genios de antigamente nos dias de hj

Autor Mensagem
edufaria
Veterano
# abr/08


Se mozart bethoven bach vivald chopin etc... estivessem vivos até os dias de hj, o que vcs acham que eles pensariam dos estilos musicais que existem hj, o que eles achariam de toda nossa tecnologia musical, a qual instrumento eles se apegariam etc????

- imaginem paganini criando na guitarra .. auhuaha

abraços

Ken Himura
Veterano
# mai/08
· votar


Acredito que a música seria bem diferente sem eles nos seus respectivos períodos. E capaz de, se nascidos hoje em dia, acho que eles nem musicistas seriam.

Mas acho muito difícil Bach, Beethoven, Chopin e Liszt ficarem longe do piano acústico. Bach principalmente, pois sua música é de caráter polifônico, nunca ele ficaria restrito a um instrumento que não pudesse oferecer menos que 4 vozes.

- imaginem paganini criando na guitarra .. auhuaha
Não renderia nem metade do que fez no violino.

O maior trunfo e as maiores inovações de Paganini foram com o arco, a mão direita. E sua técnica de mão esquerda era monstruosa, visto em "Variações God Save the King" e "Variações Nel Cor Piu Non Mi Sento".

Relatos da época afirmam que o timbre de Paganini era mágico e muito bem desenvolvido (isso vem do arco), chegando até imitar outros instrumentos como flauta e trompa (flauta dá pra imitar por harmônico, também).

Muita coisa que Paganini criou não dá pra adaptar na guitarra, como por exemplo: escalas em 10as e frases percussivas com ricochet.

edufaria
Veterano
# mai/08
· votar


AAa tambem é bem legal essa questão, "OS genios nascendo nos dias de HJ"

Será que a musica estaria "atrasada", ou apareceriam outros nos lugares deles?



mas entao... o que eu tentei colocar foi, como se os genios pudessem dar uma passada aki no nosso presente, vivendo tudo o que eles viveram, e ainda poderem estar vivenciando o nosso tempo, entende?

Será que os pianistas não tentariam explorar a mistura e criação de timbres de um teclado moderno? fariam a sua propria orquestra indivitual com toda aquela genialidade.

É certo que Paganini explorou muito bem o violino. Mas será que não se interessaria em nada do nosso tempo? pelo menos um violino elétrico talvez ! usando um two handed uAHuaH

MAS e ae:
- o que eles pensariam da musica moderna?
- apreciariam quais estilos?
- criariam em quais estilos?

abraços!

Faop
Veterano
# mai/08
· votar


Xingariam os funkeiros, principalmente.

Acho que Bach iria dar uma esperimentadinha nos Hammonds, Vivaldi iria tocar country, Chopin e Beethoven iriam pro rock progressivo e progressive metal, e iria chutar o traseiro do Jordan Rudess pra ele para de fazer aquelas caras de tipo "Eu faço e você não faz" para os fãs.

Acho que basicamente isso...

CheshireCat
Veterano
# mai/08
· votar


não consigo imaginar isso O_o

Será que a musica estaria "atrasada", ou apareceriam outros nos lugares deles?
talvez... deve ter tido outros compositores que não "brilharam" tanto quanto esses... por exemplo aquele invejoso que aparece no filme do mozart, acho que era salieri o nome dele

Dogs2
Veterano
# mai/08
· votar


Só sei que se eles não achassem mágico, encantador e interessante o tanto de possibilidades musicais que nós temos hoje, eu iria repreendê-los pelo resto de minha vida

Ken Himura
Veterano
# mai/08
· votar


talvez... deve ter tido outros compositores que não "brilharam" tanto quanto esses... por exemplo aquele invejoso que aparece no filme do mozart, acho que era salieri o nome dele

Salieri brilhou, foi um importante músico em sua época. Foi até professor de composição de Liszt.

