Autor |
Mensagem |
Jennifer 100 nick Veterano |
# abr/05
· votar
..."I'do anyhing..just to fall asleep with you.."
|
Domine Veterano |
# abr/05
· votar
Crushing Belial
|
Zozão Veterano |
# abr/05
· votar
Rans (00:05): 110405
Sua amiga ligou pra mim... você sbe o que ela queria???? Meu celular ta dando problemas!!!
LadyDY(18:17):
se eu disser pra você que não sei o que ela queria
estarei mentindo
só que é um assunto que não me diz respeito
muita gente já se intrometeu nele
inclusive eu e foi o quanto bastou
digo oq que você me dissse de uma certa vez
que não deveria me dizer
que sentia a falta dela
eu também não deveria lhe dizer
ela sente a sua
um abraço
Dy
Rans (02:10) : 130405
juntos mas separados! sem nunca poder se tocarem!
LadyDy (23:12): 130405
pirou foi
você está com um parafuso a mais ou a menos
dá pra se explicar ou é muito difícil
|
KaTy Miss Simpatia 2012 |
# abr/05 · Editado por: KaTy
· votar
aaffffff
|
Alessandra Veterano |
# abr/05
· votar
• “Não sou eu quem ama o homem – ela o ama”
• Delírios de ciúmes na mulher são completamente análogos;
• Os delírios de ciúme contradizem o sujeito;
• Os delírios de perseguição contradizem o predicado;
• A erotomania contradiz o objeto;
• E o que contradiz tudo: “Não amo de modo algum – não amo ninguém”. Eu só amo a mim mesmo.
• Supervalorização sexual do ego;
• O mecanismo pelo qual o sintoma é formado e o mecanismo pelo qual a repressão é ocasionada não são idênticos.
|
danilo_bass Veterano |
# abr/05
· votar
TASIVA
|
# abr/05
· votar
http://forum.cifraclub.com.br/forum
|
# abr/05
· votar
http://jennyhoppus.friendtest.com/
|
# abr/05
· votar
http://forum.cifraclub.com.br/forum
|
thetrooper Veterano |
# abr/05
· votar
issu eh falta de pica ou de porrada
|
danilo_bass Veterano |
# abr/05
· votar
hot dog
milkshake
sunday
mayday
people
table
walkman
umbrelaaaaaaaaaaa
round one
fight
final lap
start
game over
playstation
atariiiiiaaaaaaaaaaaaaa
playback
ketchup
brother
away
marshlellow
o.k.
michael jackson
maclaren, bacon, greatest hits
fax modem, internet, puff, metal
tape deck, I love you, pause, stop
michael jackson aaaaaaaaaaaa
meeeeetal are the gods, meeeetal are the gods
|
# abr/05
· votar
issu eh falta de pica ou de porrada
|
TrasTTe Veterano |
# abr/05
· votar
A msm merda pop comercial d sempre...
|
Toalhinha Veterano |
# abr/05
· votar
http://img65.echo.cx/img65/829/gradienteexpert24wi.jpg
|
Toalhinha Veterano |
# abr/05
· votar
http://img65.echo.cx/my.php?image=gradienteexpert24wi.jpg
|
Maria Claudia Veterano |
# abr/05
· votar
INTRODUÇÃO
Cantar é um ato sensível e natural em si, de nada adianta complicá-lo se bem que é necessário estabelecer suas bases que são a respiração, a ressonância, a emissão e a articulação.
Os exercícios de técnica vocal são úteis também àqueles que usam as palavras como instrumento de trabalho: advogados, oradores, atores, etc. Elas evitarão a fadiga e a rouquidão originadas pelo uso indevido da voz.
O instrumento vocal não pode ser reformado. Deve-se aprender a manejá-lo corretamente desde o princípio.
Simplificando, o instrumento vocal se divide em 3 partes:
1. O aparelho respiratório
2. O aparelho fonador
3. O aparelho ressonador
O APARELHO RESPIRATÓRIO
O aparelho respiratório é composto pelo nariz, traqueia, pulmões e diafragma.
