Alguém sabe onde encontro tutorial para o Sibelius (editor de partituras)?

    Autor Mensagem
    manllincher
    Veterano
    # set/07


    Estou com o Sibelius instalado em meu computador, mas ñ estou conseguindo grande exito devido a falta de experiência. Para ter uma maio r nação queria saber se alguém conhece algum TUTORIAL, COMENTÁRIO, ALGUÉM FALANDO COMO USÁ-LO, QUALQUER COISA. Pois gostei muito dele, pena q não consigo utilizá-lo com todo o seu poder. Se algúem souber de tradução dele, ficarei muito grato.

    makumbator
    Moderador
    # set/07
    · votar


    manllincher

    Não existe tradução oficial dele. Vc pode tentar usar a ajuda dele. No meu(4.1.5) não abre a ajuda por dentro do programa, mas por fora, no explorer, indo até o diretório consigo abrir e pesquisar na ajuda dele.
    Qual sua dúvida principal?

    manllincher
    Veterano
    # set/07 · Editado por: manllincher
    · votar


    Kara, tenho ele faz pouco tempo, por isso tenho várias dúvidas. Como colocar ligaduras nas notas? Quando escolho uns intrumentos tem como mudá-lo depois? Como acrescento mais pentagramas, compassos? Etc... A ajuda está em inglês?

    makumbator
    Moderador
    # set/07
    · votar


    manllincher

    Ajuda em inglês.
    Para ligaduras, selecione a nota(no caso de ligadura simples entre duas notas), se for em um grupo de notas selecione todas do trecho que quiser. pressione L e verá um menu com ligaduras entre outros procedimentos.
    Para mudar os intrumentos vai em mixer, acho que é M, não lembro agora.

    Para acrescentar compassos vai em create e bar e depois escolhe se quer um apenas(no ponto que selecionou) um no fim ou um número maior(30, 60, 1000, etc...)
    Para mais pentagramas vc pode colocar logo que criar a partitura, ou depois inserirndo mais no instruments and staves(não lembro se é isso mesmo, agora não lembro, depois confiro).

    Lembrando que essas dicas se referem ao 4.0 em diante. Vai mexendo aos poucos que vc aprende enquanto usa...é a melhor maneira!

    manllincher
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Blz cara. Valeu pelas dicas. Vou começar a mexer.

    Nandaviolinistaruiva
    Veterano
    # set/08
    · votar


    makumbator
    o meu sibelius 4 não tá com áudio =(
    vc pode me ajudar?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém sabe onde encontro tutorial para o Sibelius (editor de partituras)?