compassos correspondentes

    Autor Mensagem
    mozart
    Veterano
    # set/05


    alguém poderia me explicar qdo os compassos correspondentes são antagônicos e qdo não são?... e um exemplo disso ..
    vlw..

    mozart
    Veterano
    # set/05
    · votar


    queiram me desculpar...
    o assunto se refere a compassos EQUIVALENTES...
    HEHEHE..

    mozart
    Veterano
    # set/05
    · votar


    e não a compassos correspondentes...

    Ata
    Veterano
    # set/05
    · votar


    mozart
    queiram me desculpar...

    Tudo bem, mas o "Editar" serve pra coisas assim.


    Agora é esperar o Juliano entrar que ele provavelmente sabe.

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # set/05
    · votar


    mozart
    Vc se refere à compassos simples e compostos??Qias são os respectivos compassos simples equivalentes a determinados compassos compostos, é isso??

    mozart
    Veterano
    # out/05
    · votar


    compassos equivalentes... são compassos que possuem a mesma unidade de compasso... por exemplo o compasso 4/8 tem a mesma unidade de compasso de um compassoo 2/4,.. ambos temos a mínima completando todo o compasso...

    há dois tipos de compassos equivalentes:
    os ANTAGÔNICOS e
    os NÃO ANTAGÔNICOS...

    alguém podia me explicar melhor sobre cada uma dessa subdivisão..????

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # out/05
    · votar


    compassos equivalentes... são compassos que possuem a mesma unidade de compasso... por exemplo o compasso 4/8 tem a mesma unidade de compasso de um compassoo 2/4,.. ambos temos a mínima completando todo o compasso...
    Ops...acho q vc fez uma pequena confusão!
    Compassos equivalentes são compassos q possuem os msms tempos e ñ a msm unidade de compasso de compasso.A diferênça é q os tempos dos compassos compostos são subdivididos por três outros tempos, q seriam as unidades de pulsação.No caso do 4/8 e 2/4, ambos são simples, pois os numeradores são respectivamente 4 e 2.Pelo numerador, identificamos se um compasso é simples, composto ou misto e ñ pela unidade de compasso.
    Um exemplo de compassos equivalentes seria: 6/8 (composto de 2/4) pois ambos são divididos em dois tempos, sendo q cada um dos dois tempos do compasso composto pode ser subdividido por 3.
    Já os compassos antagônicos, eu nunca ouvi falar ou, se já ouvi, eu conheço-os por outro nome...Vou procurar me informar...

    anonimo_83
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Juliano de Oliveira
    Cara, lamento informar, mas a definição do mozart está certa!
    Compassos correspondente ou equivalentes, sao aqueles que possuem a mesma Unidade de compasso, como 4/4 e 2/2!

    Esses compassos sao chamados de ANTAGONICOS, quando suas UNIDADES DE TEMPO, nao coincidem entre si, por exemplo, compasso 6/8 e 3/4, ambos possuem a minima pontuada como UNIDADE DE COMPASSO, mas suas unidades de tempo nao coicidem na pulsação, pq a U.T. de 6/8 é uma seminima pontuada, e a U.T. da 3/4 é a seminima, logo as U.T. nao serao executas simultaneamente!

    Ja esses compassos NÃO serão chamados de ANTAGONICOS, quando as U.T. coincidirem uma ou mais vezes apos a tempo inicial, como por exemplo 4/4 e 2/2

    Ah, indicações e exclarecimentos no livro de teoria musical do Bohumil Med, 4ª edição revista e ampliada, pag. 125!

    Vale ressaltar que essa teoria de compassos é possivelmente chamada de teoria FRANCESA, que é a utilizada no Brasil e que difere em partes da TEORIA ALEMA de compassos.

    Abraços

    mozart
    Veterano
    # out/05
    · votar


    BALBINO JUNIOR

    vlw pela postagem...
    eu também achei o conteúdo ... no livro do Bohumil...
    mas muito resumido, e não tinha conseguido esclarecer bem o assunto...
    mas ja deu pra ter uma noção da diferença entre os compassos equivalentes antagônicos e não antagônicos

    mozart
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Juliano de Oliveira

    O q vc postou ae .. se refere a compassos correspondentes,onde temos dois compassos... que têm o mesmo número de tempos, um compasso composto e outro simples...

    mas eu me refiro a compassos EQUIVALENTES: q são compassos q possuem a mesma unidade de compasso.

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # out/05
    · votar


    mozart
    Ahhh....me desculpe, eu me equivoquei e troquei os conceitos!!

    Músico solidário
    Veterano
    # out/06
    · votar


    mozart
    A única coisa de que me recordo é o seguinte:

    1 - onde um compasso tem a unidade de tempo simples ou composta, o outro tem o contrário;
    2 - dum compasso simples dado, o correspondente será resultante da multiplicação do número superior por 3 e do inferior por 2;
    3 - no caminho inverso, divide-se o superior por 3 e o inferior por 2.

    Alguns exemplos:

    2/4 e 6/8
    4/8 e 12/16

    Fácil para se lembrar é assim, baseando-se nos números superiores:

    a) simples: 2, 3, 4, 5 ou 7;
    b) compostos: 6, 9, 12, 15 ou 21.

    Ainda outro detalhe relevante:

    a) nos simples, o número inferior é a unidade de tempo;
    b) nos compostos o inferior é a subdivisão da unidade de tempo.

    Assim, apenas para ilustração, 3/2 e 6/4 não são correspondentes; eis o porquê:

    3/2 (3 × 3 = 9; 2 × 2 = 4) <=> 9/4

    6/4 (6 : 3 = 2; 4 : 2 = 2) <=> 2/2

    Quanto às unidades de compasso, 3/2 e 6/4 têm sim a mesma (semibreve pontuada), mas seus correspondentes tem diferentes:

    9/4 = mínima pontuada ligada a semínima pontuada;

    2/2 = semibreve simples (ou não-pontuada)

    Quanto à unidade de tempo:

    6/4 e 9/4 = mínima pontuada

    3/2 e 2/2 = mínima simples

    Acredito que agora esteja tudo devidamente esclarecido.

    Ata
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Vale ressaltar que essa teoria de compassos é possivelmente chamada de teoria FRANCESA, que é a utilizada no Brasil e que difere em partes da TEORIA ALEMA de compassos.

    Na minha opinião:

    A "Teoria Alemã" é muito melhor, mais coerente e mais abrangente na prática musical. Segundo essa teoria, por exemplo, o compasso 4/4 é composto, o que faz mais sentido.
    A "Teoria Francesa" se contradiz em alguns pontos. É o tipo de coisa em que a coisa espontaneamente surgiu, depois tentaram fazer leis detalhadas sobre a coisa, mas acabou que não adiantou mais. Segundo essa teoria, por exemplo, compasso 3/4 é composto, mas ao mesmo tempo não é.

    Como deixei claro em Na minha opinião:, essa é a minha opinião, e todos tem o direito de discordar e passar por riba dela.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original