
Veterano
# jun/09
· votar


Vocês ainda não entenderam o intuito da 4'33'', que foi apenas mostrar que outro tipo de som também pode ser musical.

Não é questão de entender meu caro, a questão é que o silêncio pode ser músical, mas por si só, não é nada, só silêncio. Cage é que ainda não tinha entendido isso.

Minow
Veterano
# jun/09 · Editado por: Minow
· votar


Guguminator
mas por si só, não é nada, só silêncio. Cage é que ainda não tinha entendido isso.

Mas o intuito não é mostrar o silêncio, isso que você não entendeu ainda.

Cage é que ainda não tinha entendido isso.

Você devia ir ler mais um pouco pra entender a obra do cara, e escutar as músicas dele, porque do jeito que você fala, só deve "conhecer" (sem entender) a 4'33''.

Aliás, o Cage chegou a entrar numa câmara anecóica e chegou a conclusão de que não existe silêncio, porque lá dentro ele ouvia seus próprios orgãos trabalhando e sua corrente sangüínea.
Por isso ele compôs 4'33'', é uma obra sobre justamente a inexistência do silêncio absoluto, com um quê de provocação e senso de humor.

Antes de achar que o cara é maluco com sua falta de conhecimento sobre a obra, entenda por que os grandes estudiosos da música apontam ele como um dos maiores compositores da história.

Obs: vale a pena também ler os poemas do Cage.

Veja ele falando um pouco sobre silêncio.



The Root Of All Evil
Veterano
# jun/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Claro que existe silêncio absoluto.
Dentro desta câmara ae que ele foi por exemplo, se não tiver nada dentro dela, vai ter silêncio absoluto.

E no vácuo também, neste caso, mesmo que tenha alguma coisa lá.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/09
· votar


O que uma pessoa enjoada de música não faz hein?

Guguminator
Veterano
# jun/09
· votar


Legal, 4:33 é diferente toda vez que é apresentada, po legal!
Algo que depende da tosse dos outros pra se sustentar numa sala de concerto é algo bem interessante.

O que eu acho engraçado é essa aproximação da música com som puro e simples.

Minow
Veterano
# jun/09 · Editado por: Minow
· votar


The Root Of All Evil
Ok, existe. Mas ninguém vai conseguir ouvir esse silêncio em condições normais, satisfeito?
Não entendo pra que argumentar uma coisa totalmente fora da proposta.


O que uma pessoa enjoada de música não faz hein?

Você não faz idéia. ^^

Guguminator
Legal, 4:33 é diferente toda vez que é apresentada, po legal!

Cara, você leu o que eu escrevi?
Sério, ou você tá de sacanagem comigo ou não tá nem um pouco interessado em aprender uma coisa nova.

Algo que depende da tosse dos outros pra se sustentar numa sala de concerto é algo bem interessante.

Sem dúvidas. (:

O que eu acho engraçado é essa aproximação da música com som puro e simples.

Você acha "engraçado" porque há mais de 500 anos que no ocidente, as pessoas são educadas pra crer que a música depende de 12 notas, um monte de regras e poucos timbres são aceitáveis. Assim como você acha "engraçado" a religião que não conhece, a cultura, os costumes, etc.
Você foi educado dessa maneira, aprendeu o "certo e o errado", "isso existe e isso não".
Essas pessoas quebraram com isso, música não tem que ser tonal/modal, não tem que depender de 12 sons, e hoje em dia, os timbres são infinitos!
Abriu os olhos? Te enganaram a vida inteira, mas ainda dá tempo de mudar, corre atrás.

Guguminator
Veterano
# jun/09
· votar


Abriu os olhos? Te enganaram a vida inteira, mas ainda dá tempo de mudar, corre atrás.

Nunca me enganaram não cara, mas Cage te enganou legal, isso sim.
Cage não quebrou nada, se quebrou, cite algo pra gente discutir.

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


Guguminator
Hehehehe
Não foi Cage, ele nem é o meu preferido dentro do estilo.
Mas você deveria saber reconhecer a importância da obra de um compositor que você claramente não sabe nada sobre e não conhece.
Sugiro que você vá estudar alguma coisa pra entender melhor a obra de cada um desses compositores.
Cage é um dos maiores compositores da história, sua opinião (ou falta dela) não vai mudar esse fato.
Agora, já que você é tão interessado em discutir sobre isso, por que não vai aprender alguma coisa sobre os estilos citados antes?

Guguminator
Veterano
# jun/09
· votar


Dispenso sua agressividade.

Repito a proposição:Cage não quebrou nada, se quebrou, cite algo pra gente discutir.

Minow
Veterano
# jun/09 · Editado por: Minow
· votar


Guguminator
Aonde você viu agressividade?
Eu só concluí, pelas suas opiniões completamente errôneas, que você não conhece nada da obra do Cage, e provavelmente de nenhum outro compositor contemporâneo.
Estou errado?

Cage não quebrou nada, se quebrou, cite algo pra gente discutir.

Por que você não começa explicando isso então, apresentando seus argumentos?

