AO URUBU-REI SOBRE OS SOFISTAS

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    filosofo grego
    Veterano
    # jun/05


    AO URUBU-REI SOBRE OS SOFISTAS

    filosofo grego
    Veterano
    # jun/05
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    A Sofística

    Após as grandes vitórias gregas, atenienses, contra o império persa, houve um triunfo político da democracia, como acontece todas as vezes que o povo sente, de repente, a sua força. E visto que o domínio pessoal, em tal regime, depende da capacidade de conquistar o povo pela persuasão, compreende-se a importância que, em situação semelhante, devia ter a oratória e, por conseguinte, os mestres de eloqüência. Os sofistas, sequiosos de conquistar fama e riqueza no mundo, tornaram-se mestres de eloqüência, de retórica, ensinando aos homens ávidos de poder político a maneira de consegui-lo. Diversamente dos filósofos gregos em geral, o ensinamento dos sofistas não era ideal, desinteressado, mas sobejamente retribuído. O conteúdo desse ensino abraçava todo o saber, a cultura, uma enciclopédia, não para si mesma, mas como meio para fins práticos e empíricos e, portanto, superficial.

    A época de ouro da sofística foi - pode-se dizer - a segunda metade do século V a.C. O centro foi Atenas, a Atenas de Péricles, capital democrática de um grande império marítimo e cultural. Os sofistas maiores foram quatro. Os menores foram uma plêiade, continuando até depois de Sócrates, embora sem importância filosófica. Protágoras foi o maior de todos, chefe de escola e teórico da sofística.

    Moral, Direito e Religião

    Em coerência com o ceticismo teórico, destruidor da ciência, a sofística sustenta o relativismo prático, destruidor da moral. Como é verdadeiro o que tal ao sentido, assim é bem o que satisfaz ao sentimento, ao impulso, à paixão de cada um em cada momento. Ao sensualismo, ao empirismo gnosiológicos correspondem o hedonismo e o utilitarismo ético: o único bem é o prazer, a única regra de conduta é o interesse particular. Górgias declara plena indiferença para com todo moralismo: ensina ele a seus discípulos unicamente a arte de vencer os adversários; que a causa seja justa ou não, não lhe interessa. A moral, portanto, - como norma universal de conduta - é concebida pelos sofistas não como lei racional do agir humano, isto é, como a lei que potencia profundamente a natureza humana, mas como um empecilho que incomoda o homem.

    Desta maneira, os sofistas estabelecem uma oposição especial entre natureza e lei, quer política, quer moral, considerando a lei como fruto arbitrário, interessado, mortificador, uma pura convenção, e entendendo por natureza, não a natureza humana racional, mas a natureza humana sensível, animal, instintiva. E tentam criticar a vaidade desta lei, na verdade tão mutável conforme os tempos e os lugares, bem como a sua utilidade comumente celebrada: não é verdade - dizem - que a submissão à lei torne os homens felizes, pois grandes malvados, mediante graves crimes, têm freqüentemente conseguido grande êxito no mundo e, aliás, a experiência ensina que para triunfar no mundo, não é mister justiça e retidão, mas prudência e habilidade.

    Então a realização da humanidade perfeita, segundo o ideal dos sofistas, não está na ação ética e ascética, no domínio de si mesmo, na justiça para com os outros, mas no engrandecimento ilimitado da própria personalidade, no prazer e no domínio violento dos homens. Esse domínio violento é necessário para possuir e gozar os bens terrenos, visto estes bens serem limitados e ambicionados por outros homens. É esta, aliás, a única forma de vida social possível num mundo em que estão em jogo unicamente forças brutas, materiais. Seria, portanto, um prejuízo a igualdade moral entre os fortes e os fracos, pois a verdadeira justiça conforme à natureza material, exige que o forte, o poderoso, oprima o fraco em seu proveito.

    Quanto ao direito e à religião, a posição da sofística é extremista também, naturalmente, como na gnosiologia e na moral. A sofística move uma justa crítica, contra o direito positivo, muitas vezes arbitrário, contingente, tirânico, em nome do direito natural. Mas este direito natural - bem como a moral natural - segundo os sofistas, não é o direito fundado sobre a natureza racional do homem, e sim sobre a sua natureza animal, instintiva, passional. Então, o direito natural é o direito do mais poderoso, pois em uma sociedade em que estão em jogo apenas forças brutas, a força e a violência podem ser o único elemento organizador, o único sistema jurídico admissível.

    A respeito da religião e da divindade, os sofistas não só trilham a mesma senda dos filósofos racionalistas gregos do período precedente e posterior, mas - de harmonia com o ceticismo deles - chegam até o extremo, até o ateísmo, pelo menos praticamente. Os sofistas, pois, servem-se da injustiça e do muito mal que existe no mundo, para negar que o mundo seja governado por uma providência divina.

    Protágoras de Abdera

    Protágoras nasceu em Abdera - pátria de Demócrito , cuja escola conheceu - pelo ano 480. Viajou por toda a Grécia, ensinando na sua cidade natal, na Magna Grécia, e especialmente em Atenas, onde teve grande êxito, sobretudo entre os jovens, e foi honrado e procurado por Péricles e Eurípedes. Acusado de ateísmo, teve de fugir de Atenas, onde foi processado e condenado por impiedade, e a sua obra sobre os deuses foi queimada em praça pública. Refugiou-se então na Sicília, onde morreu com setenta anos (410 a.C.), dos quais, quarenta dedicados à sua profissão. Dos princípios de Heráclito e das variações da sensação, conforme as disposições subjetivas dos órgãos, inferiu Protágoras a relatividade do conhecimento. Esta doutrina enunciou-a com a célebre fórmula; o homem é a medida de todas as coisas. Esta máxima significava mais exatamente que de cada homem individualmente considerado dependem as coisas, não na sua realidade física, mas na sua forma conhecida. Subjetivismo, relativismo e sensualismo são as notas características do seu sistema de ceticismo parcial. Platão deu o nome de Protágoras a um dos seus diálogos, e a um outro o de Górgias.

