Estudando o Hanon.

    Autor Mensagem
    edufaria
    Veterano
    # nov/07


    olá .. ja criei um tópico onde estava colocando minhas ´dúvidas, mas como pararam de me responder vou criar este bem especifico.

    sou bem iniciante, estou no basico do basico do piano.

    Achei alguns exercícios do "Hanon", mas gostaria de saber o seguinte:

    eu não consigo ler a partitura, "traduzir" na minha cabeça e passar para o piano simultaneamente. O que consigo é ler o exercício, entender e deeeeepois ficar tocando as sequencias decoradamente.

    agora a pergunta..... continuo treinando dessa maneira? pelo menos para ganhar agilidade?

    e só pra sanar uma curiozidade minha...
    Vcs pianistas, conseguem pegar qualquer partitura, q nunca ouviram, e tocar instantaneamente? com semi colcheias, fusas e tudo??
    =)


    Muito OBrigado desde já!!!
    abraços

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    edufaria
    Cara, o Hanon não é tão básico assim, a ponto de alguém que está começando agora começar a utilizá-lo. Acho q vc deveria se concentrar em coisas mais básicas, como leitura de partituras, estudos técnicos mais simples, etc... antes de começar a estudá-lo.

    Pensando bem, acho q nem faz mto sentido, vc começar com isso agora. E sinceramente, agilidade é o que menos importa agora. Tem coisas mto mais importantes a serem estudadas, como por exemplo exercícios (e algumas peças) simples pra desenvolver a independência tanto das mãos como dos dedos. Fora que não faz o mínimo sentido mesmo estudar agilidade, se vc ainda não tem nem força, nem resistência nos dedos (o que é MTO mais do que provável que vc ainda não tenha).

    Vcs pianistas, conseguem pegar qualquer partitura, q nunca ouviram, e tocar instantaneamente? com semi colcheias, fusas e tudo??
    Depende MTO do nível do pianista, e da obra tbm... Eu só consigo fazer isso satisfatóriamente se forem peças fáceis. Se vc estiver preocupado com isso, pode parar agora, isso vem com o tempo, e com estudo (de preferência, solfejo).

    Tekila
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    bom, nosso amigo aqui disse tudo hehehe

    quanto aos pianista lerem partitura a primeira vista , vou contar uma história que meu professor (que é grande amigo do nelson freire) me contou

    ele disse que quando eram mais jovens o nelson foi fazer um concerto e pediu uma partitura pro meu professor pra tocar no "BIS" (poucas horas antes do concerto), o nelson abriu a partitura e leu sem tocar no piano, e na hora do concerto tocou de memória !

    ou seja, nelson freire tem memória fotográfica heheh impressionante

    Wumpa Crash
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    já tive master classes em que o professor, normalmente pianista renomado, executou peças absurdas a primeira vista, pra indicar ao aluno o que fazer. é realmente humilhante.

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Wumpa Crash
    é realmente humilhante.
    uhuahuahuahuahuahuahua! =)

    Tekila
    Sempre fico admirado, quando vejo pessoas que "escutam a música" apenas lendo a partitura, sem necessidade de nenhum instrumento.

    edufaria
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Realmente ....

    Muito obrigado!

    é desse tipo de informção que estou precisando.

    agora... QUal peças me indicam???
    espero q algo alem de "parabens pra vc"!
    brincadeira!

    O que me indicarem vou procurar e praticar.
    ______________________________

    Não estou preocupado pq não consigo ler instantaneamente...
    só gostaria de saber se era possivel....

    E depois dos absurdos, que me disseram que algumas pessoas fazem, ja sei q é. agora me deu mais vontade ainda de aprender.
    _________________________

    Obrigado novamente... meus primeiros PROFESSORES =)!

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    edufaria
    E depois dos absurdos, que me disseram que algumas pessoas fazem, ja sei q é. agora me deu mais vontade ainda de aprender.
    hehe! Pois é, as vezes, a capacidade de grandes músicos beira o absurdo! Deixa a gente mto empolgado!

    Mas quanto a recomendações de livros, acho interessante os volumes de "Músicas Favoritas para Piano" do Mário Mascarenhas, que tem desde músicas bem fáceis, até coisas um pouco mais complexas. De resto eu prefiro deixar pras pessoas daqui que conhecem mais do assunto opinarem.