Fig. 1: As costelas superiores não estão desenhadas para deixar ver os pulmões. A linha pontilhada ao lado das costelas, indica a dilatação das mesma na inspiração. As flechas indicam a descida do diafragma durante a respiração.
1) Laringe
2) Traqueia
3) Pulmão
4) Pulmão esquerdo
5) Diafragma
6) Fígado
7) Estômago
8) Falsas costelas
9) Costelas flutuantes
10) Esterno
O diafragma, amplo músculo transversal que separa os órgãos respiratórios dos órgãos digestivos, desce durante a inspiração para dar lugar aos pulmões.
Fig. 2: Variação dos pulmões e do diafragma durante a inspiração.
1) Traqueia
2) Pulmões
3) Parede do tórax
A) Diafragma em repouso
B) Diafragma descendo durante a inspiração
O aparelho fonador é formado pela laringe e as cordas vocais.
Fig. 3: laringe (corte vertical, vista posterior)
1) Epiglotis
2) Osso ioides
3) Glotis
4) Cordas vocais superiores
5) Cordas vocais inferiores
6) Cartilagem da tiróide
7) Cartilagem cricóides
8) Traqueia
A laringe é também chamada de "voice-box", que quer dizer caixa de voz, uma vez que é a fonte da voz.
As cordas vocais, que de cordas só têm o nome, são ligamentos fixados à laringe ao longo de sua borda interna.
Fig. 4: Abertura da laringe (vista superior)
1) Língua
2) Epiglotis
3) Cordas vocais superiores
4) Cordas vocais inferiores
5) Orifício superior da traqueia (glote)
A) Glote aberta
B) Glote fechada (para a produção de som)
O APARELHO RESSONADOR
O som produzido pela vibração das cordas vocais é muito fraco.
Assim como o som de uma corda de violão deve ressonar na caixa de madeira, o som das cordas vocais deve passar pelos ressonadores para adquirir brilho, amplitude e redondeza.
Os ressonadores mais importantes são os ossos do peito (para os sons graves) e da cabeça (para os sons médios e agudos). A beleza, o timbre e a amplitude da voz, dependem mais de qualidade dos ressonadores que das cordas vocais.
A RESPIRAÇÃO
É impossível ser um bom cantor se não se possue um perfeito controle da respiração.
A respiração natural é a que se realiza durante o sono. Para compreendê-la, basta colocar uma mão sobre o estômago e a outra sobre as costelas, estando deitado. Nota-se que toda a caixa torácica se dilata.
Todo o ar inspirado deve transformar-se em som para que ele seja cheio e puro. Ao emitir demasiado ar para um som, a voz se torna velada e parece estar se ouvindo um escape de gás.
A respiração se realiza em três tempos:
1º tempo: Inspiração pelo nariz ampla e profunda, silenciosa e rápida.
2º tempo: Um instante de suspenso para o bloqueio do ar. As costelas estão separadas.
3º tempo: Expiração - a caixa torácica e o abdomem permanecem dilatados o maior tempo possível
Para facilitar o controle do ar, os músculos devem pressionar suavemente para baixo, tendo a mesma sensação da expiração quando bocejamos.
Uma boa respiração proporcionará nitidez no ataque e no final dos sons, assim como em sua continuidade.
CONSELHOS
Para cantar não é necessário aspirar muito o ar, sem saber como emiti-lo com economia.
O excesso de ar oprime e incomoda o cantor.
As inspirações muito profundas não deverão ser praticadas a não ser nos exercícios respiratórios. Estes têm por objetivo chegar a dominar o mecanismo da respiração e submetê-la ao controle da vontade.
Todo ar deve transformar-se em som. É uma questão de dosagem; e é também o segredo de vozes puras cristalinas.
Quando o ar sai dos pulmões em excesso, forma-se um véu sobre a voz, semelhante ao ruído da agulha sobre o disco.
Cuide sempre para que a expiração termine com o som.
É inútil "esvaziar-se" depois de uma frase cantada. O ar retido nos pulmões permitirá efetuar uma pequena inspiração antes de prosseguir.
