Jorge Antunes premiado pela Funarte

    Autor Mensagem
    Alvaro Henrique
    Veterano
    # nov/08


    O Maestro Jorge Antunes, professor titular da Universidade de Brasília e Membro da Academia Brasileira de Música, é um dos artistas premiados com a Bolsa Estímulo para Criação Artística da Funarte. A lista de contemplados foi divulgada no dia 19 de novembro e inclui artistas de todas as regiões do país. O valor do prêmio é de R$ 30.000,00 e o beneficiado recebe a encomenda para criação de nova obra. A composição de um Poema Sinfônico é o trabalho a que Jorge Antunes se dedicará durante seis meses.

    A obra, para orquestra, homenageará Mestre Vitalino, cujo centenário de nascimento será celebrado em 2009. O maestro brasiliense informa que a nova obra, com um único movimento, deverá ter duração aproximada de 13 minutos e levará o título de "O Massapê Vivo". Será um Poema Sinfônico inspirado na saga e nos métodos de trabalho artesanal de Mestre Vitalino. Antunes esclarece: "A matéria sonora da orquestra será tratada inicialmente de modo denso e disforme, descrevendo o contexto do massapê, a argila bruta que Vitalino colhia para seu trabalho. A transformação gradual do som, rumo a elementos da cultura popular nordestina, surgirá gradualmente tal como Mestre Vitalino transformava a massa argilosa bruta."

    Jorge Antunes, um dos mais importantes nomes da música erudita brasileira, foi o precursor da música eletrônica no nosso país em 1961. Seu catálogo tem mais de 200 obras, em todos os gêneros. Em 2006 o Theatro Municipal de São Paulo encenou sua ópera Olga com estrondoso sucesso. É considerado pela crítica internacional como o líder da vanguarda musical no Brasil. Sua nova fase estética tem se debruçado sobre o folclore brasileiro, realizando uma fusão da vanguarda e da eletrônica com o folclore. Antunes, com seu novo poema sinfônico, estará relembrando a brasilidade e a pujança da obra de Vitalino Pereira dos Santos, Mestre Vitalino, que consagrou-se com sua arte de fazer bonecos em Caruaru, onde nasceu em 1909, perto do rio Ipojuca. O poema sinfônico "O Massapê Vivo" de Antunes deverá ser apresentado em estréia mundial em novembro de 2009, na XVIII Bienal de Música Contemporânea Brasileira.

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    maneiro, infelizmente no rj ninguem foi aprovado!!

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    A lista com todos os premiados:


    Norte:
    Heitor Martins de Oliveira (TO)
    Otávio Salomão Habib Dantas (PA)

    Nordeste:
    José Orlando Alves (PB)
    Eli-Eri Moura (PB)

    Centro-Oeste:
    Roberto Victório (MT)
    Jorge Antunes (DF)

    Sudeste:
    Marcus Siqueira (SP)
    Sérgio Kafejian (SP)

    Sul:
    Felipe Kirst Adami (RS)
    Dimitri Cervo (RS)

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    maneiro, vamos ver o que esse povo vai apresentar pra gente!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jorge Antunes premiado pela Funarte