CheshireCat
Veterano
# mai/08 · Editado por: CheshireCat
· votar


Ken Himura
Salieri brilhou, foi um importante músico em sua época. Foi até professor de composição de Liszt.
sério? eu tinha deduzido que ele não teve muito reconhecimento por causa deste tópico

mas procurando esse tópico mesmo já comprovei que falei besteira(não que eu duvide do que você fala, longe disso!):
Aquele filme do Amadeus é dramático e longe da realidade. Salieri foi um grande compositor e considerado páreo para Mozart em seu tempo. Em Paris, Salieri destronou Mozart, que ficou com depressão devido ao seu fiasco nessa cidade frente às óperas de Salieri.
fonte


vivendo e aprendendo =P

mas então, eu também nunca vi uma partitura do salieri em sites por aí, nem ouço falar muito dele... por que? O_o

Naka-man
Veterano
# mai/08
· votar


Duvido que qualquer compositores desses estivessem fazendo musica popular. Provavelmente estariam mergulhados na musica eletro-acústica contemporânea.

edufaria
Veterano
# mai/08 · Editado por: edufaria
· votar


Chopin e Beethoven iriam pro rock
aUHuaHuaH, se fossem, tocariam só rock instrumental.

Só sei que se eles não achassem mágico, encantador e interessante o tanto de possibilidades musicais que nós temos hoje, eu iria repreendê-los pelo resto de minha vida

A .. acho q ficariam supresos por existir tannnnnnntos estilos musicais, mas talvez condenassem as limitações de cada estilo.


mas então, eu também nunca vi uma partitura do salieri em sites por aí, nem ouço falar muito dele... por que? O_o

Mozart fez muito sucesso por ser uma criança prodígio, quando cresceu, o publico só o via como "mais um virtuoso" no mundo.
Ele fazia musica como ELE achava que estava bom, "não dando bola pro publico", (por esse motivo que na época as vezes davam mais creditos para os outros musicos, como ex. Salieri).
E fazer música com seus próprios sentimentos foi a grande revolução na música que ele começou, (e beethoven concretizou), tornando-o assim imortal.

Salieri, fazia musica de qualidade conforme o gosto da época. Foi um dos maiores compositores do seu tempo, mas isso não quer dizer que ele seria eternizado.

VIvald foi outro exemplo, de música "incompreendida" da época, só descoberta após sua morte.

Dogs2
Veterano
# mai/08
· votar


edufaria
A .. acho q ficariam supresos por existir tannnnnnntos estilos musicais, mas talvez condenassem as limitações de cada estilo.

porra, música erudita também tem seus limites

edufaria
Veterano
# mai/08
· votar


porra, música erudita também tem seus limites
humm...tb acho ...

mas acho que ela é mais abrangente, tem uma "area de criação" maior.

tipo... eu sinto como se o rock, (por ex.), tivesse sempre o mesmo leque de batidas para a bateria , apesar de diferentes, os solos de guitarra sempre em partes padronizadas nas musicas, com os mesmos efeitos, as bases das musicas sempre parecidas etc...

É desses "padrões" de ritmo e base e duração das musicas, que eu acho q limita muito os estilos de hj em dia.
se eu te pergunto, como que é um rock, um blues, um funk (uAHuah, sempre PUM, pá pá, pum pum, PÁ), um sertanejo caipira etc.. cada um tem suas caracteristicas bem marcantes e não é tão dificil de me explicar.

Já a música erudita, é imprevisivel, tem infinidade de coisas a se explorar, começando pela quantidade de intrumentos, indo até a duração das musicas, onde a unica coisa que se repete são temas desenvolvidos.

Ken Himura
Veterano
# mai/08 · Editado por: Ken Himura
· votar


CheshireCat
Sério. Amadeus é um filme fictício, é baseado em uma ópera que é baseado em uma romantização da morte de Mozart, por Pushkin. Mas essa imagem é fortemente influenciada pelo nacionalismo crescente na Áustria do século XIX; fez "subir" a figura de Mozart e denegrir a imagem de Salieri, que era italiano.

Salieri foi importante em seu tempo, autor de mais de 40 óperas e kapellmeister da corte austríaca de 1788 a 1824.

Ele foi esquecido por causa da onda nacionalista mesmo, muitas partituras dele sumiram e essas coisas. Mas ainda tem coisa dele aí, a mezzo Cecilia Bartoli gravou várias árias dele em 2003. Tem que dar uma procurada mais "forte" hehehe


Ele fazia musica como ELE achava que estava bom, "não dando bola pro publico", (por esse motivo que na época as vezes davam mais creditos para os outros musicos, como ex. Salieri).
De jeito nenhum. Todas as óperas, muitas sinfonias/concertos e até o Réquiem foi composto por pedido de alguém da nobreza, e ele foi pago por tudo isso. Mozart só era visto como macado de performance até mais ou menos seus 18 anos; a partir dali, ele ganhou muita popularidade como compositor e intérprete também. Foi muito conhecido durante sua vida, sem dúvida.

