Conselhos de Schumann!

    Autor Mensagem
    _music_4_ever_
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: _music_4_ever_


    CONSELHOS DE SCHUMANN
    ----PARA CASA E PARA A SOCIEDADE----


    1. A Cultura do ouvido é da maior importância. Trabalhai desde tenra idade para distinguir cada tom e clave. Procurai a nota exacta tocada pela campaínha, o vidro, o cuco.


    2. Praticai com frequência a escala e outros exercícios de dedos, mas não basta isto. Muitas pessoas julgam obter grandes resultados por esta via, e até à idade madura gastam muitas horas do dia neste trabalho mecânico. É exactamente a mesma coisa que experimentar todos os dias a pronúncia do alfabeto com crescente volubilidade! Pode empregar-se o tempo com mais utilidade.


    3. Há os chamados teclados mudos. Experimentai-os por algum tempo e vereis que são inúteis. Os mudos não nos podem ensinar a falar.


    4. Tocai rigorosamente e a compasso. A execução de muitos virtuosi assemelha-se ao andar de um ébrio. Não tomeis tais pessoas por modelo.


    5. Aprendei cedo os princípios fundamentais da Harmonia.


    6. Não vos intimideis com as palavras Teoria, Contraponto, etc. : ir-vos-ão ao encontro como amigas, se as procurardes também amigavelmente.

    7. Nunca façais ruído! Tocai entretanto com energia, e não toqueis só metade de uma peça.

    8. Tocar muito devagar ou muito depressa são igualmente grandes defeitos.


    9. Trabalhai por tocar peças fáceis, bem e lindamente, pois é melhor que tocar mal peças difíceis.


    10. Tende o cuidado de conservar o vosso instrumento bem afinado.


    11. Não basta ser capaz de tocar as vossas peças sobre um instrumento, mas deveis ser capazes de entoá-las sem o piano. Fortificai a vossa imaginação, para que não só guardeis a melodia da composição, mas igualmente a harmonia que lhe pertence.


    12. Diligenciai, mesmo com uma voz pobre, cantar à primeira vista, sem auxílio de instrumento. Por este meio, o vosso ouvido ir-se-á aperfeiçoando constantemente; mas, no caso que sejais dotado de uma boa voz, não hesiteis um só momento em a cultivar, considerando-a ao mesmo tempo, como a maior dádiva que o Céu vos concedeu!


    13. Deveis aprender até compreender uma peça de música no papel.


    14. Quando tocardes, não vos importeis com quem vos está ouvindo.


    15. Tocai sempre como se fosse na presença de um mestre.

    16. Se alguém vos der uma peça para tocar à primeira vista, lêde-a antes de a tocar.


    17. Depois de terdes acabado o vosso trabalho diário musical, se vos sentirdes cansado, não continueis. É melhor descansar do que trabalhar sem prazer nem vigor.


    18. Quando vos adiantardes em anos, não toqueis peças da moda. O tempo é precioso. Ainda que vivêssemos cem vidas, não conseguiríamos conhecer tudo quanto há de bom.


    19. Com pastéis, amêndoas e outras guloseimas, não conseguiremos fazer da criança um homem robusto. O alimento do espírito deve ser tão simples e nutritivo como o do corpo. Em grandes compositores achareis provisões para o primeiro; cingi-los às suas obras.


    20. Toda a música de bravura cedo cai da moda. A execução ligeira só tem valor quando usada para aperfeiçoar o cumprimento da música real.


    21. Nunca ajudeis a circular más composições; pelo contrário, ajudai a suprimi-las com insistência.

    22. Não toqueis baixas composições nem lhes deis ouvidos, senão quando obrigados.

    23. Não julgueis como melhor alvo a velocidade ou fazer variações sobre uma dada passagem do autor. Procurai imprimir a uma peça de música a interpretação que lhe deu o autor; todas as ulteriores inovações são caricatas.

    24. Considerai no enganoso hábito de alterar obras de bons compositores, omitir parte delas ou inserir novos ornamentos de efeito. Isto é o maior atropelo que se pode fazer à Arte.

    25. Na escolha de peças para o vosso estudo consultai sempre as pessoas mais experientes que vós; fazendo assim, poupareis muito tempo.

    26. É preciso familiarizar-vos gradualmente com os principais trabalhos dos mais célebres mestres.

    27. Não vos deixeis enlevar com os aplausos da multidão: o dos artistas é de maior valor.

    28. A moda passa rapidamente; por isso se a cultivardes na velhice, pareceis um fátuo que ninguém respeita.

    29. Tocar muito em sociedade é mais prejudicial do que útil. Acomodai-vos ao gosto e capacidade do vosso auditório, mas não toqueis nunca uma peça de que no interior da vossa alma vos envergonheis.

    30. Não percais a oportunidade de praticar música em companhia como, por exemplo, em Duetos, Tercetos, etc.; porque isto vos tornará o vosso estilo fluente e elevado. Acompanhai frequentemente cantores.