Se tiver pouco tempo entre duas frases cantadas para efetuar uma boa inspiração, sempre bem as costelas ao inspirar e bloqueie-as. Deste modo, dominará o fôlego, que resultará numa emissão dócil e regulada de acordo com a extensão da frase.
Deve-se conseguir respirar sem que se ouça ou se veja.
Na fala ou no canto, o costume de pensar no ar, ajudará a não encontrar nunca a falta dele.
OS ÓRGÃOS DA BOCA
A boca tem um papel importante na articulação das palavras e também na transformação do som.
O queixo deve estar livre de toda concentração, podendo subir e descer sem alterar o som.
A língua deve voltar ao seu lugar rapidamente, que é o fundo da mandíbula inferior. A rigidez da língua dificulta as subidas estrangulando o som. Isto acontece, principalmente, com os sons agudos. Fazendo exercícios com a língua fora da boca, se libera a passagem do ar e os sons podem chegar até os ressonadores.
O véu do paladar deve elevar-se para que o som se torne redondo, fechando as fossas nasais e liberando o fundo da garganta.
Os lábios devem obedecer à pronúncia. O som não dependerá de caretas ou contrações dos músculos faciais.
OS RESSONADORES
Os mais importantes ressonadores são os faciais.
A região das cavidades ósseas, entre a mandíbula superior e a testa, é chamada de "máscara". É a região mais importante da ressonância vocal.
"Cantar na máscara" ou "cantar para frente", significa cantar usando os ressonadores faciais. Esses ressonadores, porém, são os mais difíceis de alcançar.
Os ressonadores do peito e da boca, nós usamos corretamente.
A passagem do grave para o agudo depende da adaptação da boca.
Fig. 5: Chegada do som aos ressonadores faciais
1) Crâneo
2) Cérebro
3) Seios frontais
4) Seio esfenoidal
5) Fossas nasais
6) Paladar
7) Véu paladar
8) Língua
9) Cordas vocais (laringe)
10) A - Ponto ao qual se deve ter a impressão de enviar o som
EMISSÃO
Existem várias maneiras de se emitir a voz. para verificar cante a nota A (lá) no médio da voz:
1) Com a boca aberta, sorrindo, sem levantar o véu do paladar
2) Com a boca aberta em redondo, elevando o véu do paladar
3) Com a boca aberta em redondo, contraindo o fundo da garganta
Foram empregadas desse modo, três emissões diferentes e bem características.
1) A emissão branca ou chata
2) A emissão redonda ou coberta
3) A emissão sombria ou opaca
O ATAQUE DO SOM
O som deve começar no preciso momento em que começa a expiração. Nenhum ar deve sair transformado em som, que será mais forte conforme seja alimentado pelo ar.
Para se obter um som redondo e agradável, é necessário elevar o véu do paladar. Esta é a posição de um bocejo.
Quando reprimimos um bocejo, os lábios se fecham e o fundo da garganta fica bem aberto; o véu do paladar se eleva e a boca se abre ao máximo interiormente. Nesta posição se emite o zumbido MMM..., que chega infalivelmente aos ressonadores faciais, provocando uma leve viração por trás do nariz.
Uma vez conseguido isto, basta abrir a boca para qualquer vogal, que resultará num som emitido corretamente.
Os defensores dos "passos e registros" reconhecem três registros que são: registro do peito, médio e da voz de cabeça. isto dificulta o estudo do canto pela dificuldade de passar de um registro a outro.
Outros são absolutamente contra essa idéia.
Temos duas experiências que justificam, homogeneizando a voz em toda a sua extensão.
1º) Escolha uma nota aguda e comece uma escala descendente em semitonos com a boca e a laringe distendidas e uma posição de ligeiro bocejo. Execute cada nota tendo a sensação de ser mais alta que a anterior. Dessa maneira não se poderá acusar nenhuma mudança de registro.
2º) Os exercícios efetuados com a língua fora da boca e cantando um E leviana, também mostram a ausência de registro.
Isto prova que os registros são resultados de uma contração inconsciente do fundo da garganta ou da língua.