Ken Himura
Veterano
# mai/08
· votar


Só sei que se eles não achassem mágico, encantador e interessante o tanto de possibilidades musicais que nós temos hoje, eu iria repreendê-los pelo resto de minha vida
Depende. A coisa que nós temos hoje que diferencia muito do século XVIII e XIX é a luz elétrica.

Mas, principalmente na época de Mozart, os musicistas eram melhores, eram mais musicais. Tem várias pesquisas de musicologia que apontam para esse caminho. Eles tinham uma noção de estilo maior, sentiam mais o fraseado, funcionavam bem em conjunto. Isso fica claro quando se pega uma grade orquestral de Mozart com edição da época, por exemplo, e vê que não tem quase nenhuma indicação de dinâmica.

Isto é porque os músicos sabiam onde tinham que crescer, onde decrescer, onde acelerar, onde segurar um pouco etc. Só apareciam escritas mesmo as marcações fora do comum. Por isso o clacissimo é chato de tocar bem, você tem que prestar atenção no comportamento de cada frase, por menor e simples que ela seja. Cada início de frase é ligeiramente mais forte e no final sempre havia um pequeno decrescendo.

Hoje em dia, nós vemos mais bons talentos individuais do que bons conjuntos. Naquela época, era o contrário. Hoje em dia, as pessoas se focam muito em ser boas e dominar a técnica do instrumento; e muitos se esquecem da música e do conjunto da orquestra.


Por exemplo, é comum em orquestras estado-unidenses o naipe de metais cobrir tudo quando aparece. Quando vão maestros estrangeiros pra lá, eles têm este trabalho a mais, acertar a dinâmica da orquestra toda.

edufaria
Veterano
# mai/08
· votar


De jeito nenhum. Todas as óperas, muitas sinfonias/concertos e até o Réquiem foi composto por pedido de alguém da nobreza, e ele foi pago por tudo isso. Mozart só era visto como macado de performance até mais ou menos seus 18 anos; a partir dali, ele ganhou muita popularidade como compositor e intérprete também. Foi muito conhecido durante sua vida, sem dúvida

Me interpretou mal...confundi as coisas falando do Vivald.

Mozar foi considerado macaco por ser criança prodigio e seu pai ter explorado isso ao maximo, mas claro que foi reconhecido em vida!!! VIvia fazendo musica pra gente grauda, e se administrasse melhor seu dinheiro viveria melhor do que viveu...

Eu disse que ele fazia musica com muito sentimento, e foi revolucionario nesse aspecto, apesar de que AS VEZES incompreendido, valorizavam mais as musicas comuns ao gosto da época.

=)

Ken Himura
Veterano
# mai/08
· votar


Eu disse que ele fazia musica com muito sentimento, e foi revolucionario nesse aspecto, apesar de que AS VEZES incompreendido, valorizavam mais as musicas comuns ao gosto da época.

Isso começou mesmo ali pelo galante, pelos idos do J.C. Bach, influência principal de Mozart. Acredito ter vindo de Haendel esta "corrente".

Haydn tem muita coisa emotiva também (por exemplo, a sinfonia "Despedida"), isso tudo acabou culminando no Beethoven.

CheshireCat
Veterano
# mai/08
· votar


edufaria
Ken Himura
valeu pelas explicações sobre o salieri =)

Sério. Amadeus é um filme fictício, é baseado em uma ópera que é baseado em uma romantização da morte de Mozart, por Pushkin.
é, que pena que retrataram o salieri tipo como um vilão chato invejoso =\

Salieri, fazia musica de qualidade conforme o gosto da época. Foi um dos maiores compositores do seu tempo, mas isso não quer dizer que ele seria eternizado.
tem alguma "coisa" que determina se um compositor vai ser eternizado?

preciso estudar mais história da música...