    31. Se todos quisessem tocar primeira rabeca, seria impossível organizar uma orquestra. Portanto, respeitai o músico no seu lugar.

    32. Amai o vosso instrumento próprio, mas nunca o considereis superior aos dos outros, nem como podendo existir só por si. Lembrai-vos de que há outros tão bons como o vosso. Lembrai-vos também que há cantores e que a mais alta manifestação da música se obtém pela combinação de coros e orquestra.

    33. Quando vos desenvolverdes, familiarizai-vos mais com partituras que com virtuosi.

    34. Tocai frequentemente fugas de bons mestres, principalmente as de J. Seb. Bach. Que os seus "Welltempered Harpsichord" seja o vosso pão de cada dia. Por este processo tornar-vos-eis um bom músico.

    35. Escolhei entre os vossos companheiros aqueles que souberem mais que vós.

    36. Descansai dos vossos trabalhos musicais lendo poesias. Dando passeios pelos campos e florestas!

    37. De cantores e cantoras podeis aprender muitos, mas não deveis dar-lhes crédito em tudo.

    38. Lembrai-vos que há no mundo muitas mais pessoas para além de vós. Sede modestos! Não inventastes nem pensastes coisa alguma que não tivesse sido inventada ou pensada antes de vós. E se tal tivesseis feito, deverieis considerá-lo como um dom do Céu para repartir com os outros.

    39. Curar-vos-eis bem depressa das vossas presunções, estudando a história da música e ouvindo tocar as obras primas que até hoje se têm produzido.

    40. Um dos livros mais valiosos que estudam este assunto é o "In Purity in Music" por Thibaut, professor alemão. Lêde-o muitas vezes, quando tiverdes atingido a idade mais madura.

    41. Se passardes por uma igreja e ouvirdes tocar órgão, entrai e escutai. Se vos for permitido, ensaiai os dedos e admirai este supremo poder da música.

    42. Não deixeis passar uma ocasião de tocar num órgão, porque não há outro instrumento que possa tão eficazmente corrigir defeiros ou imperfeições de estilo.

    43. Cantai frequentes vezes em coros, especialmente nas partes médias, porque isto ajuda a fazer-vos músicos.

    44. O que é ser músico? Não o sereis, se os vossos olhos se fixarem sobre as notas com ansiedade e tocardes a vossa música laboriosamente; não o sereis, se (supondo que alguém tivesse voltado duas páginas duma vez) tivesseis parado de repente sem poder continuar. Mas sê-lo-eis, se quase poderdes antever uma peça nova ou lembrar o que se segue numa antiga - numa palavra, se não tiverdes somente música nos dedos, mas também na cabeça e no coração.

    45. Mas como nos havemos de tornar músicos? Isto, meus jovens amigos, é um dom do Céu; e consiste principalmente num bom ouvido e numa rápida concepção. Estes dons podem ser cultivados e aperfeiçoados. Não vos tornareis músicos fechando-vos no quarto e entregando-vos simplesmente a estudos mecânicos; mas é necessário também um largo convívio com o mundo musical, especialmente com coros e orquestra.

    46. Desde tenra idade avaliai bem a extensão da voz humana nas suas quatro modificações. Para o conseguirdes, estudai especialmente nos coros, examinai em qual tom reside o seu mais alto poder e quais os que devem ser empregados para reproduzir as mais doces e ternas paixões.

    47. Escutai os cantos populares e nacionais; eles contêm em si magníficas melodias e fazem-nos entrever o carácter dos diferentes povos.

    48. Desde novo, deveis começar o estudo das velhas claves, aliás muitos tesouros dos tempos passados vos ficarão desconhecidos.

    49. Desde o começo, tomai sentido no som e carácter dos variados instrumentos; procurai imprimir no vosso ouvido o som de cada um deles.

    50. Procurai sempre ouvir boas Óperas.

    51. Apreciai devidamente o Antigo, sem deixar esfriar o interesse pelo Novo. Não tenhais nunca prejuízo contra nomes que vos sejam desconhecidos.

    52. Não julgueis uma peça pela primeira audição; aquilo que vos agrada à primeira vez nem sempre é o melhor. Os grandes mestres precisam de ser estudados. Muitas coisas só vos serão bem claras depois de haverdes atingido a idade mais madura.

    53. Na apreciação de uma peça, discriminai sempre entre trabalhos de verdadeira arte e os feitos simplesmente para divertir os amadores. Defendei os primeiros e não vos impacienteis com os segundos.

    54. A melodia é o grito de guerra dos amadores e certamente a música sem melodia, nada é. Contudo, compreende-se o que certas pessoas entendem por ela: uma simples sucessão rítmica de notas, isto é o suficiente para os satisfazer. Há, no entanto, outras de diferentes espécies e, quando abrirdes Bach, Mozart, Beethoven, ou qualquer outro grande mestre, encontrareis neles milhares de melodias diferentes. Espero que em breve vos fatigareis das melodias pobres e monótonas, especialmente das novas Óperas Italianas.

