Microafinador para violino

    Autor Mensagem
    Martte
    Veterano
    # jan/09


    Bom dia, pessoal!!!

    Gostaria de uma indicação de um bom microafinador para violino, pois não tenho dado sorte com os que tenho adquirido. Eles têm perdido a rosca facilmente.
    Então, preciso de um excelente - até na relação custoxbenefício.
    Abraço

    hpept
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Martte
    Os seus micros são fixos ou aplicados? Eu tenho fixos e também a rosca se danificou por causa da grande pressão exercitada pelas cordas. Posso dar uma sugestão para amenizar o problema: na hora de apertar o parafuso, tente empurrar ele por dentro da porca e só depois comece a rotação. Isto alivia o atrito entre as superfícies da rosca e reduz a danificação das mesmas.

    Martte
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    hpept
    Obrigada por tentar ajudar.
    Meus microafinadores são aplicados.
    Agora, eles, os parafusos, já estão dentro da porca. será que fixos e aplicados são diferentes?
    Abraço

    Khronos
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Martte
    Tenta os afinadores Wittner, como esse aqui
    http://violinostavares.com.br/loja/product_info.php?cPath=37_38&produc ts_id=207&osCsid=7bfea7d49e4250e51e5cbe5e61aa3f35
    Sóótimos e muito precisos.

    Khronos
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    *são ótimos

    hpept
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Martte
    fixos ou aplicados funcionam do mesmo jeito. O parafuso tem uma pontaria que move uma alavanca que por sua vez muda a tensão das cordas. Se o seu parafuso já perdeu completamente a rosca, so resta substituir. Acho que os Wittner indicados peloKhronos podem ser uma boa opção. Substituir não deve ser dificil, mas se você não está muito afim de pôr as mão na massa (eu gosto, e no mesmo dia em que comprei o violino posicionei o cavalete, que veio em separado, troquei o encordoamento e fiz a afinação sozinho sem nunca ter visto um violino de perto antes...eheheh) leve para uma loja ou um luthier.
    Abraço

    Martte
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Khronos
    Já tinha ouvido sobre os afinadores Wittner. Se forem bons mesmo, vou adotá-los.
    Agradeço a dica.
    Abraço

    Martte
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    hpept
    Vc é um gênio perdido em alguma lâmpada por aí... rs... de cara fazer tudo sozinho e ainda por cima afinar... plac plac plac.
    Eu levo num luthier mesmo.

    Bem, agradeço as dicas e, se alguém tiver outra boa indicação de microafinadores, só pra comparar com o Wittner, agradeço.
    Abraço

    hpept
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: hpept
    · votar


    Ontem comprei um estandarte novo com um set de 4 micros e um rabicho para substituir aquilo vagabundo que veio padrão com o violino.
    Um dos micros deu trabalho para instalar porque a rosca dele emperrava toda vez que ia recolocar o pino no lugar e então tive que escovar o buraco com uma micro escova para dentes impregnada de WD40 para retirar o que talvez era uma pequena rebarba. Instalei o rabicho no estandarte e coloquei tudo no lugar.
    Ficou muito bom, bem melhor do que antes e a afinação agora é um prazer e não uma tortura como antes. Fiquei muito satisfeito. Estandarte de ébano+ 4 micros+ rabicho=55 R$ (tudo marca Palatino)

    O que não entendo muito é o pessoal ter muito receio em mexer no violino: na loja perguntei se eles poderiam fazer a instalação para mim, e eles falaram que só professor de violino que pode mexer.
    Eu acho tudo isso bobagem. Com um pouco de cuidado, eu acho até prazeroso mexer no próprio instrumento, pois ajuda em conhece-lo melhor. Eu já mudei encordoamento, instalei o cavalete, troquei estandarte rabicho e micros sozinho e não achei nada de complicado (e não quebrei nada). Se não fosse por causa daquele micro defeituoso, teria feito a troca em cinco minuto, pois era só afrouxar as cordas, libera-las, tirar o estandarte e colocar o novo no mesmo lugar e tencionar as cordas de novo.
    E pensar que tem pessoas que nem afinam o instrumento e deixam para o professor fazer... será que sou gênio mesmo? rsrsrsrsrsr (brincadeira)

    Dórico
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Dórico
    · votar


    Huahuha, boa kra. Mas é isso mesmo, a coisa mais idiota do mundo. Acham q o instrumento é sagrado, ou q precisa ser algum gênio da música para botá-lo para funcionar. Para mim é falta de interesse da maioria. Abraços!!

    Martte
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Martte
    · votar


    hpept

    Vc é gênio da iniciativa e coragem, pode ter certeza, pois ...
    "no mesmo dia em que comprei o violino posicionei o cavalete, que veio em separado, troquei o encordoamento e fiz a afinação sozinho sem nunca ter visto um violino de perto antes..."...
    Vc sabe observar e tb rebaixar o cavalete se ele estiver muito alto? Sabe verificar se a alma está na posição adequada tb?
    Vc vai longe, garoto!!!!