(desculpa por desvirtuar o tópico)

edufaria
Veterano
# mai/08 · Editado por: edufaria
· votar


tem alguma "coisa" que determina se um compositor vai ser eternizado?

se eu soubesse... já seria eterno! =)
sei la... acho que quando se presencia alguem que será imortalizado, se sente o quão tal pessoa é inovadora, corajosa, genial.
Se nota que a pessoa tem detalhes que outros nunca tiveram.
E isso não só na música né, isso vale pra tudo.

hj em dia, na música, não aparecem mais pessoas assim.
Parece q a maioria sempre escolhe o lado do dinheiro e não o lado da arte; e o primeiro, quase sempre abafa o segundo.


preciso estudar mais história da música...
Eu estudo bastante, mas por pura curiosidade.
Eu sempre procuro saber o detalhe da vida de um e acabo puxando outros assuntos interessantes.

Comecei lendo biografias dos grandes compositores (tenho uma coleção aki), e fui descobrindo que varios compositores teem filmes retratando sua vida.
Mesmo que grande parte das histórias dos filmes sejam ficticias, os filmes me inspiraram e me despertaram curiosidades.

Ricnach
Veterano
# mai/08
· votar


Se eles nascessem hoje se chamariam:

Schoenberg
Webern
Ligeti
Berio
Stockhausen
Stravinsky
Messian
Schaeffer

Não existe gênio fora de uma época, ele é gênio em relação ao seu tempo, hoje em dia não há nada de mais em se nascer sabendo compor melodias tonais, minuetos e etc... Agora gênio é quem nascer hoje em dia, e aos 5 anos compor a partir de séries dodecafônicas..

cuma
Veterano
# mai/08
· votar


CheshireCat

Eu assiste esse filme outro dia, o nome do maestro invejoso era antonio salieri, ele era fã do mozart, chorava com suas composições, mas em vez de preocupar em seguir com suas composiçoes, dedicou sua vida a destruir mozart.....

eu acho q se mozart tivesse vivo hj tocaria guitarra.....e em vez de tocar arpeggios ultra velozes jogando ioio( q nem o becker ) acho q seria empinando pipa ou sei lah oq....

e paganini daria uma surra no michael angelo e no malmsteen e mostraria oq sim eh velocidade e lindas composiçoes ( naum q esses dois guitarristas sejam ruins, mas paganini era o maior rsrsr )

Ken Himura
Veterano
# mai/08
· votar


eu acho q se mozart tivesse vivo hj tocaria guitarra.....e em vez de tocar arpeggios ultra velozes jogando ioio( q nem o becker ) acho q seria empinando pipa ou sei lah oq....

Difícil ele se prender a um só. Mozart tocava quase todos os instrumentos da época, e ainda cantava.

e paganini daria uma surra no michael angelo e no malmsteen e mostraria oq sim eh velocidade e lindas composiçoes ( naum q esses dois guitarristas sejam ruins, mas paganini era o maior rsrsr)

Paganini no tempo dele dá surra em muita gente que se acha virtuose até hoje.

E parem de cornetar o Salieri, porra! ahahah

edufaria
Veterano
# mai/08
· votar


E parem de cornetar o Salieri, porra! ahahah

AUHauH... mas que Saileri era rival de Mozart e sempre tentava supera-lo isso é fato!, só q o filme não mostra o Mozart,tb querendo superar o Salieri né, e isso eh injusto.
SE BEMmm que tem uma cena meio que mostrano o Mozart com inveja... Quando o publico aplaude auvoroçado o Salieri e o Rei da Austria diz que ele é o maior compositor daqueles tempos. Dai mostra o Mozart indo elogia-lo...


Ricnach

Dei uma lida sobre obras dodecafônicas.
Realmente genial...
O que vc me aconselha a escutar do Schoenberg (ou outro)
para conhecer?

Abraços

cuma
Veterano
# mai/08
· votar


edufaria


no filme eles tao colocando o mozart como o "garoto genio" q soh tem bons sentimentos e intenções...mas com certeza devia ter inveja...e outros sentimentos como td ser humano!!!!

Ken Himura
Veterano
# mai/08
· votar


AUHauH... mas que Saileri era rival de Mozart e sempre tentava supera-lo isso é fato!, só q o filme não mostra o Mozart,tb querendo superar o Salieri né, e isso eh injusto.
Que rival o quê! Essa guerra entre os dois é lenda. Salieri regeu inúmeras vezes composições de Mozart, os dois chegaram até a compor coisas juntos.

Tem até nas correspondências de Mozart trechos dele comemorando porque Salieri gostara de todas as partes da Flauta Mágica, quando ele o mostrou a partitura.