    55. Se, quando ao piano, experimentardes fazer pequenas melodias, é muito bom; porém, se elas sozinhas vos ocorrerem propriamente ao vosso espírito, sem o piano, tanto melhor será: porque o órgão interno da música está então em vós. Os dedos devem fazer o que a cabeça deseja e não o contrário.

    56. Se começardes a fazer composições, formai-as primeiro na vossa cabeça. Não experimenteis um bocado no vosso instrumento se não tiverdes terminado. Se a música se gerou no vosso coração e alma e vós a sentirdes - há-de operar na mesma nos outros.

    57. Se o Céu vos dotou com uma rica imaginação, encontrar-vos-eis várias vezes durante as horas solitárias diante do vosso piano, como que preso a ele; desejareis exprimir os sentimentos do vosso coração pela Harmonia e, quanto mais a esfera harmónica vos aparecer enevoada, mais misteriosamente vos sentireis como que arrebatado em círculos mágicos. Na juventude são estas as vossas horas mais felizes. Contudo, tomai cuidado em não vos abandonardes à influência de um talento que vos leva a desperdiçar tempo e forças com fantasmas, por assim dizer. A posse completa das fórmulas da composição e a clara expressão das vossas ideias podem unicamente ser atingidas pela escrita. Por isso, deveis escrever mais do que improvisar.

    58. Adquiri cedo a arte de reger a música. Observai os melhores regentes e segui-os com a vossa imaginação. Isto vos dará clara percepção e nitidez.

    59. Examinai a vida profundamente e estudai também com diligência outras artes e ciências.

    60. As leis da moral são as da arte.

    61. Pelo trabalho e perseverança vos elevareis cada vez mais.

    62. Dum pedaço de ferro que custa pouco, podem fazer-se mil molas de relógio, cujo valor se torna prodigioso. O que recebeste de Deus - usai-o cheio de fé.

    63. Sem entusiasmo nada se pode fazer de grande em arte.

    64. O objecto da arte não é produzir riqueza. Formai-vos um grande artista e todos os outros acessórios desejáveis tereis em quinhão.

    65. O Espírito não se vos tornará verdadeiramente lúcido antes de compreenderdes as formas da composição.

    66. Talvez só o génio compreenda o verdadeiro génio.

    67. Tem-se pensado que um perfeito músico deve ser capaz de ver com os olhos da sua imaginação qualquer peça de música de orquestra nova e mesmo complicada, como se estivesse escrita na sua presença. Este é o maior triunfo do talento musical que se pode imaginar.

    68. O estudo nunca tem fim.

    FIM...


    Fonte: www.essenciadamusica.blogspot.com

    edufaria
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    bravo!

    Gabriel Cervi
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Porra, muito bacana!
    O que eu mais curti foi aquela que diz que tocar muito para o público não faz bem, pois você vai se acostumar com o gosto deles, e não com o seu...e isso é BEM verdade! Tava até pensando nisso esses dias...

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    São dele mesmo? =p

    Mas, caramba! Só pelo primeiro conselho, vou ler tudo mais tarde! \o/

    Henrique Leal
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Muito bom, li todos, e alguns realmente me fizeram pensar no que venho fazendo com meus pequenos conhecimentos de música, e me fez ter interesse maior pelo estudo.

    Acho que vou até imprimir para ler de vez em quando. Muito bom.
    (sendo ou não realmente de Schumann)

    eutoco_frauta
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    37. De cantores e cantoras podeis aprender muitos, mas não deveis dar-lhes crédito em tudo.

    Pena que ninguém segui esse conselho...Agora olha só onde nós chegamos... ehueuhehuhehue

    _music_4_ever_
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    TG Aoshi

    São dele mesmo? =p


    Henrique Leal
    Acho que vou até imprimir para ler de vez em quando. Muito bom.
    (sendo ou não realmente de Schumann)



    eu li isso num texto que me emprestaram e penso que são mesmo dele.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    inda bem ke gostaram :) eu tb gostei bastante de ler isso...

    Pardal
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Li tudo. Maravilhoso. Muito boa postagem!!!

    Pardal
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Moderação, para satisfazer as necessidades da nação, levantar os espíritos musicais aqui relacionados, engrandecer e trazer denovo o ânimo dos que batalham ferrenhamente por aquela que é a arte mais universal, stikquem, por favor, este tópico.

    heinrick
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    realmente parabens
    eu pessoalmente nao sabia de varias coisas que tem ai

    Pardal
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    up!

    Adriano.Kai
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    q kra experiente huahuahua

    mto bom msm, vale a pena ler isso tdo o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conselhos de Schumann!