SOCORRO: CAKEWALK URGENTE!!!!

    Autor Mensagem
    Danton Robespierre
    Veterano
    # jun/05


    Be-a-bá da gravação/edição com o Cakewalk 9 e Sound Forge 6


    Tenho o Cakewalk 9 e seu manual em português.
    O manual é repleto de informações avançadas.
    Mas e quanto às coisas “difíceis” como começar a gravar, por exemplo?
    Para quem já tem experiência pode parecer engraçado, mas quem abre o programa pela primeira vez pode ficar perdido como eu.
    Preciso do be-a-bá, um roteiro do que fazer para gravar e começar a editar minhas músicas.
    1. Imagine o seguinte cenário: tenho um teclado PSR 510, Cakewalk 9, windows 98 e placa de som. Conectei a saída de áudio do PSR a entrada de áudio da placa de som.
    A música em questão está gravada previamente no PSR em 3 pistas (1 para o acompanhamento, uma para o Piano e a outra para strings).
    Coloquei na primeira pista o nome ACOMPANHAMENTO. Ajustei Vol em 127 e Pan em 64. Depois cliquei no lado direito do nome ACOMPANHAMENTO na letra R. O Cake começou a gravar. Fui correndo até o PSR e apertei Play.
    Fiz o mesmo com as pistas 2 e 3 ( e só fiz isso porque li um artigo bem resumido na internet dizendo que era isso que se fazia.)
    Resultado: as 3 pistas ficaram desincronizadas. E não consigo sincroniza-las, nem cortar os espaços em branco antes da música começar.
    Salvei o artigo assim: coloquei o nome da música e salvei com o tipo Normal.
    Qual é o procedimento correto para gravar e depois sincronizar as pistas? Qual é o volume correto do som do teclado para gravar? Qual a forma correta de salvar o projeto e para que servem as outras formas de salvar que aparecem?

    2. Daí fuça daqui e dali, achei o comando Sync. Cliquei em Views/ Toolbars. Daí apareceu um quadro cinza e eu cliquei em Sync.
    Mudou um pouco a disposição das pistas, mas não sincronizou como eu esperava os começos de cada pista.
    3. Não sei se por isso, ou por que, agora quando eu tento ouvir a gravação desencontrada ela fica travando e na tela embaixo aparece a seguinte mensagem: DROPOUT num retângulo vermelho. O que significa e como eu resolvo?
    4. Daí tentei gravar no Sound Forge, que parece só ter 2 pistas. Pra piorar tentei copiar pista por pista do Cakewalk para o Sound Forge e... nada! Não deu certo.
    5. Sei que muita gente usa os 2 programas. Mas para que serve exatamente o cakewalk e o Sound Forge? O que um tem que o outro não tem, e como se usa os 2 conjugados?

    Agradeço muito pelas informações. Tenho certeza que um Be-a-bá para iniciantes será muito útil não só a mim, mas para todos que se aventuram nos caminhos da gravação e edição.


    estudioeparceria@yahoo.com.br

    Lombriga
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    vc procurou ajuda logo no ot cara...

    Jaum_Paulo
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Danton Robespierre
    cara... aqui no Off Topic...
    era melhor ter postado no fórum de teclado ou guitarra

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a SOCORRO: CAKEWALK URGENTE!!!!