Schrödinger tinha um gato

    Autor Mensagem
    flea fan
    Veterano
    # jun/05


    O gato é colocado numa caixa selada. No interior da caixa existe um dispositivo que contém um núcleo radioativo e um frasco de gás venenoso. Quando o núcleo decai, emite uma partícula que acciona o dispositivo, que parte o frasco e mata o gato. De acordo com a mecânica quântica, o núcleo é descrito como uma mistura de "núcleo decaído" e "núcleo de não decaído". No entanto, quando a caixa é aberta o experimentador vê só um "gato morto/núcleo decaído" ou um "núcleo não decaído/gato vivo." A questão é a de saber quando é que o sistema deixa de ser uma mistura de estados e se torna num ou noutro? O objetivo da experiência é ilustrar que a mecânica quântica é incompleta se não existirem regras que descrevam quando é que a função de onda colapsa e o gato se torna morto ou vivo em vez de uma mistura de ambos.


    Ao contrário da convicção popular, Schrödinger não pretendia mostrar que existem gatos mortos/vivos; o que ele queria mostrar é que a mecânica quântica é uma teoria incompleta.


    Segundo a interpretação de Copenhaga, um sistema deixa de ser uma mistura de estados e passa a ser um único estado quando se dá uma observação. Esta experiência ilustra que não é claro qual é o momento exato da observação. Poder-se-ia argumentar a posição absurda de que enquanto a caixa está fechada, o sistema é uma sobreposição de estados "gato morto/núcleo decaído" e "gato vivo/núcleo não decaído" e só quando a caixa é aberta e se dá uma observação é que a função de onda colapsa num dos dois estados. Isto é absurdo, e intuitivamente pensar-se-ia que a "observação" se dá quando uma partícula do núcleo bate no detetor. No entanto (e isto é a ideia crucial da experiência), nao há qualquer regra para escolher entre as duas hipóteses, e a mecânica quântica é incompleta sem explicações para a existência de tais regras.


    Segundo a interpretação dos universos paralelos de Everett, ambos os estados persistem. Quando um observador abre a caixa, ele torna-se um tanto emaranhado com o gato, então o observador declara o correspondente ao que vê, se o gato está vivo ou morto sendo que cada um não pode ter nenhum interação com o outro.

    Curiosamente, estas ideias têm algum interesse prático, já que podem ser aplicadas à criptografia quântica. É possível enviar através de uma fibra ótica, luz que é uma mistura de estados. Se for possível colocar um aparelho no meio do cabo que intercepte a transmissão e a retransmita, seria possível observar que a luz colapse num dos estados. Através de uma análise estatística realizada na outra extremidade do cabo, é possível determinar se a luz foi interceptada e retransmitida ou não. Isto permite o desenvolvimento de sistemas de comunicação que não podem ser detectados sem que isso seja observado. Esta experiência (perfeitamente realizável) também ilustra que a "observação" em mecânica quântica não tem nada a ver com consciência, já que uma detecção perfeitamente inconsciente também afetará o sinal de foma detectável.




    O Gato de Schrödinger é uma experiência mental inventada por Erwin Schrödinger que procura ilustrar a incompleta teoria da mecânica quântica do sistema macroscópico ao sub atômico.

    Robita
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    O.o

    flea fan
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Conhece?

    pedrunk
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Então tá explicado

    Dave Grohl
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Robita
    os Gatos têm vértebras caudais e músculos auriculares. Nós seres humanos temos esses músculos pouco desenvolvidos e nossas vertebras terminam nas vertebras sacrais. Além do mais a posição anatômica do ser humano é totalmente diferente da do gato, por isso é bom ficar esperto antes de analisar partes do corpo que sejam anteriores ou posteriores.

    flea fan
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Scrhödinger teve papel fundamental na Mecânica Quântica, área que desbancou definitivamente o determinismo da Física Clássica e abriu as portas para um novo conceito de Física, que trabalha com probabilidades, situação essa onde é impossível determinar o resultado final de um evento mesmo que conhecidas todas as condições iniciais.

    pedrunk
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    flea fan

    tem a ver com akelas coisa de moimento browniano e tal?

    Robita
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Dave Grohl

    oh god!

    Dave Grohl
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Robita
    Good Grief

    flea fan
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    pedrunk
    Na verdade não. O movimento Browniano foi um fenômeno observado por Robert Brown, onde partículas de pólen(se não me engano) em suspensão na água, observadas no microscópio, apresentavam um movimento desordenado e muito rápido. No início ele pensou se tratar de uma nova forma de vida, porém mais tarde Einstein provou que se tratava do choque das moléculas(que até então ainda não tinham sua existência comprovada) de água que fazia os grãos se moverem.

    Rato
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    sem paciência para ler

    Quito
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    ??

    Rato
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    De acordo com a mecânica quântica, o núcleo é descrito como uma mistura de "núcleo decaído" e "núcleo de não decaído". No entanto, quando a caixa é aberta o experimentador vê só um "gato morto/núcleo decaído" ou um "núcleo não decaído/gato vivo." A questão é a de saber quando é que o sistema deixa de ser uma mistura de estados e se torna num ou noutro? O objetivo da experiência é ilustrar que a mecânica quântica é incompleta se não existirem regras que descrevam quando é que a função de onda colapsa e o gato se torna morto ou vivo em vez de uma mistura de ambos.
    o que comentar à respeito desse trecho???? ò céus

    Urubu Rei
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    um gato zumbi, a unica explicação lógica.

    ROTTA
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    flea fan
    Schrödinger tinha um gato

    Exatamente. Exemplificando uma aplicação disto na teoria atômica moderna, se você consegue determinar a localização de um elétron, será incapaz de determinar seu estado de movimento. Se determinar o estado de movimento, não poderá determinar a localização.

    Uma questão importante de quando você comenta que "um sistema deixa de ser uma mistura de estados e passa a ser um único estado quando se dá uma observação", levanta uma das grandes questões que perdura desde os tempos de Einstein. A de que a simples observação de um evento altera este evento. E aí temos mais uma polêmica que, claro, não se restringe à mecânica quântica.

    Abraços.

    Eu Matei John Lenon
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Entendi nada

    HyperViruz
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    vcs são tudo doido!

    tufano
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Schrödinger tinha um gato

    e maxwell tinha um demônio O_o

    ROTTA
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    HyperViruz
    vcs são tudo doido!

    Todos somos. :P
    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Schrödinger tinha um gato