O número phi

Autor Mensagem
Reacionary Truth
Veterano
# jul/05 · Editado por: Reacionary Truth


Chamamos Phi ao número 1,618... identidicado como a Divina Proporção.
Durante anos o homem procurou a beleza perfeita, a proporção ideal. Os gregos criaram então o retângulo de ouro. Era um retângulo, do qual havia-se proporções... do lado maior dividido pelo lado menor e a partir dessa proporção tudo era construído. Assim eles fizeram o Pathernon... a proporção do retângulo que forma a face central e lateral. A profundidade dividia pelo comprimento ou altura, tudo seguia uma proporção ideal de 1,618.

Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3a fileira e assim por diante.

O número Phi aparece com uma constância notável na Natureza. Podemos encontrá-lo na forma de crescimento das plantas e dos demais seres vivos, nos chifres dos cordeiros selvagens, nas presas dos elefan tes, na distribuição das sementes das plantas, nos caracóis, nas coníferas, nas escamas de peixes e em tantos outros locais...

A partir de 2 coelhos, Fibonacci (matematico) foi contando como eles se aumentavam a partir da reprodução de várias gerações e chegou numa seqüência onde um número é igual a soma dos dois números anteriores

1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89...

1+1=2
2+1=3
3+2=5
5+3=8
8+5=13
13+8=21
21+13=34
E assim por diante.

Aí entra a 1ª "coincidência"; proporção de crescimento média da série é... 1,618. Os números variam, um pouco acima às vezes, um pouco abaixo mas a média é 1,618, exatamente a proporção das pirâmides do Egito e do retângulo de ouro dos gregos

Então, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova idéia de tal proporção que os cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemáticos e começaram a descobrir coisas fantásticas.

-A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos em uma colméia é de 1,618;

-A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;

-A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;

-A proporção em que se diminuem as folhas de uma arvore a medida que subimos de altura é de 1,618;

-E não só na Terra se encontra tal proporção. Nas galáxias as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa espiral obedecendo à proporção de 1,618 também.

Por exemplo:

-Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão; o resultado é 1,618.

-Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo; o resultado é 1,618.

-Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra. O resultado é 1,618;

-Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618;

-A altura do seu cranio dividido pelo tamanho da sua mandíbula até o alto da cabeça. O resultado 1,618;

-Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax. O resultado é 1,618;

(considere erros de medida da régua ou fita métrica que não são objetos acurados de medição).

Tudo, cada osso do corpo humano é regido pela Divina Proporção.

Por isso, o número Phi ficou conhecido como A DIVINA PROPORÇÃO. Porque, os historiadores descrevem que foi a beleza perfeita que Deus teria escolhido para fazer o mundo.

Ela aparece por ser realmente importante ou é apenas uma coincidência forçada pelo homem?

TIO_TEDDY
Veterano
# jul/05
· votar


axo q vc andou lendo o "Código Da Vinci" acertei?

Reacionary Truth
Veterano
# jul/05
· votar


TIO_TEDDY
naum, mas gostaria de ler..pq?

flea fan
Veterano
# jul/05
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/96470/

TIO_TEDDY
Veterano
# jul/05
· votar


Reacionary Truth

pq fala sobre esse numero no livro

Reacionary Truth
Veterano
# jul/05
· votar


TIO_TEDDY
Ah é? tenho q descolar este livro!

Keldorn
Veterano
# jul/05
· votar


Número áureo... amigo meu estudante de matemática me falou disso umas vezes ano passado.

TIO_TEDDY
Veterano
# jul/05
· votar


Reacionary Truth

eh

flea fan
Veterano
# jul/05
· votar


TIO_TEDDY
Esse livro é de que afinal? Já ouvi gente falando que tem coisa de teoria de conspiração, agora número áureo também.

Rato
Veterano
# jul/05
· votar


Ah é? tenho q descolar este livro!
a hã! e eu sou o papai noel

raklita
Veterano
# jul/05
· votar


já vi uma vez na televisao, que se tivermos essa prporçao nas medidas da nossa cara, quer dizer que o nosso rosto é perfeito, XD qualquer coisa assim do genero, mas nao sei se é verdade.

Zakk Wylde_
Veterano
# jul/05
· votar


isso nom ecziste

anderson luiz
Veterano
# jul/05
· votar


isso nom ecziste (2)

R4VEN
Veterano
# jul/05
· votar


Vcs não viram nada;;;
Vcs tem que ver a teoria dos Fractais e o Conjuto de Mandelbrot as ilhas de Koch, o conjunto de Julia..
Isso sim é de matar...

let me live
Veterano
# jul/05
· votar


issu nom ecxziste (3)

Ganon
Veterano
# jul/05
· votar


Alguém aí já ouviu "música fractal"?

é o troço mais estranho q eu já ouvi. Dizem que quem ouve muito fica hipnotizado. (o-O)

maggie
Veterana
# jul/05
· votar


O que é o Pi, e como ele pode ser encontrado na Pirâmide?

O Pi em si não é uma construção misteriosa ou mesmo mágica. O Pi é simplesmente o valor ao qual você tem que multiplicar o diâmetro de um círculo para obter sua circunferência. O valor aproximado de Pi pode ser obtido através de experiências simples. Você pode pegar uma roda de 1 metro de diâmetro, rolá-la na terra uma volta completa e medir então a distância que ela percorreu. Sem segredo, será algo ao redor de 3,14 metros. Ou você pode enrolar uma corda em torno de uma roda e medir seu comprimento. Os antigos egípcios usavam simplesmente 3 como um multiplicador, e isto é preciso o suficiente para as aplicações cotidianas. Muito mais tarde, centenas de anos após a construção das pirâmides, eles usariam 3 + 1/7.

texto completo aqui

Ganon
Veterano
# jul/05
· votar


maggie

Phi, não Pi

é Ø o símbolo dessa letra, eu acho.

maggie
Veterana
# jul/05
· votar


Ganon
Eu só colei a notícia..
:)

Ganon
Veterano
# jul/05
· votar


maggie

Ah bom :)

TIO_TEDDY
Veterano
# jul/05
· votar


flea fan

tem de td um poko... me falaram q ele era mt bom e tal... mas eu naum axei mt bom naum... tipo... tem mt livro melhor q esse...

Digmatus Ferreira
Veterano
# jul/05
· votar




HyperViruz
Veterano
# jul/05
· votar


ué de novo?

Reacionary Truth
Veterano
# jul/05
· votar


TIO_TEDDY
é um documentario esse livro?

flea fan
Veterano
# jul/05
· votar


Vcs tem que ver a teoria dos Fractais

Aí já tá apelando.

BaDComPaNY
Veterano
# jul/05
· votar


Numero de ouro presente em todas obras de Da Vinci

gui_l
Veterano
# jul/05
· votar


O centro das margaridas pode ser representado por uma equação...

flea fan
Veterano
# jul/05
· votar


A trajetória do catarro após uma tosse pode ser representada por uma equação.

Reacionary Truth
Veterano
# jul/05
· votar


uma equação pode ser representado pela trajetoria de um catarro pela boca.

Kyra Spring
Veterano
# jul/05
· votar


Isso apareceu naquele livro, O Código Da Vinci. Só que eu ainda não tive a chance de comprovar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O número phi