Naka-man
Veterano
# mai/08
· votar


é complicado estudar história por filme holywoodianos hehehe.

edufaria
Veterano
# mai/08
· votar


que eles reconheciam o trabalho um do outro, TAMBEM É FATO, Rival não é como um "INIMIGO", rival é no sentido de concorrente! =)

As biografias que tenho aqui, citam algumas vezes o Salieri como rival:

- (tem um silhueta e escrito abaixo) "Antonio Salieri (1750-1825) famoso compositor e professor de música italiano. Tendo residido em Viena grande parte de sua vida, foi um dos maiores rivais de Mozart (silhueta do seculo XVIII)."

outra parte
- "Ao amanhecer, sob um céu ameaçador, o modesto caixão foi conduzido pelas ruas por dois homens, tendo a acompanhá-los o fiel Sussmayer. Na igreja de Santo Estêvão, outras pessoas juntaram-se ao cortejo. Segundo conta, entre elas achavam-se Schikaneder, Albrechtsberger (que se tornaria professor de Beethoven), o Barão Van Swieten (para quem Mozart fizera uma nova orquestração de O Messias de Haendel) e Antonio Salieri - a personalidade mais influente, na época, em Viena, de quem Mozart fôra o mais sério rival."

Eram admiradores mutuos.
Rivais sim, inimigos não.

CheshireCat
Veterano
# mai/08
· votar


edufaria
acho que quando se presencia alguem que será imortalizado, se sente o quão tal pessoa é inovadora, corajosa, genial.
Se nota que a pessoa tem detalhes que outros nunca tiveram.

mas tem alguns que só foram reconhecidos depois da morte, não tem? ou eu tô confundindo com pintores? hehe

Eu estudo bastante, mas por pura curiosidade.
é, eu também tenho curiosidade, só que não gosto muito de ler na net, preferia pegar algum livro(fresca)... acho que vi um sobre compositores na unicamp, vou ver se pego pra dar uma lida =)

Eram admiradores mutuos.
Rivais sim, inimigos não.

rivalidade às vezes é bom porque pode servir pro crescimento de ambos os lados... só é ruim quando vira inimizade mesmo
(comentário aleatório O_o)

edufaria
Veterano
# mai/08
· votar


mas tem alguns que só foram reconhecidos depois da morte, não tem? ou eu tô confundindo com pintores? hehe

é .. que nem o caso do Vivald que eu disse la em cima...
São os famosos "Genios incompreendidos!" =)
sua música não satisfez o gosto da época, porem era uma música cheia detalhes geniais.

acho que vi um sobre compositores na unicamp, vou ver se pego pra dar uma lida =)
Me passe o nome!! =)
Essas biografias que eu falo são da coleção dos GRandes Compositores. Tem a biografia do compositor, numa escrita muuuiito contagiante, e no final tem um vinil com algumas obras pra vc conhece-lo melhor.
Se vc for em qualquer lojinha de discos usados, Sebo , sei la, vc encontra um ou outro da coleção.

CheshireCat
Veterano
# mai/08
· votar


edufaria
é .. que nem o caso do Vivald que eu disse la em cima...
São os famosos "Genios incompreendidos!" =)
sua música não satisfez o gosto da época, porem era uma música cheia detalhes geniais.

entendi =)

Me passe o nome!! =)
opa, segunda eu passo lá na biblioteca e vejo direitinho... eu vi de relance na biblioteca central, achei que lá não tivesse uma parte de música porque esses livros ficam na biblioteca do instituto de artes O_o mas na biblioteca do IA nem tem livros sobre compositores... =(

Essas biografias que eu falo são da coleção dos GRandes Compositores. Tem a biografia do compositor, numa escrita muuuiito contagiante, e no final tem um vinil com algumas obras pra vc conhece-lo melhor.
Se vc for em qualquer lojinha de discos usados, Sebo , sei la, vc encontra um ou outro da coleção.

que legal, quando puder eu dou uma passada no sebo =)
pena que nem tenho como ouvir vinil hehe

edufaria
Veterano
# mai/08
· votar


pena que nem tenho como ouvir vinil hehe

relançaram a mesma coleção "Grandes Compositores", só que em CD... só não sei se tem a biografia tudo bunitinho tb. (DEVE TER).
O dificil é achar...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original