EruditoXPopular

    Autor Mensagem
    StoneColdDead
    Veterano
    # set/05


    faz um tempo q tenho notado q as vezes rola mto preconceito de ambas as partes...tipo, musicos eruditos, principalmente mais velhos e professores de faculdade e tal, descem lenha em musica popular e vice versa....eh impressao minha??? qq vcs acham disso??

    StoneColdDead
    Veterano
    # set/05
    · votar


    soh pra constatar um episodio q aconteceu, fui nun workshop de uma faculdade aqui, ai tinha varios pianista dando as aulas e tal, e teve um, nao lembro o nome, q convidou tres professores de lah pra tocarem um blues, e os kras se recusaram....ai um aluno foi toca...=/

    John Elf
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Preconceito não presta, independente da forma.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/05
    · votar


    convidou tres professores de lah pra tocarem um blues, e os kras se recusaram


    falar não gosto, não é meu estilo, sou + erudito, "repilo" é uma das formas de assumir que é um ignorante que por preconceito, não aprendeu tudo que pode ser feito no piano, e vem com papinho erudito é que é superior

    ....ai um aluno foi toca...=/
    e ainda pagaram pau pra aluno

    só existe dois tipos de músicas

    as boas e as ruins

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # set/05
    · votar


    StoneColdDead
    De fato existe e muito preconceito ainda em ambas as partes, mas isso pq é nato a nós defendermos nossos gostos e ideologias, enxergando sempre, em primeiro lugar os aspectos negativos do q é adverso ao nosso costume ou cultura.
    Mas eu acho q todo esse preconceito deve-se à falta de conhecimento ao q nos é distante, sendo assim, fica mais fácil criticar do q procurar se informar (para algumas pessoas).Mas gostaria de ressaltar q ñ é o caso dos professores de universidades e nem de grandes músicos (pelo menos na minha opinião).O q acontece é q existe uma certa confusão da parte de pessoas menos informadas q denominam popular tudo q é diferênte de erudito e erudito tudo q ñ é popular!Existem universos musicais muito bem definidos, como eu citei em outro tópico, q é o caso do universo da música popular, de entretenimento, erudita e dois universos q podemos citar como sendo paralelos q são os da música sacra e de cinema.Fiz essa citação pra enfatizar q, muitas vezes alguém critica um universo, como no caso do da música de entretenimento (q é a maior vítima de preconceito, pois atende apenas às estratégias comerciais da mídia) e qm ouve, interpreta mal, pensando q ela se referia a todas as músicas q ñ fossem eruditas.A música popular é uma das maiores riquezas culturais do nosso país e duvido muito q alguém com uma suficiente maturidade musical venha a criticá-la, ainda mais em se tratando de professores de universidades....
    Bem...na minha opinião, músico q se preza tem q aprender música, ñ se importando se é erudita, popular, entretenimento...Depois de conhecer de tudo ele pode opinar e tirar suas próprias conclusões das virtudes e dos defeitos de cada gênero musical e se aperfeiçoar no q mais lhe agrada.

    Marcelo Torca
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Ser músico erudito é ser vítima do preconceito, isso não pode ser negado, pois não há abertura na música erudita, os novos compositores são duramente discriminados. Quem vê e ouve as orquestras tocando músicas de compositores novos? Os espaços são restritos, e geralmente induz a pensar que música erudita é do século XIX para trás, o que está errado.
    Também há preconceito quanto à Música Brasileira, mesmo depois de Villa-Lobos e Francisco Mignone, ainda não é aceito elementos ditos populares na confecção erudita, e isto é um equívoco, pois se somos brasileiros, temos a nossa cultura, como também temos de incorporar esses elementos a nossa Música Erudita.
    Não gosto de me considerar compositor ou músico erudito, pois não há espaços para aparecer, e como vou poder ganhar dinheiro? Apresentei um trabalho popular numa feira de cd, consideraram erudito, lembrando que era instrumental, e isso foi um peso grande no momento da classificação, eu questionei com os organizadores do evento, e senti ser este o motivo de não ser classificado.
    Espero que haja um espaço maior para a música como um todo, e para começar acontecer isso, é quem trabalha com música, principalmente estesque estão neste fórum, começarem a se unir, para brigar e lutar por espaços. Uma boa idéia seria fazer uma caravana musical.

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    É a coisa mais ridícula do mundo comparar o Erudito com o Popular.

    Os dois são arte, e medir a arte é um descabimento.

    Na dúvida, curta os dois.

    Tromeu
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Tem muito músico acadêmico que aprecia música popular. Que eu saiba, Lizst, Villa-Lobos, Bartók, Dvorak e muitos outros possuem obras inspiradas ou desenvolvidas a partir de temas populares.
    Obviamente o conceito de música popular não é o mesmo que o de música comercial.

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Todo bom músico aprecia a música popular!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original