Portato e tenuto

    Autor Mensagem
    Fábio de Carvalho BArbini
    Veterano
    # set/05


    gostaria que alguem me explicasse qual a grafia correta dos sinais de portato e de tenuto na música, e se possível como executar.

    Obrigado,
    Fábio

    guidc
    Veterano
    # set/05
    · votar


    acho que ta certo escrever tenuto, que é uma indicação de que a nota deve ser tocada com toda sua duração. É o contrário do staccato, onde a nota é mais curta.

    portato eu não sei o que é, mas no violino tem um negócio que chama ligadura de portamento. Eu nunca vi isso em livro nenhum, mas sempre me disseram (professores) que quando se tem duas notas ligadas e ambas com indicação de tenuto, ou a primeira com tenuto e a segunda com staccato, deve-se tocar as duas notas com a mesma arcada só que separando o som, como se fossem duas arcadas. Deu pra entender? Eu acabei de ler o que escrevi e ficou meio confuso, mas não tem outro jeito, eu teria que te mostrar com o violino...

    Fábio de Carvalho BArbini
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Valeu, guidc, entendi, ficou claro .

    Eu toco flauta e acho que o portato devo executar separando as notas mas sem ataque sem cortar a frase tambem. Obrigado

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # set/05
    · votar


    O portato é a msm coisa q o non legato e pode ser escrito como uma série de notas em estaccato e com uma ligadura de efeito sobre elas.

    Ata
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Juliano de Oliveira
    seria... atacar cada nota mas não destacar?

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Seria um meio termo entre staccato e legato...

    Ata
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Juliano de Oliveira
    ah, isso... não sabia que se chamava assim. valeu =]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original