Faça-se obscenamente milionário!

    Autor Mensagem
    Adam Smith
    Veterano
    # jun/05


    Faça-se obscenamente milionário!
    por Santos Mercado em 16 de abril de 2005

    Não faz muito tempo ofereci uma conferência em uma universidade privada; ao final dela, um aluno perguntou-me o que ele poderia fazer para melhorar o país. O estudante tinha uma camisa com a imagem do Che Guevara nas costas. Compreendi que era um jovem inquieto, de boa intenção, embora muito contaminado com a educação esquerdista que regularmente é ensinada nas escolas públicas (e ainda nas privadas) do México. Assim que, com jeito provocativo disse para ele: “Faça-se obscenamente milionário, com isso ajudará a todos!”. O rosto dele ficou vermelho, não sei se de vergonha ou porque ficou ofendido.

    Eu sabia muito bem que a minha resposta batia de frente contra todo o sistema de crenças marxistas que foram ensinadas a ele por seus professores, desde que começou o primeiro grau. Sabia muito bem porque eu também fui doutrinado com todos esses mitos comunistas que ofuscam a qualquer mente imatura. Com efeito, sempre nos “ensinaram” que, se alguém torna-se rico é porque explora os pobres; se for dono de uma fábrica, está explorando os operários; se você for dono de uma loja, está explorando os clientes. Se você começa a ser milionário, significa que é mais explorador, inimigo da sociedade e com direito a ser enforcado pelo povo no meio da praça pública. Estas idéias de sabor marxista, continuam sendo ensinadas em todas as escolas de primeiro e segundo grau, até nas universidades mexicanas. Porém, pouco importou que há mais de duzentos anos Adam Smith tenha decifrado o mistério do intercâmbio voluntário (o comércio), demostrando que é o melhor mecanismo para conseguir a prosperidade da sociedade.

    Assim comecei explicando ao jovem com muita paciência. Conheço apenas duas formas de tornar-se rico: roubando ou vendendo. A primeira significa um intercâmbio involuntário: você sai com um facão na mão para esperar sua vítima num canto; se ela não lhe der a carteira, corta o seu pescoço. Ou torna-se deputado para enfiar a faca no erário, sem que os contribuintes possam detê-lo; é o roubo de colarinho branco. Ambos são intercâmbios involuntários, forçados. Mas estes caminhos eu não os recomendo, ainda que sejam muito atrativos.

    A segunda forma de tornar-se rico é através do comércio. Isso significa que você deve produzir e oferecer algo que agrade aos outros, de tal forma que estejam dispostos a pagar o preço. Você pode preparar suco de limão, blusas, automóveis ou o que passe pela sua cabeça. Mas se você não elaborar algo que agrade ao cliente, então não venderá nada e ficará pior do que antes. Porém, se você consegue fabricar blusas que são do gosto do cliente, então você venderá muito e com isso chegarão os lucros. Observe que você esta se tornando rico, graças a que o seu produto é capaz de satisfazer os gostos, necessidades ou caprichos dos clientes. Você não coloca uma pistola na cabeça das pessoas para que lhe comprem; elas o fazem voluntariamente, somente porque elas gostam de suas blusas.

    Em outras palavras, você está obtendo lucros sadios, lícitos, legítimos (em uma economia de mercado). Neste caso, ninguém deve dar-se o direito de condená-lo pelo fato de ganhar muito dinheiro. É certo que as pessoas de idéias comunistas o querem queimar vivo, mas isso é por inveja ou porque não entenderam ainda a lógica da riqueza. Não percebem que ao ganhar muito dinheiro, está fazendo felizes os que compram suas blusas, os trabalhadores que fazem as blusas, os que empacotam, os que tiram o petróleo, os que fazem a linha, etc. É muito difícil ver toda a corrente de pessoas que são beneficiadas pelo fato de que alguém seja um exitoso fabricante de blusas.

    Se este homem, pelo medo de ser mal visto, não tivesse tomado a decisão de criar sua empresa, não teria sido formada essa corrente de benefícios. Sem tê-lo em mente, ele é transformado em um benfeitor da comunidade.

    Mas os comunistas teimam em derrubá-lo “porque está podre de rico”. Eles não entendem como é que se move o dinheiro. Se quando era pobre ele comia um frango ao dia, agora que ganha muita grana, ele vai comer cem frangos por dia? Ainda que ele os pudesse comer, a indústria de frangos estaria feliz de estar vendendo cem frangos por dia, pois ali seria criada outra corrente de beneficiários.

    Para terminar, eu disse ao estudante: pense que você é esse fabricante de blusas e que ganha um milhão de pesos diários. O que você faria com esse dinheiro? Acaso você faria “tacos” com as notas para depois comê-las? Diga-me o que você faria! Ele respondeu: bem, ampliaria a minha fábrica, abriria outras fábricas em outros países, levantaria um palácio, compraria carros de luxo ou o depositaria no banco.

