Matheus_Strad Veterano |
# set/05
RACHMANINOV
Rapsódia sobre um tema de Paganini, Op. 43, para piano e orquestra.
Sergio Rachmaninov, histórico produto do século XIX. Este compositor e sensacional pianista, que nasceu na Rússia, em 1873 e faleceu nos Estados Unidos em 1943, não somente assistiu em sua vida a profundas mudanças sociais e tremendos sucessos bélicos, mas também foi espectador de notáveis transformações no campo da criação musical. Não obstante, esses acontecimentos não parecem ter atrapalhado o compositor Rachmaninov, sem dúvida por terem acontecido dentro do período do romantismo, recebido especialmente de Tchaikovsky, Schumann, Chopin y Liszt.
Os quatro concertos para piano e orquestra e a Rapsódia sobre um tema de Paganini, nesta, com as cinco únicas páginas compostas por Rachmaninov para esta espetacular combinação instrumental, figuram entre as obras mais apreciadas dentro da literatura romântica do gênero. O sensualismo do estilo, de evidente procedência tchaikovskiana, é mórbido e atraente.
Rachmaninov compôs sua Rapsódia, Op. 43 em 1934, durante sua residência às beiras do lago da Lucerna, na Suíça. A estréia aconteceu em Baltimore nesse mesmo ano, no dia 07 de novembro, com o próprio compositor no piano e a Orquestra da Filadélfia, regida por Leopoldo Stokovki. O tema utilizado nesta obra pertence ao último dos 24 Caprichos, Op. 1, do Paganini e é apresentado em Lá menor. Logo se escuta uma variação que intervém do piano e que só tem o caráter de um esboço esquemático em vinte e quatro compassos. A segunda variação apresentada no piano possui um tema elegantemente ornamentado. A terceira é um é composta num trecho em que violinos e madeiras dialogam em pianíssimo com o instrumento solista. A quarta adiciona ao piano e as cordas o timbre do corno inglês. Na quinta o piano adquire preponderância de caráter rítmico, quando no sexto um tratamento rapsódico, com cadências a cada seis e oito compassos. Na sétima variação o piano apresenta a tradicional melodia do Die Irae (Dia de Ira ou Dia do Juízo Final), onde entram os fagotes e os violoncelos em pizzicato, seguindo fiéis ao tema de Paganini. Assim vai trabalhando Rachmaninov suas vinte e quatro variações, na base dessa matéria temática, na qual são adicionados episódios distintos. Na última variação, o tema do Juízo Final se eleva a um ritmo continuamente crescente que logo se aplaca para deixar ao tema de Paganini a última palavra.
A Rapsódia sobre um tema de Paganini é uma das obras mais difundidas de Rachmaninov, sem dúvida por seu arrebatador impulso melódico.
FONTE: Pesquisa e tradução: Matheus_Strad
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