Socorro! Preciso de ajuda!!

    Autor Mensagem
    erica_hotts
    Veterano
    # dez/05


    Oi.. será que alguém pode me dizer como eu faço pra resolver esse exercício?? http://geocities.yahoo.com.br/erica_hotts/composicao.JPG

    Renato Dell
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: Renato Dell
    · votar


    Vai contando

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    http://rapidshare.de/files/9079374/exercicio.MID.html

    tem unissono nao sei se vc ja aprendeu a usar unissono!!

    Leandro Gardini
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Vc já estudou harmonia???Se não estudou vai ficar dificil mesmo!!!

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    esse exercicio é facil!!! quando chegar na 9 da dominante ai começa fica bom !! :P

    escuta musica do bach!! esse tipo de harmonia é do barroco!! principalmente os corais!!

    Bero Vidal
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    erica_hotts

    Oi.. será que alguém pode me dizer como eu faço pra resolver esse exercício?? http://geocities.yahoo.com.br/erica_hotts/composicao.JPG[/i]

    Isto é um exercício de movimento de vozes e Cadência.

    Primeiro vc tem que ver qual é a tonalidade.
    R. Sol Maior.

    Se Sol é a tônia, para que grau ela está progredindo?
    R. Neste caso, precisaremos analizar cadência por cadência até a fermata. Primeiro compasso = O I grau vai para o V na primeira inversão: A-D-A (com baixo em fá#), portanto, Ré Maior com a terça invertida. Depois retorna para a tônica (G-D-B). Em seguida, no quarto tempo do primeiro compasso, vai para o V grau novamente com a quarta de ré (sol) indo para a terça (fá#) fazendo uma bordadura. Acaba-se o primeiro compasso. Temos então no primeiro compasso as seguintes cadências: I-V, I-V.
    Segundo Compasso = Começa em mi menor com sétima (E-G-D-G), ou seja, vi Grau (quando o grau é menor, coloca-se a letra do alfabeto romano dos graus em minúscula), com uma bordadura que pega dó#, progredindo para o V grau na primeira inversão (F#-A-D-A), com nota de passadem no baixo para alcançar o ii grau (A-C-E), lá menor. Outra nota de passagem (sol no tenor), alcança finalmente o V grau (D-F-A-D).

    E Depois?
    Se você percebeu, há cadências básicas: I-V, V-I. Portanto, para concluir o exercício, preste atenção em quais são as notas que compôem a melodia e forme o restante do acorde, sempre prensando em cadência em cada tempo do compaso, como nos dois anteriores.

    Se a primeira nota da melodia é sol, pela lógica, temos um primeiro grau. Então vamos formar o acorde: G-B-D. Se a última nota do baixo do segundo compasso é D, então podemos começar este compasso com a tônica em segunda inversão. D-G-B-G (De baixo pra cima).

    Aliás. Manda um e-mail pra mim que eu te passo o exercício resolvido com as respectivas explicações.

    Bero Vidal
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Meu e-mail é

    berovidal@hotmail.com

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Esse é um perfeito exercício de encadeamento, com todas as regras q devem ser levadas em consideração: evitar quintas e oitavas paralelas, manter notas em comum na msm altura, ñ dobrar as terças, etc...
    As considerações do Bero Vidal são muito pertinentes, só gostaria de fazer uma pequena correção referente ao terceiro acorde do segundo compasso, pois trata-se de um acorde de AM ao invés de Am (devido ao dó# q aparece no acorde de Em), ou seja, V de V (ou dominante da dominante - pela análise funcional).Como ele bem disse, a progressão harmônica do coral segue cadências bem definidas e pode-se levar em conta esse fato para concluir o restante.Vc pode terminar utilizando apenas cadências V-I (cadência autêntica).
    Mas fique atenta para as regras de encadeamento q, com certeza foram levadas em conta no início do exercício...Infelizmente ñ conheço nenhum site q ensine a fazer encadeamentos, mas se quiser pode me adicionar tmb q eu te dou uns toques pelo msn.T+...
    mindulindo_rp%hotmail.com

    Obs: substitua % por @.

    erica_hotts
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Bero Vidal e Juliano de Oliveira: Muito obrigada a vocês! Na época que eu postei isso aqui eu não fazia idéia do que fosse cadência ou encadeamento! hehehe!
    Mas muito obrigada mesmo! Áo ler esses conselhos eu esclareci até uma dúvida que eu tinha na faculdade! Heheh!

    []'s

    Ata
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    erica_hotts
    _o/

    vc estuda onde?

    Músico solidário
    Veterano
    # set/06
    · votar


    erica_hotts
    Érica,

    quero esclarecer contigo algo: posso enviar uma solução no formato Encore? Eu uso a versão 4.2.1 do programa.
    Cordialmente

    Marcelo

    Músico solidário
    Veterano
    # set/06
    · votar


    erica_hotts
    Estou dependendo da tua resposta à minha pergunta enviada no dia 1 deste mês de setembro.

    erica_hotts
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Músico solidário
    Oi!! Eu enviei uma mensagem para você, não sei se viu!
    Muito obrigada por querer me ajudar com o exercício! Por mim, poderia ser em .ENC sim, é claro!
    Eu tinha urgência nesse arquivo no ano passado, mas seria interessante saber como ficaria a resolução certa!

    Abraço,

    Érica!

    erica_hotts
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ah sim, e por favor me desculpe pela demora da resposta!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Socorro! Preciso de ajuda!!