Pausas na partitura (violão)

    Autor Mensagem
    Strondell
    Veterano
    # fev/09


    Eu tava vendo umas música pra tirar na partitura e resolvi dar uma olhada no Minueto, do bach. Eu vi q tem mtas pausas, mas qndo há uma pausa em certo lugar (no caso dessa música a maioria das pausas eh nos baixos), eu devo colocar o dedão sobre a corda pra parar com o som, ou devo tirar o dedo da corda caso esta esteja sendo pressionada, ou o q?

    Abraçãooo!

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Tem que fazer o som cessar. Acredito que só tirar o dedo da corda já é suficiente.

    TG Aoshi
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Se for corda solta, abafe, de preferência, com a mão esquerda (se for destro). Se estiver pressionando a corda, não tire os dedos da corda, é só parar de pressionar, o resultado é bem melhor!

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Olá Strondell,

    Você pode fazer as duas coisas. Se você abafar com a mão direita, o abafamento soa mais incisivo. Algumas composições, como o Prelúdio BWV 1006a, também de Bach, pedem esse abafamento incisivo pro ritmo ficar mais claro.

    Se você abafa tirando o dedo da mão esquerda - importante: pare de pressionar só o dedo que tocar a nota a ser abafada, os demais têm de continuar o seu trabalho normalmente -, soa mais suave, como num violino, em que o arco sai da corda e fica um "rabicho" de som.

    Dá pra abafar com a própria mão esquerda, como o colega indicou, mas acho que deve ser o último recurso, pois a chance de aparecer algum som indesejável (como um harmônico ou ruídos) é muito grande.

    TG Aoshi
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Strondell
    Diga-se de passagem, pode ter certeza que o Alvaro Henrique manja bastante do assunto! =)

    Strondell
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Fmz, brigadãoo pessoal!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pausas na partitura (violão)