Autor |
Mensagem |
edufaria Veterano |
# jan/08
Qual é a diferença?
VLw
|
Ken Himura Veterano |
# jan/08
· votar
Basicamente nenhuma. Ligadura pode ser de tempo ou frase; legato é um tipo de articulação que faz com que as notas soem como se fossem ligadas uma na outra.
Legato é normalmente usado com a ligadura de frase.
|
edufaria Veterano |
# jan/08
· votar
legato é um tipo de articulação que faz com que as notas soem como se fossem ligadas uma na outra.
Mas isso não é o que faz a Ligadura de Fraseado?
VLw pela ajuda!
E A! só pra não criar outro tópico com dúvidas simples...
é errado escrever desta maneira na pauta de Piano?
-se eu tenho um compasso 4/4, - e estou criando apenas a melodia da mão direita. - queria preencher o tempo com 4 notas, só que de uma maneira que a primeira nota vibrasse até o final do compasso.
estaria correto escrever assim: A nota que vibraria seria uma semibreve, dai coloca mais 3 semínimas TUdo no mesmo compasso.
Ou eu teria que colocar, a seminima que for vibrar durante todo o compasso 4 vezes( a primeira sozinha, e as outras 3 fazendo intervalos com outras seminimas) e todas com ligaduras para que o som não cesse?
Ken Himura Veterano |
# fev/08
· votar
Mas isso não é o que faz a Ligadura de Fraseado? A ligadura indica a frase, mas não significa que todas as notas vão ser legatas. Existem ligaduras de frase com todas as notas em staccato.
A segunda dúvida tá meio confusa, mas pelo que eu entendi você quer colocar uma nota soando enquanto faz outras, certo?
Dá uma olhada na Sonata ao Luar, de Beethoven. O primeiro movimento é cheio disso.
|
The-eXtremist Veterano |
# fev/08
· votar
é errado escrever desta maneira na pauta de Piano?
-se eu tenho um compasso 4/4, - e estou criando apenas a melodia da mão direita. - queria preencher o tempo com 4 notas, só que de uma maneira que a primeira nota vibrasse até o final do compasso.
estaria correto escrever assim: A nota que vibraria seria uma semibreve, dai coloca mais 3 semínimas TUdo no mesmo compasso.
Ou eu teria que colocar, a seminima que for vibrar durante todo o compasso 4 vezes( a primeira sozinha, e as outras 3 fazendo intervalos com outras seminimas) e todas com ligaduras para que o som não cesse?
Se foi o que entendi, o primeiro movimento da sonata ao luar nao vai ajudar muito. Dê uma olhada na partitura do Prelúdio da Bachianas Brasileiras nº4 para piano, de Villa-Lobos ; ou no 2º movimento do Concerto para Piano nº2 de Rachmaninoff. Procure as partituras no emule que vc acha fácil.
A primeira nota é escrita 2 vezes, uma semibreve colada a uma semínima (representam 1 só nota que irá soar dorante todo compasso, isto é , vc vai segurar ela) e as demais são colocadas em sequência.
Espero que tenha dado pra entender.
Abraço
|
edufaria Veterano |
# fev/08
· votar
orra isso mesmo .. os 2 entenderam minmha dúvida!
Puts.. eu ja toco o 1 mov da sonata ao luar, e não tinha reparado nesse detalhe, ou seja, eu estava tocando errado! uAHuaH
tem nota q aparece 2 vezes no mesmo compasso só que com ligadura, e eu estava tocando-as 2 vezes =P
brigado abraços!
|