    Muito bem, eu disse. Agora pode ver que tudo o que você me disse implica em criar correntes de benefícios para milhares de pessoas. Ainda quando você guarde seu dinheiro no banco, você deve saber que esse dinheiro vai estar a disposição de outras pessoas que tenham a iniciativa de fundar outras empresas e isso é bom para todos.

    O jovem me olhou com um olhar triste e ao ir embora me disse: “acho que fui enganado a vida toda; meus professores sempre me disseram que estudasse para conseguir trabalho. Obrigado, muito obrigado por tirar-me a idéia de que fazer dinheiro é pecado. A partir de agora, tentarei ser obscenamente milionário”. Obviamente saí muito contente dessa conferência, com a esperança de ter adquirido um jovem para o mundo capitalista.

    HyperViruz
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Se você começa a ser milionário, significa que é mais explorador, inimigo da sociedade e com direito a ser enforcado pelo povo no meio da praça pública.
    e se o cara ganho na mega sena?? tem q ser empalado tb?

    Lombriga
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    anotado,proximo!

    Alessandra
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Quer algo obscenamente enriquecedor:
    Dá o cu em público e cobra.

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    interessante

    HyperViruz
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Alessandra
    isso é ruim e nem deve dá grana, obsceno e q dá dinhero é filme porno!

    maggie
    Veterana
    # jun/05
    · votar


    Jurei que era mais um dos "ganhe 1mi em 5min".

    Alessandra
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    HyperViruz
    isso é ruim
    Já experimentou, né?
    auihIAHauhIOUAHUIOHAuH

    Lombriga
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: Lombriga
    · votar


    Alessandra
    Dá o cu em público e cobra
    mas isso seria politicamente incorreto.

    HyperViruz
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Alessandra
    aiii num espalha amigä! abafa abafa...

    Alessandra
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    HyperViruz
    ok, ok!
    ^^

    maggie
    Veterana
    # jun/05
    · votar


    Porém, se você consegue fabricar blusas que são do gosto do cliente, então você venderá muito e com isso chegarão os lucros.
    hehe
    Isso só numa sociedade perfeita. Sem marketing/sorte/capital, num dá não.

    É certo que as pessoas de idéias comunistas o querem queimar vivo, mas isso é por inveja ou porque não entenderam ainda a lógica da riqueza.
    Só faltou dizer que comunistas comem criancinhas vivas.

    Não percebem que ao ganhar muito dinheiro, está fazendo felizes os que compram suas blusas, os trabalhadores que fazem as blusas, os que empacotam, os que tiram o petróleo, os que fazem a linha, etc.
    Sim, eles devem estar muito felizes na África por trabalhar MAIS do que escravos, em geral cerca de 12 hs por dia pra ganhar uma miséria que essa corrente de benefícios que o autor supostamente alega.


    Textinho mais tendencioso...

    Xifópagos_Brothers
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    ja vi esse texto la na counidade liberalismo do orkut. ate concordol mas deveria vir acompanhado de ... e distribua o sucesso de forma justa com todas as pessoas que lhe ajudaram. devo avisar q isso implica não concentraçºao de renda

    danilo_bass_2
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    c os flood busters estivessem no poder esse topico ja teria sido apagado...

    Bramires
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Textinho mais tendencioso...

    Exatamente. EU sou a favor do capitalismo, mas esse texto só destada as partes boas.

    Regimes de escravidão ainda exitem, infelismente, em diversas parte do mundo.

    Os bancos só criam felicidade pros seus donos, pq exploram todo mundo com taxas e juros exorbitantes, ainda mais no Brasil.

    Empresas de diversos ramos criam cartéis, como por exemplo os postos de combustíveis. Prejudicam a todos os consumidores, cobrando preços com lucros altíssimos e ferindo as mais básicas leis capitalistas, como a oferta e procura e a livre negociação.

    O socialismo seria ideal, mas a prática desmistificou a teoria. (a ganância humana persiste, o homem é o lobo do homem)

    O capitalismo, praticado muitas vezes de maneira errada, tb não é o caminho perfeito, mas é o melhor que nós temos.

    Alguém se habilita a criar algo melhor? =)

    maggie
    Veterana
    # jun/05
    · votar


    danilo_bass_2
    _|_

    O socialismo seria ideal, mas a prática desmistificou a teoria. (a ganância humana persiste, o homem é o lobo do homem)
    O capitalismo, praticado muitas vezes de maneira errada, tb não é o caminho perfeito, mas é o melhor que nós temos.

    Infelizmente..

    danilo_bass_2
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    maggie
    =)

    Bramires
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    maggie
    Infelizmente..


    pois é.. Ficamos de mãos atadas. Pelo menos, no capitalismo, mesmo o de hj, temos chance de conseguir viver razoalevmente bem..

    ROTTA
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Adam Smith
    embora muito contaminado com a educação esquerdista que regularmente é ensinada nas escolas públicas

    Ah... isto nem acontece no Brasil!!! Imagine!?!
    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Faça-se obscenamente milionário!