Danton Robespierre Veterano |
# jun/05
Be-a-bá da gravação/edição com o Cakewalk 9 e Sound Forge 6
Tenho o Cakewalk 9 e seu manual em português.
O manual é repleto de informações avançadas.
Mas e quanto às coisas “difíceis” como começar a gravar, por exemplo?
Para quem já tem experiência pode parecer engraçado, mas quem abre o programa pela primeira vez pode ficar perdido como eu.
Preciso do be-a-bá, um roteiro do que fazer para gravar e começar a editar minhas músicas.
1. Imagine o seguinte cenário: tenho um teclado PSR 510, Cakewalk 9, windows 98 e placa de som. Conectei a saída de áudio do PSR a entrada de áudio da placa de som.
A música em questão está gravada previamente no PSR em 3 pistas (1 para o acompanhamento, uma para o Piano e a outra para strings).
Coloquei na primeira pista o nome ACOMPANHAMENTO. Ajustei Vol em 127 e Pan em 64. Depois cliquei no lado direito do nome ACOMPANHAMENTO na letra R. O Cake começou a gravar. Fui correndo até o PSR e apertei Play.
Fiz o mesmo com as pistas 2 e 3 ( e só fiz isso porque li um artigo bem resumido na internet dizendo que era isso que se fazia.)
Resultado: as 3 pistas ficaram desincronizadas. E não consigo sincroniza-las, nem cortar os espaços em branco antes da música começar.
Salvei o artigo assim: coloquei o nome da música e salvei com o tipo Normal.
Qual é o procedimento correto para gravar e depois sincronizar as pistas? Qual é o volume correto do som do teclado para gravar? Qual a forma correta de salvar o projeto e para que servem as outras formas de salvar que aparecem?
2. Daí fuça daqui e dali, achei o comando Sync. Cliquei em Views/ Toolbars. Daí apareceu um quadro cinza e eu cliquei em Sync.
Mudou um pouco a disposição das pistas, mas não sincronizou como eu esperava os começos de cada pista.
3. Não sei se por isso, ou por que, agora quando eu tento ouvir a gravação desencontrada ela fica travando e na tela embaixo aparece a seguinte mensagem: DROPOUT num retângulo vermelho. O que significa e como eu resolvo?
4. Daí tentei gravar no Sound Forge, que parece só ter 2 pistas. Pra piorar tentei copiar pista por pista do Cakewalk para o Sound Forge e... nada! Não deu certo.
5. Sei que muita gente usa os 2 programas. Mas para que serve exatamente o cakewalk e o Sound Forge? O que um tem que o outro não tem, e como se usa os 2 conjugados?
Agradeço muito pelas informações. Tenho certeza que um Be-a-bá para iniciantes será muito útil não só a mim, mas para todos que se aventuram nos caminhos da gravação e edição.
estudioeparceria@yahoo.com.br
|