Canhotos tocando viola ou violino?

    Autor Mensagem
    edinus
    Veterano
    # set/07


    Já vi aquele tópico supercheio de violino, mas queria saber se vocês já viram algum canhoto que toca viola ou violino bem (digo, toca em uma orquestra e não tem nunhum trauma com o arco). Obs: Sou canhoto e fiz minha segunda aula de viola recentemente... Nem lembrei de perguntar isso para a professora.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # set/07
    · votar


    edinus

    Eu conheço um canhoto que toca como tal, foi invertida as cordas e ele não tem nenhuma dificuldade, ele toca numa orquestra de uma igreja e é inclusive responsável pelo ensino de violinistas.
    Mas agora se você está iniciando seria bom tocar como destro, isso não é impossível, só difícil.
    Abraço.

    edinus
    Veterano
    # set/07
    · votar


    O problema é que eu vi um site de um luthier que vende violinos de canhoto (ele já faz ele com a barra harmônica invertica e tal). Nesse site dizia que os canhotos deveriam segurar o arco com a esquerda, já que o arco que dá a dinamica nas notas e é o movimento ativo do instrumento, sendo os dedos que apertam as notas com um papel secundário. Mas eu nunca vi um carinha tocar invertido em uma orquestra, muito menos ouvi falar de um canhoto que aprendeu a tocar do jeito normal e se deu bem....

    luiz_sjrp
    Veterano
    # set/07
    · votar


    edinus

    Nesse caso que eu citei o cara só aprendeu a "arcar" com a mão esquerda porque ele não conseguia fazer com o braço direito, devido a um problema na hora do parto. Se não fosse isso ele tocaria normal com o arco na mão direita. Mas também conheço outros que são canhotos mas que usam o arco na mão direita.

    "violinos de canhoto (ele já faz ele com a barra harmônica invertica e tal)"
    Que barra harmônica é essa, é aquele cavalete por onde passam as cordas no tampo do violino? Se for isso qualquer violino pode ser usado de forma invertida, pois aquela peça é solta.

    Khronos
    Veterano
    # set/07
    · votar


    edinus
    Olha, em orquestra eu duvido que você encontre, se não teria que inverter o lado do violinista na posição normal. Só se for como solista..
    Agora, você ser canhoto ou destro, nao faz lá muita diferença. No caso você vai ter mais facilidade pra aprender o dedilhado e vibrato por exemplo. Quanto ao arco é só treinar que você fica perfeito. =]
    Abraço e bons estudos

    luiz_sjrp
    Veterano
    # set/07
    · votar


    edinus

    Só pra corrigir o que eu falei acima:
    "violinos de canhoto (ele já faz ele com a barra harmônica invertica e tal)"
    "Que barra harmônica é essa, é aquele cavalete por onde passam as cordas no tampo do violino? Se for isso qualquer violino pode ser usado de forma invertida, pois aquela peça é solta."

    Isso que eu citei acima está completamente errado, me desculpem, eu confundi cavalete com "barra harmônica", que eu nem sabia que existia.

    Falando ontem com esse conhecido que é canhoto, ele me falou que não inverteu a barra harmônica, mas que é possível fazer isso com alguém que entenda. O que ele fez foi só mudar o cavalete e inverter as cordas.
    Abraço.

    kiki
    Moderador
    # set/07
    · votar


    edinus
    até onde eu sei (não muito), música erudita é meio chata com essas coisas de canhoto. acredito que a maioria dos canhotos deve tocar como destro.
    acho que o lance não é da barra harmonica ou do ataque do arco. acho que é mais do ensino dos conservatorios (que o proprio nome diz, é muito conservador).

    Khronos
    Veterano
    # set/07
    · votar


    edinus
    Só pra completar. Realmente, você teria que fazer inversão da alma, barra harmonica, e das cordas. Então teria que logo de cara encomendar um violino de luthier.(dá uma procurada no topico do violino q tem um site americano sobre isso) Então vai sair caro pra começar. Mas se você tiver dinheiro e quiser, vai em frente.
    Conversa com o professor do lugar onde você pretende fazer aula sobre isso. Ele poderia te esclarescer melhor.
    Abraços

    Ken Himura
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Primeiro: você toca com ambas as mãos, então não tem fundamento inverter. E o arco vai ser sempre o mais difícil, não importa qual seja sua mão dominante. A posição de tocar violino é aquela!

    Sou canhoto, toco normal, toco em orquestra e nunca tive problema.

    Dogs2
    Veterano
    # set/07
    · votar


    diz a lenda que o Charles Chaplin tocava como canhoto

    Khronos
    Veterano
    # set/07
    · votar


    já é uma surpresa saber q o chaplin tocava violino haha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Canhotos tocando viola ou violino?