    Górgias de Leôncio

    Górgias nasceu em Abdera, na Sicília, em 480-375 a.C - correlacionado com Empédocles - representa a maior expressão prática da sofística, mediante o ensinamento da retórica; teoricamente, porém, foi um filósofo ocasional, exagerador dos artifícios da dialética eleática. Em 427 foi embaixador de sua pátria em Atenas, para pedir auxílio contra os siracusanos. Ensinou na Sicília, em Atenas, em outras cidades da Grécia, até estabelecer-se em Larissa na Tessália, onde teria morrido com 109 anos de idade. Menos profundo, porém, mais eloqüente que Protágoras, partiu dos princípios da escola eleata e concluiu também pela absoluta impossibilidade do saber. É autor duma obra intitulada "Do não ser", na qual desenvolve as três teses: Nada existe; se alguma coisa existisse não a poderíamos conhecer; se a conhecêssemos não a poderíamos manifestar aos outros.

    pedrunk
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    # jun/05
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    Queridão 6
    Veterano
    # jun/05
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    pedrunk

    e ae tem falado de sexo nessas madrugadas aqui?

    filosofo grego
    Veterano
    # jun/05
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    A escola sofística está inserida na filosofia clássica. Para os autistas tenho que deixar tudo explicadinho. Meus amigos, quis dizer que o termo sofisma pode ser aplicado a qualquer filósofo e qualquer escola filosófica, não apenas aos sofistas. No caso de Nietzsche e isso foi interpretação minha, quis dizer que seu pensamento embora muito posterior a escola sofística, é muito idêntico. É só vir as características do pensamento de Nietzsche e comparar com as características da escola sofística. O sofisma é um termo tão abrangente que existe até no meio científico. Chamei Nietzsche de sofista porque na verdade ele tinha elementos sofistas em sua filosofia.

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # jun/05
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    filosofo grego

    [modo Akan on]

    Quem tú pensas que és, imbecil!

    [modo akan off]

    Queridão 6
    Veterano
    # jun/05
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    filosofo grego

    vc ainda é virgem?

    pedrunk
    Veterano
    # jun/05
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    Queridão 6

    abstinencia total de sexo no ot o pessoal nem curte mais falar ahuha nem de mulehr falam mais direito aki =/ o smelhroes topicos sao os de mulher haha, mas pao menos fora do ot eu tenho sexo e mulher haha



    Rafael Walkabout

    ahesuhaesuheasuHESA

    Queridão 6
    Veterano
    # jun/05
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    Putz, és foda. Eu sou corno.

    pedrunk
    Veterano
    # jun/05
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    Queridão 6

    foi chifrado é? por akela mina dakela época lá?

    nossa eu to com uma mina mto dahora, toda hippiezona, maconhera, só os sexo aehuheaae e é gata demias ainda haha

    Queridão 6
    Veterano
    # jun/05
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    pedrunk

    É, ela era casada e saia com outro.
    O marido já tá fora da jogada.
    Agora acho que o outro tá indo embora.
    Ontem a gente saiu e fez sexo oral dentro do carro.
    Mas sei lá.
    Essa situação é meio foda.
    É um caso muito bizarro.

    pedrunk
    Veterano
    # jun/05
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    Queridão 6

    ah cata outras então também até você ter segurança que ela tá dando só pra voce haha, a mina q eu to sei la axo q o "namoro" eh bem liberal , se eu for viajar e bejar outras minas ela nem vai ligar mesmo se fikar sabendo haha ela eh moh sussa. axo q to começando a curti ela pakarai hahaha

    Queridão 6
    Veterano
    # jun/05
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    pedrunk

    Hehehehehehe é foda.
    Vc acha então que eu devo liberar ela e ela me liberar?

    pedrunk
    Veterano
    # jun/05
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    Queridão 6

    ah se vc se sente bem assim axo q sim, a n ser q seja algo serio q ja dure algum tempo, pou se vc ve ela sempre e tal, eh q depende mto da mina eu n conehço sua mian pra te fala, eu sei q a minha eh totalmente liberal haha e eu axo mto na boa ter um relacionamente liberal, se ela tive longe de mim e n keh fika sohzinha pode fika com um mlk n tem problema haha ja q eu vo ta catando outra mesmo, pq qndo a gente se ve denovo eh melhor ainda, mass depende da mina, come outras ai se ela fala qlqr coisa vc fala e vc e seu marido, akele outro e etc? ela n tem moral pra fikar brava hehe

    Queridão 6
    Veterano
    # jun/05
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    pedrunk

    Putz cara agora vc disse tudo! Valeu , vc salvou minha vida! Porque eu tava meio perdido com toda essa situação! Vou abrir um topico em sua homenagem e ao dude! Tava mo mal hj! Ae posso abrir mais de um topico por dia ?

    pedrunk
    Veterano
    # jun/05
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    Queridão 6

    putz nem pode agora ja foi o da beterraba mas vc pode editar o primero post haha

    e de nada ppor te ajudar hehe to sempre aki gosto de ajudar nesse tipo de assunto soh to cansado de ajuda nerd q nunca cato mina na vida haha

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