Notas no braço do CELLO

    Autor Mensagem
    Martte
    Veterano
    # jan/09


    Bom dia!
    Alguém poderia me passar um site que tenha o braço do cello com todas as notas?
    Agradeço as dicas.
    Abraço

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Putz, eu nunca vi um esquema desses pra cello não, até por causa do capotrasto.

    Martte
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ken Himura
    Olha, acho que ter as notas no braço não tem nada a ver com o capotraste, até porque, pra vc usá-lo, precisa saber as notas todas.
    No violino, por exemplo, que usamos a clave de sol, eu desenhei o braço e coloquei todas as notas lá. No cello, que é em clave de fá, eu não sei as posições, por isso gostaria de ter um desenho do braço com as notas.
    É isso.
    Se algum puder me ajudar.
    Abraço.

    hpept
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: hpept
    · votar


    Martte

    veja se isto pode ajudar

    http://www.celloonline.com/fingeringtape.htm

    http://www.celloonline.com/cellofingeringchart.htm

    Martte
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Olá hpept!

    Agradeço sua vontade de ajudar. Passeei pelo site que vc indicou. Muito bom, mas ainda não tem o que procuro. De qq forma, vou usufruir bastante dele.
    Continuo aguardando alguma dica...se mais alguém puder ajudar.
    Abraço

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Mas é perigoso aprender assim. Você tem que saber a nota que cada dedo toca, sem ter que "olhar" pra ela e corrigir com o ouvido.

    O importante é sacar a lógica da coisa: como cada grau é associado a um dedo. Depois só fazer as "contas" em cada posição e partir das cordas soltas pra achar os dedos.

    Martte
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ken Himura

    Pra saber a nota que cada dedo toca eu preciso saber onde que o dedo toca, que som ele produz e a cada som identificar a nota.
    Eu não preciso ficar no "ensaio e erro" pra descobrir cada nota. Após saber as posições, automaticamente, o dedo cairá nela para o som, a nota que quero
    Qto ao "perigoso" - eu não estou aprendendo apenas assim. Essa pesquisa das notas no braço é apenas uma curiosidade.
    Tenho um professor de cello. Estou nos primeiros passos ainda. É a ansiedade e a curiosidade e a vontade que me fazem ir mais além.
    De qq forma, agradeço a preocupação. É pertinente.
    Vícios de auto-aprendizagem são "relativamente" perigosos sim. Por isso acho muito importante um professor.
    MAS... rs.... continuo

    Martte
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    querendo um braço do cello com as posições.
    Abraço!!!!!!

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pra saber a nota que cada dedo toca eu preciso saber onde que o dedo toca, que som ele produz e a cada som identificar a nota.
    E se a corda desafinar no meio de um concerto?

    makumbator
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Ken Himura

    Lembrei daquela piada célebre de viola, em que um violinista sacaneia o violista desafinando uma das cordas da viola, e o coitado do violista vai reclamar com o maestro dizendo que desafinaram uma de suas cordas, e não querem dizer qual é! Heheheh

    Martte

    Pode-se até colocar marcas nas primeiras posições do instrumento, para os iniciantes. Mas isso deve ser apenas no começo mesmo, pois vira uma muleta.
    A afinação em instrumento não temperado não se aprende por tentativa e erro, e sim através da percepção do intervalo(estudando cordas solta seguida de corda presa) e do desenvolvimento da memória muscular das posições corretas. Em suma, o ouvido ajuda a consertar uma nota desafinada(para que se saiba se está alto ou baixo, e o quanto), e a memória muscular serve para fixar no cérebro a posição exata de cada nota afinada em relação aos dedos.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    makumbator
    hehe! Ta aí uma coisa que sempre tive curiosidade, sobre o aprendizado em um instrumento não temperado!

    \o/

    makumbator
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    TG Aoshi

    heheh, e os cantores, que nem "marquinhas" podem colocar!!! Hhahash!

    Martte
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ken Himura
    makumbator

    Não é preciso viajar tanto, hehehe.
    Eu não quero "marquinhas", eu só quero saber onde são as posições corretas para, posteriormente, reconhecer os sons e as respectivas posições dos dedos. Na verdade, eu quero um desenho do braço com as cordas e as escalas musicais de cada corda com a indicação dos dedos relativos á essas notas.
    Depois de tudo isso, não haverá "memória muscular" e auditiva que me segurem. rs
    Abraço!!!

    makumbator
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Martte

    Bem, acho difícil vc achar isso pronto. Mas pode-se fazer por conta própria. Basta saber as notas de partida de cada corda na oitava correta. É exatamente isso que tem no link que passaram antes:

    http://www.celloonline.com/cellofingeringchart.htm

    Aqui temos cada corda solta, seguida das demais notas, com dedilhado e divisão de posição. Pegue isso e continue fazendo até a oitava de cada corda pelo menos(no link fizeram apenas uma pequena parte de cada corda). Não é a isso que se referia?

    Nem precisa do desenho do braço, pois está explícita a identificação de cada corda. Agora basta usar o ouvido e treinar a memória muscular para fixar os pontos exatos da afinação precisa dessas notas no seu cello em particular.

    Martte
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    makumbator

    To fazendo o que vc sugere, mas como já havia dito.... adoraria aquele bracinho nem tanto delgado todo cheio de notinhas entusiasmadas. rs
    Abraço!!!

    o violista
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Um profesor de cello que tive, falou para mim:"imagine que a columna de ar, e o arco, e os dedos, as cordas vocales". Diría que toque asim como canta, ou seja que vocé não faiz marcas na sua garganta, simplesmente va com a voz onde sua mente quer, asim com o cello ou violino, etc. Poso le asegurar que a meio praço vai se sentir melhor e mais livre que ficar olhando para marcas.

    KamyCello
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    como alguns já disseram.. o ideal é você treinar o ouvido e saber as notas pelo som e não pelo local do braço...

    o violista
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    A verdade e que ningeum e máquina, todos erramos o tempo todo a dfiderença........,,,,,(como me falou um diretos de orq.sinf. e grande violinista, Mari Benzecry) e a VELOCIDADE EM CORREGIR O DEDO SOBRE O BRAÇO,,,,,,o que destaca um virtuoso de outro omún (entre outras coisas e claro

    Edecarli
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Encontrei este link, creio q seja o que procura...

    http://www.kuzara.com/sitebuildercontent/sitebuilderfiles/VioloncelloR eferenceChart.pdf

    Estava no blog abaixo... alias, esse blog é muito bom... se quiserem dar uma espiada, tem muita interessante e útil (mas nem tudo)

    http://vinhoecigarros.blogspot.com/

    Abraços,

    Eric

    pbotsaris
    Veterano
    # out/09
    · votar


    eu também não estudo com marcações.....

    martte, eu acho que você vai ter que fazer você mesma pelo visto!

    dai depois você pode botar na internet pra outras pessoas que também então procurando!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Notas no braço do CELLO