Guguminator
Veterano
# jun/09 · Editado por: Guguminator
· votar


Conheço e gosto de vários compositores contemporâneos.
A única coisa que ouvi de Cage que eu gosto e reconheço inovação são aquelas músicas pra piano preparado.
Uma música que ouvi faz pouco tempo e gostei muito foi Jesus Blood Never Failed Me Yet do Gavin Bryars, que um tema é repetido várias vezes, mudando-se nuances, achei muito mais inovador e interessante do que algo meramente provocador, como 4:33

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


Guguminator
Então você provavelmente vai gostar do Steve Reich, que é rei no minimalismo e phasing. Ele é um dos meus preferidos.

Você sabe a época em que o Cage fez esse tipo de coisa? Já leu sobre o pós guerra, pop art, vanguardismo?
Talvez não signifique nada pra você e você ache tudo idiota porque você nasceu na década de 90, mas tente interpretar de acordo com a época e o que estava acontecendo no mundo. O Cage não é apenas músico, é poeta, filósofo, ele era um cara muito inteligente e a frente de seu tempo. Ainda vai levar gerações até a obra dele ser compreendida por "todos", mas com certeza ele já consta nos livros como um dos grandes, e tá lá no Olimpo jogando xadrez com o Debussy e falando do amor com o Schopenhauer.

Guguminator
Veterano
# jun/09
· votar


Conheço pouco Steve Reich, mas gostei do que ouvi.

Você sabe a época em que o Cage fez esse tipo de coisa? Já leu sobre o pós guerra, pop art, vanguardismo?
Talvez não signifique nada pra você e você ache tudo idiota porque você nasceu na década de 90, mas tente interpretar de acordo com a época e o que estava acontecendo no mundo.


Sei, tenho a sorte do meu pai ter vivido essa época e me passar suas experiências e conhecimentos. Compreendo o choque que causou. Só não aceito as obras com intenção de provocar, obras que se sustentam como música pelo relativismo, como é o caso de 4:33.

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


Guguminator
Eu não acho que o intuito seja unicamente provocar. É claro que em parte é sim, é uma quebra, um choque.
Mas acho que a principal intenção seja apresentar um novo ponto de vista, ainda mais diante da rigidez e tensão da época.

Sobre as obras com intenção de provocar, eu acho algumas totalmente válidas, como o caso do Marcel Duchamps (o cara do mictório). E outros, pintar bigode na mona lisa, etc, acho ironias muito bem colocadas levando em consideração as épocas, como o pós-guerra e o caos que foi o mundo inteiro em 68, por exemplo.
Já não concordo com alguns do Noise, por exemplo, nos quais eu não vejo propósito senão o de machucar mesmo. Expôr tabus eu consigo entender, mas uma violência explícita que são alguns estilos eu acho desnecessária.
Mas voltando ao Cage, não vejo problema em ter senso de humor na música. É politizada e inteligente, por que não com senso de humor? É simples, representa A quebra de padrão e não ofende ninguém.

Ken Himura
Veterano
# jun/09
· votar


E mais uma vez aparece uma discussão antiga. =P
Deixem isso pra lá, rapazes.

Vamos nos distrair:


Minow
Veterano
# jun/09
· votar


Ken Himura
Ligeti é FODA. A Lux Aeterna é coisa de gênio.

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


Gosto muito do Schaeffer.



E outra do Cage:



Ken Himura
Veterano
# jun/09
· votar


HAHAHAHAHHAHAHAAH

CheshireCat
Veterano
# jun/09
· votar


Minow
E outra do Cage:
Essa eu aprovo. o/

Guguminator
Veterano
# jun/09
· votar


Não tenho nada contra quebrar padrão, mas 4:33 simplesmente não dá.

Scrutinizer
Veterano
# jun/09
· votar


Não tenho nada contra quebrar padrão, mas 4:33 simplesmente não dá.
Quebre padrões, desde que não sejam os meus.

Dogs2
Veterano
# jun/09 · Editado por: Dogs2
· votar


esse "Poema Sinfônico" pra metrônomos do Ligeti é irritante, mas ele fez cada obra linda pra piano, sem contar o Requiem, Atmosferas... adoro demais o Ligeti, quem só conhece a primeira fase da obra dele diz que é um Bartók mais recente, até pela nacionalidade (dizem até que Musica Ricercata é análoga ao Microcosmos)

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


Dogs2
quem só conhece a primeira fase da obra dele diz que é um Bartók mais recente

Não deixa de ser... ele e o Kurtag.

Dogs2
Veterano
# jun/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Minow
acho as comparações muito grosseiras, elas abreviam o sentido da obra

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


Dogs2
Mas os dois se inspiraram totalmente no Bartók.

Dogs2
Veterano
# jun/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Minow
Isso é inquestionável, tô longe de discutir isso, e sim que botar duas obras de dois compositores diferentes desse jeito é um sacrilégio com a Musica Ricercata do Ligeti que tem sua proposta própria, suas idéias próprias... por isso que disse que acho as comparações muito grosseiras, elas abreviam o sentido da obra

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Transcrição da 4'33'' pra orquestra.