Piano popular/harmonia aplicada.

    Autor Mensagem
    Wumpa Crash
    Veterano
    # set/06


    Tô tomando aulas há pouco mais de um mês (faço erudito há ~1 ano e meio), e é bem puxadão.

    Pra quem não conhece, piano popular lida com música popular (no way ur serious), e partitura do tipo tende a ser só linha melódica + cifra, ao contrário de música erudita, que já vem nas folhas exatamente o que é pra ser tocado. Portanto, você tem que, além de naturalmente tocar a melodia, acrescentar ritmo e harmonia. O jeito que você apresenta os dois últimos varia de acordo com o estilo da música em questão. Bossa nova, samba, jazz, marcha, rock, o que for, cada um desses estilos tem uma "receitinha", uma célula rítmica por assim dizer, sobre a qual você aplica os acordes.

    O problema é que como o ritmo se faz nos registros mais baixos (ou seja, mão esquerda), a harmonia fica na mesma mão que a melodia, ficando difícil bagarai, especialmente nos estilos mais rítmicos, como bossa nova, onde tudo é sincopado. Encaixar toma muito trabalho. E quando a melodia se movimenta muito, putz, não dá, tem que ficar pensando muito no que fazer.

    Daí vem o professor com a partitura que nunca viu antes, e sai tocando de boa, ainda enchendo de nuancezinhas, arpejo de acordes, cromatismo e diabo, god, é foda.

    Alguém mais aqui toca? Dicas e tal seriam apreciadas.

    Jabijirous
    Veterano
    # set/06
    · votar


    pra quem só tocava piano erudito, sem ter conhecimento de harmonia, ritmos brasileiros, jazz etc etc, fica meio dificil, meu conselho é, se tu quer tocar de forma que bateu olhou e tocou como seu professor estuda harmonia funcional!! e escute bastante, escuta cesar camargo mariano, zimbo trio etc, e estuda ritmos brasileiros, pq nao é facil tocar musica brasileira bem tocada!!! tem um livro do antonio adolfo que tem varias levadas de piano, esquecio o livro, acho que é "o livro do musico"!!! boa sorte e bons estudos

    Wumpa Crash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Já estudava harmonia aplicada/analítica há algum tempinho já, com o mesmo professor por sinal. Foi vendo ele tocar as músicas a serem analisadas, pra entender melhor a harmonia, que eu me interessei pelo piano popular.

    Os acordes em si não são o problema. Ainda não consigo olhar a cifra, com nonas e décimas primeiras e tudo mais, e colocar o acorde na posição apropriada imediatamente, tenho que parar pra pensar, mas conhecer eu conheço. O problema é encaixar com a melodia, tudo de um jeito que soe bem.

    Jabijirous
    Veterano
    # set/06
    · votar


    o piano tem isso de dificil, diferente do violao que voce tem desenhos hehehe

    Tigher
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Wumpaaaaaaaaaaaaaaa Kra pq sumistes assim?? =// poxa nunca mais te vi por aqui nem no msn! mudou de msn????
    xD e os estudos como vão? td blz?
    faz tempo hein!

    Wumpa Crash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    carai tigher, quanto tempo

    há mó tempão atrás meu pc quebrou e ficou tipo 2 meses sem consertar, quando eu voltei eu meio que esqueci a senha do MSN e criei outro >_>

    mas aí eu lembrei a da conta aqui no cifraclub e acho que é a mesma na conta velha do MSN, mais tarde eu tento entrar

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/06 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    procura algum metodo livro ou video do wilson curia

    http://www.wilsoncuria.com.br/

    ---------------------------------------------------

    se achar pesado ter "que pensar" pra executar a parte de ritmo e harmonia por cifras tem "o melhor da música popular brasileira" do mario mascarenhas" são 10 volumes
    as músicas vem tudo escrito com clave de sol e clave de fá mas a ideia é parecido com o que você comentou com a "harmonia entre as mãos" você cuidando do baixo com a esquerda tendo o solo com a direita e a harmonia lá no meio
    as musicas tem algumas reharmonizações e mudanças de tom comparando com o original

    o unico problema é que falar de mario mascarenhas tem muita gente que torce o nariz e até com razão a maioria dos metodos são musicas facilitadas com arranjos simplorios que até o richard claydeman acharia xarope
    mas esses livros fogem desse conceito

    Wumpa Crash
    Veterano
    # set/06
    · votar


    minha professora tinha uns livros do Mário Mascarenhas, só que era de jazz. Bem dificilzão, ele constantemente deixava a melodia e a harmonia em duas vozes independentes, e com as figuras rítmicas complicadas de ambas ficava mó complexo.

    Minha intenção não é fugir do trabalho, apenas ter algumas dicas de como realizá-lo. Eu nem saberia explicar bem no que eu estou tendo dificuldades, tem horas que eu nem sei o que fazer direito.

    som
    Veterano
    # out/06
    · votar


    até o richard claydeman acharia xarope

    uhuahauh

    Lucy music
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Daí vem o professor com a partitura que nunca viu antes, e sai tocando de boa, ainda enchendo de nuancezinhas, arpejo de acordes, cromatismo e diabo

    até o richard claydeman acharia xarope

    hahaha ri muito disso tudo =P

    (ps: pode escrever palavrão aqui?) o.O

    Pardal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Lucy music

    Daí vem o professor com a partitura que nunca viu antes, e sai tocando de boa, ainda enchendo de nuancezinhas, arpejo de acordes, cromatismo e diabo

    Prova de que é possível tocar à primeira vista XD!

    ricre
    Veterano
    # out/08
    · votar



    até o richard claydeman acharia xarope

    será

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Lucy music
    (ps: pode escrever palavrão aqui?) o.O
    Tipo, dizer que o Clayderman acharia uma merda você pode. Xingar um usuário não é aconselhável, já que tem o coisinho de Denunciar em cada post. =P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Piano popular/harmonia aplicada.