Dúvidas sobre música do séc. XX

    Autor Mensagem
    _music_4_ever_
    Veterano
    # ago/08


    Olá

    Estou lendo um livro sobre música contemporânea a partir de 1945: REVOLUÇÕES MUSICAIS de Dominique Bosseur e Jean-Yves Bosseur. Foi publicado em Portugal no ano de 1990, pela CAMINHO.

    Certos conceitos que explica eu não consegui perceber muito bem:

    - Sinergia - Earle Brown
    - O conceito de Momento (estrutura da obra "Momente" de Stockhausen)


    Alguém me sabe explicar melhor?
    Obrigada! :)

    Bolo de laranja
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Esse fórum realmente está em uma situação vergonhosa,pouquíssimos posts........

    Agora é moda um post por dia!Temos de postar mais no fórum de música erudita!

    (desabafo)

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Bolo de laranja


    Ja te passou pela cabeça que muita gente trabalha o dia todo e quando chega no fim da noite não tem saco nem de escrever "outra hora eu respondo"??? são 3 da manhã, o assunto é complexo!! infelizmente não tem como responder!!

    Eu desconheço esse livro, é bom?

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Bolo de laranja
    Agora é moda um post por dia
    se entrar no forum de gaita ou sax vai ver que no final da pagina tem tópico de março, então até que este é movimentado
    levando em consideração que se um cara quer ser músico erudito de verdade ele vai ficar tocando em casa 8 horas por dia e não tera nem vida social e nem vida "virtual" pra passar por aqui e comentar, sem considerar que misc do sec xx ainda não é apreciada por todos os músicos eruditos
    uma coisa é postar uma piada no OT, outra é explanar alguma coisa aqui
    mas fica sussa
    ---------------------------
    _music_4_ever_
    comenta mais sobre o que tem no livro

    _music_4_ever_
    Veterano
    # set/08 · Editado por: _music_4_ever_
    · votar


    Jabijirous
    Eu desconheço esse livro, é bom?
    Me desculpe, mas não foi Bolo de Laranja quem criou o tópico com as dúvidas...Fui eu..hehe rsrs

    Até agora pareceu-me bastante interessante...Eu andava com muitas dúvidas, muita informação desorganizada...Este livro serviu para "arrumar a casa" e aprender algo novo...Mas não sei se para si, que é uma pessoa culta e bem informada, será interessante...

    fernando tecladista
    comenta mais sobre o que tem no livro
    O livro fala das várias revoluções musicais que se deram no período de 1945 a 1990. Vou ditar os tópicos que tem no índice:

    - Rumo a um espírito serial
    - O serialismo integral
    - O objecto sonoro e o concreto
    - O início da electrónica
    - Da música serial à obra móbil
    - Abertura e indeterminação
    - A forma momentânea
    - Entre categorias
    - Mobilidade e Abertura
    - Dentro e à margem dos sistemas
    - A electro-acústica
    - A música e as matemáticas
    - Teatro musical e músicas de acção
    - Para além do musical
    - Para uma criação colectiva
    - O novo labirinto
    - Abordagens recentes da electro-acústica
    - A investigação em computador
    - "Inter-média"
    - Audição activa

    O livro tem cerca de 289 páginas, sem contar com os anexos.

    Bolo de laranja
    Como já se disse aqui, isto é música séria, requer mais tempo de preparação. Temos de fazer leituras, pesquisas, treinar muitas horas por dia...sem contar com as outras tarefas extra-musicais. Por isso, resta menos tempo para vir para aqui para o fórum, publicar dúvidas/soluções/curiosidades. Nos outros fóruns também tem muita coisa pouco interessante, tipo OT, os membros põe-se a jogar conversa fora... Mas se vc acha isso, porque não publica as suas dúvidas/curiosidades? Ou podia fazer como nós: ler, pesquisar, treinar...Só assim é que as dúvidas e curiosidades aparecem!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre música do séc. XX