progressão harmonica ?

    Autor Mensagem
    bilico
    Veterano
    # out/08


    ola

    meu amigo descolou em um site uma imagem de um fluxograma com a progressão de acordes ???

    alguem sabe o site ???

    e as trocas de acordes por ornamentos ? Bordaduras,Notas de passagem,Apojaturas,Retardos,Antecipações,Escapadas,Nota pedal e soma destes de 2M ou 2m com fundamental ????

    alguem sabe de algum site que explica como fazer estas trocas de acordes por ornamentos ? se possivel atravez de um fluxograma ?????

    valeu

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    mais uma pergunta :

    este lance de acorde relativo e anti-relativo quer dizer que se pode digitar estes na musica em substituição ao acorde central ????


    exemplo :

    C - F - G poderia ser trocado por :
    C - Dm - G ou
    C - Am - G

    até

    bilico
    Veterano
    # out/08 · Editado por: bilico
    · votar


    mais perguntas :



    é verdade que no campo harmonico de Dó maior se pode acrescentar qualquer uma destas variações (7,9,11,13) (b5,#5,b9,#9,#11) a qualquer acorde que continua afinando ???


    é verdade que no campo harmonico de Dó maior pode-se substituir qualquer acorde maior por menor ou dominante , menor por maior ou dominante e dominante por maior ou menor ?

    e quanto a similaridade ? é verdade que se pode substituir qualquer acorde por outro acorde que tenha pelo menos duas notas em comum ?

    valeu

    Pardal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    bilico

    Não sei a resposta de todas as suas perguntas, mas posso tentar ajudar.

    Existem acordes relativos e substitutos. Basicamente, um sustituto ou relativo podem ser usados substituindo a função harmônica uns dos outros.

    E sim, um acorde substituto tem pelo menos duas notas em comum com o que pretende-se substituir, desde que estejamos falando em tríades ou tétrades.

    Quanto à afinação do acorde, sim, qualquer intervalo que você colocar continuará afinado, ou melhor, temperado. Isso porque notas de passagem, acidentes, empréstimos modais, etc. Não alteram a afinação do instrumento, apenas não estão originalmente dentro de um formato de escala maior diatônica.

    bilico
    Veterano
    # out/08 · Editado por: bilico
    · votar


    Pardal
    E sim, um acorde substituto tem pelo menos duas notas em comum com o que pretende-se substituir, desde que estejamos falando em tríades ou tétrades.


    voce sabe de algum site que tenha aquela tabela de similaridades de triades e tetrades ??? é uma tabela que tem os nomes dos acordes na esquerda e na direita de cada acorde tem os intervalos que constituem os acordes uns encima dos outros para facilitar a compreenção das similaridades ...

    eu acho que o nome é : chord chart eu tenho um pequeno aqui com 7 tipos de acordes ...
    eu queria o completo com 21 tipos de acordes ou mais...

    obrigado

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pardal
    e as trocas de acordes por ornamentos ? Bordaduras,Notas de passagem,Apojaturas,Retardos,Antecipações,Escapadas,Nota pedal e soma destes de 2M ou 2m com fundamental ????

    alguem sabe de algum site que explica como fazer estas trocas de acordes por ornamentos ? se possivel atravez de um fluxograma ?????



    minha duvida principal é sobre esta pergunta acima ...

    ouvi dizer que tem uma forma de estudar trocas de acordes por ornamentos atraves de cifras . o cara pega a escala de Do Maior e mostra todos os acordes que seriam ornamentos no campo harmonico de Do Maior ...

    voce sabe onde eu posso encontrar isto ?????

    caso não saiba , sabe de algum site que explica como fazer estas trocas de acordes por ornamentos ? pode ser qualquer um...


    valeu dinovo

    Pardal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    bilico

    Cara, uma apojatura harmônica seria uma nota dentro de um compasso, que não corresponde ao acorde. Por exemplo:

    Um acorde é harmonizado em dó maior, mas a primeira nota é um ré. Esse ré é uma apojatura harmônica. Qualquer outra nota que venha depois do primeiro tempo e não seja uma das notas do acorde é uma nota de passagem.

    Um retardo eu não lembro o que é. Uma antecipação é quando você prepara uma nota do acorde seguinte no compasso anterior. Em um compasso harmonizado em Lá menor, por exemplo, que se seguirá de um Ré menor, você fazer a última nota do primeiro compasso um fá, ou ré, ou lá.

    Não lembro o que é uma escapada. Nota pedal é usada mais em música modal e neo-modal. Tipo, ao invés de acordes, você deixa uma nota ou duas (uma e sua quinta) soarem o tempo inteiro.

    Quanto à troca de acordes por ornamentos, você deve estar se referindo a ornamentos escritos, tipo os que têm em certas peças de Bach ou Mozart, correto? Bem, isso eu não sei explicar bem, mas basicamente você faz um ornamento que cai numa nota do acorde seguinte e, claro, esse ornamento é feito imediatamente antes do acorde.

    bilico
    Veterano
    # out/08 · Editado por: bilico
    · votar


    Pardal

    valeu pelas ajudas...vem ai mais uma :


    acorde dominante é todos os acordes que vai a 7(sétima) ou é só os que vai a sétima menor exe: G7 , C7 ????? e no caso dos acordes menores , seria Am7 ou o acorde vira A7 ???

    obrigado

    bilico
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pardal

    acorde de emprestimo modal tem que função no campo harmonico ??? a função é definida pela tonica do acorde ??? e no caso de inverssão do acorde ,qual deria a função ??? e no caso de acorde com baixo alterado ,qual seria a função ???? e por ultimo , qual a função de um acorde gerado por ornamento harmonico ????

    brigadão

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a progressão harmonica ?