Autor |
Mensagem |
Viciado em Excel Membro Novato |
# 21/nov/24 01:11
· votar
Tá bom, eu só não quis julgar as demais situações, porque nem vi o vídeo, só os relatos, as demais são complexas, então fico adistrito à situação que constatei. Editei lá.
Sem polêmicas amiguinhos.
|
makumbator Moderador
|
# 21/nov/24 08:01
· votar
Lelo Mig
Policial tem a tarefa difícil de lidar com situações que podem se tornar de vida e morte (pra ele e outros). É bem diferente de um militar em combate de guerra no front , em que é mais fácil delimitar inimigos e amigos.
Outro ponto difícil de controlar é a questão de corrupção nesse trabalho. Lidar com as tentações de ofertas do crime (e de cidadão comum também) enquanto o salário não é muito vultoso.
|
Lucmac Veterano |
# 21/nov/24 08:19 · Editado por: Lucmac
· votar
makumbator
Olha... Deve ser difícil nesse contexto todo que vocês descreveram. Concordo.
Mas esse negócio de colocar arma na mão de moleque... Um policial deve se sentir obrigado a treinar jiu jitsu, usar isso em situação análoga. Boxe, também, e se especializar em nocaute. Porrada bem dada nesse otário que considerou uma excelente ideia fugir da polícia e, ainda, trocar soco com PM, teria deixado o infeliz em situação análoga a morto, mas pelo menos seria momentânea.
Quanto ao policial por conta própria fazer artes marciais, pode-se colocar a conta no estado, tudo bem. Mas penso nos professores, que em todos os anos reservam um tempinho da sua vida para estudar, fazer pós, cursos de toda ordem que se tornam ferramentas para o trabalho.
Mas é claro que sacar uma arma, ter o cuidado de dar um tiro apenas, certeiro, para depois socorrer, levar ao hospital, deixando a gente confuso, se aquilo era preocupação real ou simulação... Se você dá um tiro no tórax de uma pessoa, é para imobilizar ou matar? E naquela distância, um tiro na perna teria sido tão difícil de acertar?
Para mim matou porque quis e todo o cuidado aparente é o mais óbvio que poderia ser encenado.
|
Wanton Veterano |
# 21/nov/24 09:03
· votar
Jonas Kahnwald devo assumir qual a cor da pele do estudante?
A cor da pele é "boliviano" – ele era brasileiro, filho de peruanos.
makumbator Um ponto importante é que dar um tapa em uma viatura da PM é realmente algo perigoso de ser feito. Esse ato inconsequente gerou a altercação que provocou outro ato inconsequente (o PM atirar em uma situação que talvez fosse controlável).
O moleque tem direito de ficar doidão e alucinar por aí. Se cometer crimes, deverá pagar por eles. Os policiais não têm direito de perder o controle e matar uma pessoa. Não dá para fingir que há proporcionalidade na ação do jovem e dos PMs. O povo paga para a polícia andar armada!
Lelo Mig Seria necessário muito preparo.
Concordo com tudo o que você disse. A sociedade está entregando armas e a autorização para usá-las nas mãos de uns quaisquer, sem testá-los adequadamente, sem treiná-los adequadamente, sem remunerá-los adequadamente. Dá nisso! A culpa nunca é só do policial despreparado.
Viciado em Excel Editei lá.
Seja o que for, ainda bem que eu não li.
|
Wanton Veterano |
# 21/nov/24 09:04
· votar
Lucmac Se você dá um tiro no tórax de uma pessoa, é para imobilizar ou matar? E naquela distância, um tiro na perna teria sido tão difícil de acertar?
Pois é. Foi execução!
|
Lucmac Veterano |
# 21/nov/24 10:12
· votar
Wanton
É preciso ter bastante vontade para supor que um policial militar saca uma pistola e dispara um tiro na direção do tórax de alguém desarmado queira coisa além de matar.
Aí, entendendo a realidade concreta e deixando a ilusão de lado, imaginar que a pessoa nessa condição deveria encenar que ficou em choque, mas rapidamente tentou salvar a vida do baleado.
E, agora voltando à ilusão, porque é lógico: estou muito preocupado em salvar a vida de quem há segundos disparei um tiro no peito.
Não cabe suposição, creio.
|
JJJ Veterano
|
# 21/nov/24 11:11
· votar
Isso acontece muito mais do que, probabilisticamente, poderia acontecer. Parece ser algo "cultural" embrenhado nas forças de segurança, infelizmente.
Ao invés de atirar na perna, no pé, no braço... o cara mira onde, muito provavelmente, não vai ter como alguém sair vivo.
Com carro em fuga, muitas vezes é a mesma coisa: ao invés de atirar nos pneus, atiram na cabeça do condutor...
É foda.
|
JJJ Veterano
|
# 21/nov/24 11:17
· votar
Uma vez, eu estava em Recife, quando um "trombadinha" roubou alguma coisa de alguém na praia e saiu correndo.
O policial veio da esquina, ao meu lado, e mirou direto no cara, arma reta, altura do peito, mais ou menos. Não se preocupou nem um pouco em acertar a perna do ladrão. Se pegasse, matava.
Eu não defendo bandido, não. Já expressei isso aqui várias vezes. Quero que bandido se foda. Mas... um pouco de dosimetria cai bem, né? Pena de morte instantânea, por furtar um relógio, é um tanto exagerado...
|
makumbator Moderador
|
# 21/nov/24 11:31 · Editado por: makumbator
· votar
Wanton O moleque tem direito de ficar doidão e alucinar por aí. Se cometer crimes, deverá pagar por eles. Os policiais não têm direito de perder o controle e matar uma pessoa. Não dá para fingir que há proporcionalidade na ação do jovem e dos PMs. O povo paga para a polícia andar armada!
