Dúvida em escrita musical

    Autor Mensagem
    Karkaroff
    Veterano
    # set/08


    Segue abaixo o link para uma imagem de partitura que eu tenho aqui. Estou com uma dúvida em relação a escrita nela. É o seguinte:

    Logo no início do compasso 65, na clave de Sol, temos o dó central acompanhado de um Si bem agudo. Esse Sí está "pequeno", o que significa isso? Esse fenômeno se repete várias vezes na música (OBS: música de piano).

    http://img219.imageshack.us/my.php?image=ffx2eternity4piano4mp0.gif

    Obrigado.

    makumbator
    Moderador
    # set/08
    · votar


    Karkaroff

    podem ser várias coisas:

    um trecho alternativo(ossia), ou seja, vc pode substituir a linha impressa em tipo maior, pela linha escrita em tipo menor.

    Uma guia de outro instrumento tocando no momento(mas esse não é o caso).

    Uma voz extra que pode ser tocada juntamente com a linha escrita em tipos maiores(não parecer ser o caso também, devido a distância muito grande para acomodar algumas notas em uma só mão).



    Parece-me que se trata do primeiro caso.

    CheshireCat
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Uma voz extra que pode ser tocada juntamente com a linha escrita
    Com a minha (pequena) experiência de 2 anos de piano, eu diria que é uma segunda voz e você tem que tocar as duas linhas ao mesmo tempo. Mas não tem como alcançar! Acho que nem cortando a mão que nem o Liszt! <o>

    um trecho alternativo(ossia), ou seja, vc pode substituir a linha impressa em tipo maior, pela linha escrita em tipo menor.
    Isso eu não conheço. =O

    TG Aoshi
    Veterano
    # set/08 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Parece mais ou menos o que o makumbator disse, uma ossia...
    ...se bem que eu nunca vi ossia escrita desse jeito...

    Mas não tem como alcançar! Acho que nem cortando a mão que nem o Liszt! <o>
    heuaheuaoehuai! Já ouvi falar de pianistas famosos que conseguem alcançar duas oitavas com uma mão só! <o>
    Eu simplismente não me conformo! O máximo que eu consigo é uma nona....

    CheshireCat
    Veterano
    # set/08
    · votar


    TG Aoshi
    Já ouvi falar de pianistas famosos que conseguem alcançar duas oitavas com uma mão só! <o>
    Eles por acaso são shumis?! <o>

    TG Aoshi
    Veterano
    # set/08
    · votar


    CheshireCat
    ??

    AHEOIuAHeoiuAHeoIA!
    Pior que a mão do Horowitz não tá muito longe disso não...

    CheshireCat
    Veterano
    # set/08
    · votar


    TG Aoshi
    ??
    Bah, você não jogou FF VIII até o fim. Tem os shumis, e o shumi malvadão, o Norg. Bujurururu! m(-_-)m (eu joguei esse game junto com uma amiga minha... A gente inventou a "dança do maunzaum em homenagem aos shumis =P)

    Pior que a mão do Horowitz não tá muito longe disso não...
    Medo... O_o
    Minha mão é pequena e meus dedos são curtos, estou em desvantagem =(

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/08
    · votar


    quando vem assim com notas miudas é o trecho de um outro instrumento, serve pra você saber o que o outro está tocando e fica mais facil saber sua hora de tocar, a partitura está meia tosca porque os compassos 66, 67 e 68, também deveriam estar com as notas pequenas

    Pardal
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Isso é realmente uma ossia, como disse o makumbator. Isso porque há três vozes nessa música: uma na mão esquerda e duas na direita. A melodia mais aguda da mão direita pode ou não começar e continuar nos compassos onde tem a ossia, e vai da sua preferência qual voz você quer valorizar. Perceba como que a melodia aguda do compasso 65 começa, sem dúvidas ou opções, no compasso 66, ao mesmo tempo que a voz de centro fica menos dinâmica (menos importante, digamos). Nos compassos 69-71, essa voz de centro volta a ser dinâmica, e a melodia mais aguda volta a estar em ossia.

    eutoco_frauta
    Veterano
    # out/08 · Editado por: eutoco_frauta
    · votar


    É uma appoggiatura. Se bem q não parece... :S Sei la

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    eutoco_frauta
    É uma appoggiatura
    ?????????
    Onde você viu uma appogiatura nessa partitura? Appogiaturas ficam do lado da nota e são um tom acima ou abaixo da nota principal(eu acho, pelo menos nunca vi uma que fosse mais O_o). Na partitura tem outra melodia lá no agudo, e não ornamentos.

    eutoco_frauta
    Veterano
    # out/08
    · votar


    kkkkkkkk Ai eu nao seeeei essa é dificil ;~~~~

    eutoco_frauta
    Veterano
    # out/08
    · votar


    So por curiosidade q musica é essa? o.O

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    eutoco_frauta
    O pessoal disse que é uma ossia, então provavelmente é isso.

    So por curiosidade q musica é essa? o.O
    É a Eternity, uma música do game Final Fantasy X-2. =)
    Não é das minhas preferidas, mas é bacaninha.

    eutoco_frauta
    Veterano
    # out/08
    · votar


    É a Eternity, uma música do game Final Fantasy X-2. =)

    Aqui tem uma partitura meio diferente dessa musica mas pelomenos não tem essas notinhas danadas aí =P

    eternity: memory of lightwaves

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    eutoco_frauta
    Aqui tem uma partitura meio diferente dessa musica mas pelomenos não tem essas notinhas danadas aí =P
    Fui ver a partitura oficial(japa mesmo) da música e não tem essa parte também... O_o Será que é a Eternity mesmo? Eu chutei pelo nome do arquivo hehehe

    Karkaroff
    Se for a Eternity, troca de versão. =P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida em escrita musical