Legato e Liagdura

    Autor Mensagem
    edufaria
    Veterano
    # jan/08


    Qual é a diferença?

    VLw

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Basicamente nenhuma. Ligadura pode ser de tempo ou frase; legato é um tipo de articulação que faz com que as notas soem como se fossem ligadas uma na outra.

    Legato é normalmente usado com a ligadura de frase.

    edufaria
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    legato é um tipo de articulação que faz com que as notas soem como se fossem ligadas uma na outra.

    Mas isso não é o que faz a Ligadura de Fraseado?

    VLw pela ajuda!

    E A!
    só pra não criar outro tópico com dúvidas simples...

    é errado escrever desta maneira na pauta de Piano?

    -se eu tenho um compasso 4/4,
    - e estou criando apenas a melodia da mão direita.
    - queria preencher o tempo com 4 notas, só que de uma maneira que a primeira nota vibrasse até o final do compasso.

    estaria correto escrever assim:
    A nota que vibraria seria uma semibreve, dai coloca mais 3 semínimas TUdo no mesmo compasso.

    Ou eu teria que colocar, a seminima que for vibrar durante todo o compasso 4 vezes( a primeira sozinha, e as outras 3 fazendo intervalos com outras seminimas) e todas com ligaduras para que o som não cesse?

    ________________________________________

    Ficou uma zona, mas deu pra entender minha dúvida??

    Obrigado ae galera!

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Mas isso não é o que faz a Ligadura de Fraseado?
    A ligadura indica a frase, mas não significa que todas as notas vão ser legatas. Existem ligaduras de frase com todas as notas em staccato.

    A segunda dúvida tá meio confusa, mas pelo que eu entendi você quer colocar uma nota soando enquanto faz outras, certo?

    Dá uma olhada na Sonata ao Luar, de Beethoven. O primeiro movimento é cheio disso.

    The-eXtremist
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    é errado escrever desta maneira na pauta de Piano?

    -se eu tenho um compasso 4/4,
    - e estou criando apenas a melodia da mão direita.
    - queria preencher o tempo com 4 notas, só que de uma maneira que a primeira nota vibrasse até o final do compasso.

    estaria correto escrever assim:
    A nota que vibraria seria uma semibreve, dai coloca mais 3 semínimas TUdo no mesmo compasso.

    Ou eu teria que colocar, a seminima que for vibrar durante todo o compasso 4 vezes( a primeira sozinha, e as outras 3 fazendo intervalos com outras seminimas) e todas com ligaduras para que o som não cesse?


    Se foi o que entendi, o primeiro movimento da sonata ao luar nao vai ajudar muito. Dê uma olhada na partitura do Prelúdio da Bachianas Brasileiras nº4 para piano, de Villa-Lobos ; ou no 2º movimento do Concerto para Piano nº2 de Rachmaninoff. Procure as partituras no emule que vc acha fácil.

    A primeira nota é escrita 2 vezes, uma semibreve colada a uma semínima (representam 1 só nota que irá soar dorante todo compasso, isto é , vc vai segurar ela) e as demais são colocadas em sequência.


    Espero que tenha dado pra entender.

    Abraço

    edufaria
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    orra isso mesmo .. os 2 entenderam minmha dúvida!

    Puts.. eu ja toco o 1 mov da sonata ao luar,
    e não tinha reparado nesse detalhe, ou seja, eu estava tocando errado! uAHuaH

    tem nota q aparece 2 vezes no mesmo compasso só que com ligadura, e eu estava tocando-as 2 vezes =P

    brigado abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Legato e Liagdura