É importante abrir progressivamente a boca no sentido vertical nas escalas ascendentes, para que o som possa chegar ao "gong" (espécie de gongo metálico, imaginário atrás do nariz).
Para finalizar um som, não deixar faltar o ar. Não há nada mais desagradável. A expiração deve acabar junto com o canto. A voz deve ser nítida, limpa e pura (sem excesso de ar).
ARTICULAÇÃO
As consoantes devem ser pronunciadas com energia, por isto os exercícios deverão ser feitos sobre todas as consoantes e todas as vogais.
Um leve trêmulo que existe em certas vozes, quase sempre é devido a uma expiração mal controlada que causa uma certa pressão sobre as cordas vocais. É um defeito que necessita paciência para ser corrigido.
Eliminando o excesso de ar, as obtém muito bom resultado. O trabalho deverá ser feito sempre em completo relaxamento. Também ajuda muito a colocar dois dedos sobre os lábios levianamente.
A verdadeira força, no canto, se consegue sempre na base de flexibilidade. Por isso o trabalho de relaxamento é tão importante embora ingrato a princípio. O trabalho a "meia-voz", com os órgãos vocais relaxados com a respiração firme, consegue desenvolver, sem esforço nem contração, uma maior amplitude.
DICÇÃO - INTERPRETAÇÃO
Não se pode esquecer que o ouvinte quer entender o que diz o cantor, não bastando uma linda voz, cantando como se fosse um instrumento.
"A", É", "U"- Não podem ser cantadas como na fala. Elas necessitam serem arredondadas. Elas devem ser emitidas no funda da garganta, e o maxilar inferio
|
danilo_bass Veterano |
# abr/05
· votar
任伾탥봁琛鼴
|
# abr/05
· votar
Jaime jr
|
lhaminha Veterano |
# abr/05
· votar
[16:46:58] lhaminha disse :Ahh.. desculpe.. hehe Obrigada
[16:47:16] mila_turunen disse :por nada. e a propósito, vc. nunca incomoda, ok?
|
lovehatelove_fe Veterano |
# abr/05
· votar
hauhauahahauhahau, não pod contrariar...
|
# abr/05
· votar
era isso q tavah escrito =/ pobre né...
|
Alexandre Souza Veterano |
# abr/05
· votar
Documentos anexos para análise:
- Gia substituída impressa em papel juntamente com o respectivo protocolo de entrega
- Gia substitutiva impressa em papel
- Livro Registro de Entradas 03/2005
- Livro Registro de Saídas 03/2005
- Livro Registro de Apuração do ICMS 03/2005
- ____________________________________________________
Nestes termos
Pede Deferimento.
Campinas, 19 de abril de 2005.
|
# abr/05
· votar
Alexandre Souza
nossa... o seu ja é mais complexo...
|
Alexandre Souza Veterano |
# abr/05
· votar
lovehatelove_fe
são ossos do ofício hehehe
|
danilo_bass Veterano |
# abr/05
· votar
http://www.gentefeia.com.br/show.php?pid=139&page=14
|
lhaminha Veterano |
# abr/05
· votar
http://www.gentefeia.com.br/show.php?pid=139&page=14
|
lhaminha Veterano |
# abr/05
· votar
"eu acho o Emppu "fogoso"!!!!!!!!!!!! hauhauaaauhauahauhauahauhaau!! queria ter umas experiências com ele, se é que me entende.."
|
Mila Turunen Veterano |
# abr/05
· votar
"eu acho o Emppu "fogoso"!!!!!!!!!!!! hauhauaaauhauahauhauahauhaau!! queria ter umas experiências com ele, se é que me entende.."
Nossa, lhaminha, quem disse isso?
danilation - vou cortar-lhe a bigola! diz:
e o negocio do iate?
|
lhaminha Veterano |
# abr/05
· votar
Mila Turunen
hiHuiaehuIAHEuihAEuihuiaehuiHAEUIhuiaehui
Segredooo =X Nem te conto ;)
|
Mila Turunen Veterano |
# abr/05
· votar
lhaminha
Huhauahauahauahuahauahaua!! Ok, eu ainda descubro!!
*Meu msn deu pau, do nada........ :(
|