Carmina Burana completa: qual orquestra tem ela no repertório?

    Autor Mensagem
    Henrique Leal
    Veterano
    # abr/09


    Queria saber principalmente se a OSESP apresenta ela..

    Achei um vídeo da obra completa [que só conhecia o cliche "O Fortuna" e a segunda parte "Fortuna plango vulnera"], mas depois que vi um vídeo completo fiquei na seca de assistir uma apresentação ao vivo....

    Senão... qual ou quais orquestras brasileiras vocês conhecem/ sabem que a apresenta regularmente...

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Eu acho que nenhuma, no mundo inteiro. É uma peça muito batida, geralmente só se apresentam alguns excertos.

    Mas, vez ou outra, alguém pode apresentar inteira. Acho que qualquer orquestra profissional tem nível pra tocá-la.

    Henrique Leal
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    quanto a nível, isso é indiscutível.. as linhas parecem ser bem "fáceis"...

    Agora quanto a ser "batida".. acho que é mais os trechos conhecidos.. acho que ela inteira não foram muitas que apresentaram não...

    Agora que ninguém no mundo inteiro não apresenta, discordo... achei um link para umas ou orquestras européias que a apresentariam... uma delas ainda antecediam algumas obras de Bethoveen...

    Mas eu queria aqui no Brasil...

    Ultrapassado ou não é uma ótima obra... [apesar da "gambiarra" do Carl de usar essas letras "medievais"]...

    makumbator
    Moderador
    # abr/09 · Editado por: makumbator
    · votar


    Henrique Leal

    Na Europa e EUA essa peça na íntegra já é bem batida mesmo...claro que o primeiro movimento "Fortuna Imperatrix Mundi" é ainda mais manjado(apesar de toda a peça ser realmente maravilhosa e muito bem escrita).

    Claro que a peça é tocada na íntegra de vez em quando, mas até pelos recursos necessários não é sempre que se toca(solistas vocais, coro, e grande orquestra, inclusive com um extenso naipe de percussão). Muitas vezes se prefere usar os mesmos recursos para outras peças menos batidas.

    Agora que ninguém no mundo inteiro não apresenta, discordo... achei um link para umas ou orquestras européias que a apresentariam... uma delas ainda antecediam algumas obras de Bethoveen...

    Claro, existem "trocentas" gravações(áudio e vídeo) dessa peça com as mais variadas orquestras.

    Ultrapassado ou não é uma ótima obra... [apesar da "gambiarra" do Carl de usar essas letras "medievais"]...

    Mas não é uma gambiarra. O texto é de algumas coleções de poemas e canções profanas(a maioria eróticas ou sobre trivialidades) escritas por monges medievais. Carl Orff decidiu musicar vários deles justamente pela aparente contradição entre assunto(erotismo) e a fonte(religiosos da idade média). Há versos em latim medieval, alemão arcaico(da alta idade média) e também frâncico.

    Gosto da gravação de Seiji Ozawa com a orquestra Filarmônica de Berlim(disco de 1989)

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Gosto da gravação de Seiji Ozawa com a orquestra Filarmônica de Berlim(disco de 1989) (2)

    Khronos
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Henrique Leal
    A municipal apresentou recentemente essa.
    Q eu saiba,só.

    Casper
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Carmina burana é uma parte do Trionfi (Trittico teatrale).

    As partes que compõe a trilogia são:
    Carmina Burana, Catulli Carmina e Trionfo di Afrodite.

    Somente a primeira parte é amplamente conhecida,
    as outras são mais obscuras. Somando tudo, é
    uma peça com quase 3 horas de duração. Nunca ouvi
    falar de uma interpretação completa ao vivo da trilogia,
    mas pode ser que exista.

    Henrique Leal
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    makumbator
    Mas não é uma gambiarra. O texto é de algumas coleções de poemas e canções profanas(a maioria eróticas ou sobre trivialidades) escritas por monges medievais. Carl Orff decidiu musicar vários deles justamente pela aparente contradição entre assunto(erotismo) e a fonte(religiosos da idade média). Há versos em latim medieval, alemão arcaico(da alta idade média) e também frâncico.


    issso pra mim é o mesmo que gambiarra! heeheh...

    to brincando... entendi...


    Claro, existem "trocentas" gravações(áudio e vídeo) dessa peça com as mais variadas orquestras.

    acho que não entendeu...quis dizer que a apresentariam ao vivo... digamos por exemplo este mês, ou trimestre...

    Casper
    Interessante... disso eu não sabia.. vou procurar algo sobre as outras partes...

    Dogs2
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Dogs2
    · votar


    makumbator
    Gosto da gravação de Seiji Ozawa com a orquestra Filarmônica de Berlim(disco de 1989)


    a regência do Seiji que eu vi foi aquela que passava na Tv Senado, e eu detestei. O Seiji é um indiscutível grande regente, mas achei O Fortuna (e as outras partes mais tensas e/ou agitadas) muito carnavalesco. Gostei demais de Primo Vére, mesmo assim já ouvi versões melhores baixando pelo eMule.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Vai ter completa com o coro juvenil da UFRJ + corpo de dança da UFRJ + grupo de percussão da UFRJ + 2 pianistas (ao invés de orquestra).

    Dia 20 e 21 de Junho.

    Na escola de música de UFRJ =]

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Carmina Burana completa também com a Orquestra e Coro do Theatro Municipal do RJ, no Teatro João Caetano, dia 10 de junho às 19:30. R$20,00 a inteira.

    Henrique Leal
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    putz... RJ?.. se fosse um pouco mais pro final do ano dava até pra me programar para ir daqui de MG... mas tá muito perto!

    por acaso não vai ser ao menos televisionado pela TVE? Andei lendo algo.. e parece que foi, ou passara uma reprise, não sei.. no final do ano passado.

    Guguminator
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Vai ter completa com o coro juvenil da UFRJ + corpo de dança da UFRJ + grupo de percussão da UFRJ + 2 pianistas (ao invés de orquestra).

    De novo? teve isso ano passado na Cecília Meireles, nem gostei muito, a orquestra faz muita falta, muita mesmo.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Guguminator
    a orquestra faz muita falta, muita mesmo.

    Sei não...
    Eu ouvi um ensaio dos pianos com a percussão e tava bem interessante.

    Dogs2
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    essas palavras "batida", "manjada" são meio pesadas...
    e pior que eu ouço ela de grandes músicos quando se referem à Carmina Burana

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Dogs2
    essas palavras "batida", "manjada" são meio pesadas...

    Também acho. E quase sempre eu detesto quando usam elas pra se referir a alguma música.

    Guguminator
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Guguminator
    · votar


    Sei não...
    Eu ouvi um ensaio dos pianos com a percussão e tava bem interessante.


    Aí depende do tamanho da percussão, pois a gama de instrumentos de percussão em Carmina é colossal.
    Se forem todos os instrumentos de percussão pode até ficar bem interessante, mas impactante como com a orquestra nem tem como ficar, a gama de timbres é muito grande.
    Pra mim toda obra quando reduzida pra piano perde um pouco da graça.

    essas palavras "batida", "manjada" são meio pesadas...
    Também acho, dá a impressão de que a pessoa que falou isso não pretende ouvir de novo a obra.

    The Root Of All Evil
    Vi por aqui que você estuda na UFRJo(vou começar a estudar lá nesse 2º semestre, direito), qual seu curso?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Carmina Burana completa: qual orquestra tem ela no repertório?