    Obrigado novamente... meus primeiros PROFESSORES =)!
    Poutzz! =)
    Não sei o que dizer, acho que não é pra tanto!! ^^"

    leandro rodrigues
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: leandro rodrigues
    · votar


    edufaria
    Vcs pianistas, conseguem pegar qualquer partitura, q nunca ouviram, e tocar instantaneamente? com semi colcheias, fusas e tudo??

    Não!

    Vou dar um bom exemplo! Certa vez no programa do Jô, um EXCELENTE pianista e MAESTRO, apresentou (tocando ) uma melodia de sua autoria, bem complexa e longa.

    O Jô prá tirar uma com o PIANISTA da sua banda( quinteto ) deu a partitura para o pianista da sua banda tocar, ele deu uma olhada, deu uns toques nas teclas e só. Disse que ia dar uma boa olhada em casa para depois executá-la.

    Nem ele mesmo que é um excelente PIANISTA e MAESTRO, soube ler a partitura de imediato

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Vcs pianistas, conseguem pegar qualquer partitura, q nunca ouviram, e tocar instantaneamente? com semi colcheias, fusas e tudo??

    Sim, eu digo que é, se você estudar leitura bem. Liszt leu à primeira vista o Concerto pra Piano de Grieg, como o próprio Grieg relata numa carta à esposa: "Ele tocou o concerto da maneira que eu imaginei ao escrever, de um jeito que vou precisar ainda de meses para fazer igual, tudo à primeira vista".

    Nem ele mesmo que é um excelente PIANISTA e MAESTRO, soube ler a partitura de imediato
    Mas o Osmar não é tão bom assim, e ele não se dedica muito ao mundo erudito. Quer ver apelação? Ira Levin. O cara lembra de TODAS as peças que ele já tocou, não importa o número de vezes. E ainda lembra das peças que regeu, conseguindo fazer transcrições pra piano de cabeça.

    No Jô, ele começou a tocar a introdução do Réquiem de Mozart, de cabeça, a pedido do Jô.

    edufaria
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Leandro Rodrigues, agora que estudei um pouco vi como o Ken Himura tem razao, é só dar uma passadinha sobre a vida de grandes compositores que vc vai ver como que era a relação deles com a musica, e que ler uma partitura e tocar era tao simples quanto ouvir a música.
    Mozart ,(só podia ser um ET hehehe), ele tocava para os imperadores obras de Haendel, Bach, etc e improvisava sobre elas, isso sem nunca ter viso a obra antes.

    E eu me lembrei que vi uma vez no Jô o Osmar tocar a primeira vista a obra de um pianista convidado. Lembro até do comentario do cara..."são poucos que conseguem fazer isso".

    FOra eles... alguem daqui do fórum já esta perto desse nível?

    AbraçOS!

    edufaria
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Leandro Rodrigues, agora que estudei um pouco vi como o Ken Himura tem razao, é só dar uma passadinha sobre a vida de grandes compositores que vc vai ver como que era a relação deles com a musica, e que ler uma partitura e tocar era tao simples quanto ouvir a música.
    Mozart ,(só podia ser um ET hehehe), ele tocava para os imperadores obras de Haendel, Bach, etc e improvisava sobre elas, isso sem nunca ter viso a obra antes.

    E eu me lembrei que vi uma vez no Jô o Osmar tocar a primeira vista a obra de um pianista convidado. Lembro até do comentario do cara..."são poucos que conseguem fazer isso".

    FOra eles... alguem daqui do fórum já esta perto desse nível?

    AbraçOS!

    Nasch
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    edufaria
    eu não consigo ler a partitura, "traduzir" na minha cabeça e passar para o piano simultaneamente. O que consigo é ler o exercício, entender e deeeeepois ficar tocando as sequencias decoradamente.

    Meu caro, não se sinta só...estou aqui para te fazer companhia...hauahssushauhueheeu

    Abraços...

    edufaria
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    UAHuAH

    agradeço a companhia NascH ! ! !!
    mas....

    vamos estudar =P

    Abraços!

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    FOra eles... alguem daqui do fórum já esta perto desse nível?
    Eu consigo ler muita coisa à primeira vista. Mas isso tudo que consigo, perto da quantidade de músicas escritas que existem, é muito pouco! heheheh

    Então sempre treinando pra melhorar! =]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estudando o Hanon.