    Ah!!! Coloquei os microafinadores wittner - muito bons mesmo. Dá uma afinação precisa, sem estress.
    Abraço

    Khronos
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    hpept
    É que o violino é um instrumento sensivel.Qualquer mudança no cavalete, muda a relação dele com a alma,e com isso,o som junto. Mas eu também sempre troco meu encordoamento,coloco ou tiro micro,tomando cuidado pra não tirar o cavalete do lugar.

    Dórico
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Dórico
    · votar


    O ideal seria ir alterando e vendo qual posição será melhor para ti. Se vc já tem uma certa prática, consegue distinguir direito os timbres, só ir testando.

    Vou até aproveitar o assunto para perguntar umas coisas:

    1. Estou com uma viola aqui e não sei qual seria uma boa altura para as cordas. Para medir isto seria a altura entre as cordas e o finalzinho do espelho (perto do cavalete), não seria isto? E qual seria uma boa medida?

    2. Qual seriam os cavaletes com qualidade razoável (nada muito caro), só para eu tirar este q veio de fábrica? O q traria de melhor ao timbre (menos agudos? menos estalado?)? Será q realmente compensa?

    3. Há diferença entre o cavalete do violino e o da viola? Nunca cheguei a comparar os 2, mas sei q são muito parecidos...

    Agradeço desde já por qualquer resposta. Abraços!

    hpept
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: hpept
    · votar


    Martte

    Vc é gênio da iniciativa e coragem, pode ter certeza, pois ...
    pode chamar ela de inconsciência mesmo... eheheh
    Sobre o cavalete, eu sei observar, e realmente acho que o meu está um pouco alto. Não tentei rebaixar ainda, mas era uma das coisa que me propus de fazer, não vendo nada de impossivel nisso desde de que se saiba como proceder. Tenho uma certa experiencia em trabalhos artesanais com madeiras, portanto o segredo é saber como ela se comporta.
    Eu não pretendo me substituir a um luthier para ajustes de fino, para consertar instrumentos estragados ou gastos, onde realmente precisa a mão de um profissional, só achoe que se todos os instrumentistas tivessem o meu espirito de iniciativa talvez os luthiers teriam menos trabalho... você por acaso é luthier? ehehehehe


    Khronos
    É que o violino é um instrumento sensivel.
    Tem razão... um instrumento com alma como não pode ser sensível...ehehehehe
    Eu tive que remover o cavalete obrigatoriamente pois com a substituição do estandarte não tem como segurar ele com todas as cordas soltas, ao não ser manter ele na posição com fita adesiva. Reparei que dá pra ver onde o cavalete estava pois a grande pressão exercitada pelas corda faz com que ele marque um pouco a tampa superior do instrumento, assim é fácil recolocar ele na posição antiga.
    O único cuidado que tomei foi de não sacudir o corpo do violino durante a troca para não deixar a alma se deslocar e cair (ai sim, precisa de luthier mesmo para recoloca-la de pé)

    Dórico
    infelizmente não sei ajudar. Mas posso pensar que um cavalete de viola seja um pouco maior do que o violino. Vi uma viola exposta numa loja e o cavalete dela me puxou a atenção: tinha uma espécie de inserto semicircular de madeira mais escura do que a madeira de bordo em correspondência da corda do mi. Achei curioso.

    Khronos
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    hpept
    Velhos trocadilhos =P
    Mas então, tomando os devidos cuidados pode-se fazer os ajustes mesmo. Nesse caso realmente nem tem o que fazer a não ser tirar o cavalete junto =P Só ir com calma que se consegue tudo. ^^
    Quanto ao ajuste do cavalete, procure ver com um luthier, sobre a curvatura e etc. Pode ser que eles tenham algum diagrama para te mostrar,isso te ajudaria bastante. Só não sai cortando pedaço do cavalete que ai o som fica todo torto haha

    hpept
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: hpept
    · votar


    Velhos trocadilhos =P
    É interessante como dependendo da língua tudo muda. A "alma" do violino em inglês se chama "sound-post", ou seja "palito de som"... como certeza muito menos poético mas que descreve bem o que na realidade este elemento é... um palito que transmite som!
    Achei esta pagina que explica direitinho como fazer a regulagem da altura do cavalete caso ele não esteja na posição e altura corretas.
    O pior que puder fazer é estraga-lo, mas ai compra outro por 10 conto e o som não fica torto... talvez um pouco " alto"... eheheheh

    http://www.fiddlerwoman.com/id99.htm

    Dórico
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    hehe, boa. Até q não é tão mal passar uns apertos de vez em quando... errando é q se aprende bem. Pondo a mão na massa!!

    Khronos
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    hpept
    Tinha um luthier.. acho que o Ivan labusiere, ou algo assim, que mostrava um diagrama, com as medidas e tal. Vou ver se acho e te mando depois.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microafinador para violino