Mas é o risco, né amigo? Vc recomendaria para sua filha (vc tem filha não é?) que ela ficasse doidona e fosse dar tapas em viaturas policiais? O que vem depois? Ficar doidão e tentar entrar em uma base militar nos EUA e reclamar quando atirarem?
Lucmac Wanton
Os policiais pensam primeiro neles mesmos. Basta conversar com eles que te contam que essa é a primeira preocupação nas ocorrências. Essa é a realidade deles. Não vejo como uma execução cometida friamente (como já houve inúmeros casos, inclusive com registro em vídeo).
Mas foi obviamente errado atirar naquela situação (ao menos olhando de fora, sem a adrenalina dos envolvidos). Caso o rapaz no mesmo cenário, com tudo idêntico, estivesse armado (mesmo que com uma faca) aí seria compreensível o PM disparar da maneira que fez.
JJJ
Esse negócio de atirar na perna não é efetivo. Não é assim que se ensina tiro. Vc atira no ponto de mais massa corporal (que é o tronco). Inclusive para evitar errar e atingir um terceiro não envolvido. Não é fácil acertar pernas e braços de alvos em movimento.
E disparos na perna são muitas vezes fatais (pois há várias veias e artérias importantes próximas que em hemorragia matam rapidamente). Essa coisa de atirar em perna é coisa de filme.
|
Lelo Mig Membro
|
# 21/nov/24 12:27 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Wanton Lucmac JJJ makumbator
Desculpem, mas discordo de vocês.
Há bastante sádicos e psicopatas na polícia porque ela atrai este tipo de gente e não há um processo seletivo bom o bastante para filtrar este perfil. Mas, excluindo estes tipos, não acho que um policial "atire prá matar", não acho que essa seja a questão. Repito, prá mim é despreparo, o cara não pensa, não têm controle em situações plenamente contornáveis de outra maneira.
A cara simplesmente atira. Pela emoção, pela raiva, pelo medo... não pensa, faz merda!
Isso só se resolveria com uma seleção e treinamento muito eficiente. Poucos servem para ser policial.
O cara não atirou "no peito", "na cabeça", "na perna"... não atirou para matar ou ferir. Ele atirou porque é despreparado e têm uma arma nas mãos... perdeu o controle, atirou, a chance (pelo tamanho) de acertar o torso é de 75%, então vai pegar no peito ou no abdomen. Repito, atirou porque é despreparado. E cagou! Sabe que fez merda!
E, não sendo do grupo dos psicopatas, ele vai chegar em casa e olhar seus filhos e vai se corroer por dentro (meu Deus, matei um homem). E vai beber, se chapar, e se tornar mais violento, sem amparo e daqui uns anos vai cometer suicídio, porque é o que 30% dos PMs fazem.
|
Lucmac Veterano |
# 21/nov/24 12:39
· votar
Lelo Mig
Sim, vamos ponderar.
A gente tem que esperar os vídeos das câmeras corporais dos PM...
|
Lelo Mig Membro
|
# 21/nov/24 12:49 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Lucmac
Que só fique claro que em momento algum estou passando pano prá merda feita. É inadmissível. Ainda que o estudante estivesse bem loko, bem raivoso, partisse prá cima na porrada, estou deixando claro que, um policial, em tese, deveria ter preparo (físico e técnico) para conter esse tipo de reação que, inclusive, é situação bem comum.
|
Lucmac Veterano |
# 21/nov/24 12:52
· votar
Lelo Mig
Tá claro, porra.
Mas quem poderia imaginar que as câmeras corporais poderiam salvar vidas, né?
|
makumbator Moderador
|
# 21/nov/24 15:16
· votar
Lelo Mig
Sim, o trabalho de policial atrai sim pessoas sádicas. Assim como um pedófilo pode resolver seguir algum trabalho que envolva contato com crianças (professor infantil, pediatra, treinador de esportes para crianças, etc). E tem também o fato da rotina policial exacerbar a violência e corrupção em pessoas que em outros cargos seriam “normais”. Mas é aquele lance, alguém precisa fazer esse trabalho “sujo”. A sociedade precisa desses profissionais, mesmo sem dar retorno e treinamento suficiente. E concordo contigo quando diz que mesmo em um treinamento perfeito, ainda haveria desvios feitos pelas pessoas com distúrbios.
Obviamente a gente também não pode dizer que é o caso do cara que atirou. Ele pode não ter distúrbio algum.
|
makumbator Moderador
|
# 21/nov/24 15:19 · Editado por: makumbator
· votar
Aqui um exemplo de um caso recente em que na minha opinião o policial agiu corretamente em atirar:
Ele pede que o cara pare, atira duas vezes (parando de atirar quando ele cai) e chama imediatamente socorro. É uma dinâmica diferente desse caso do estudante de medicina, que não tinha arma e estava contido em um canto.
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/10/17/camera-corporal-r egistra-quando-pm-atira-em-homem-com-marreta-em-surto-psicotico-na-zon a-sul-de-sp.ghtml
|
Lelo Mig Membro
|
# 21/nov/24 18:22
· votar
makumbator
"a gente também não pode dizer que é o caso do cara que atirou."
Sim, é claro. Eu estou fazendo uma critica/análise da corporação, com base em uma situação isolada. Claro que não conheço o policial em questão.
Mas, obviamente, faltam recursos, falta treinamento. Este cara do "martelo", por exemplo, poderia ter sido derrubado com uma pistola Teaser.
Ahhh, mas pistola teaser as vezes mata, se o sujeito tem marcapasso, é cardíaco, etc?...
... sem comentários!
|
Viciado em Excel Membro Novato |
# 21/nov/24 18:31
· votar
"Das revoltas águas se diz violentas, mas silenciam sobre as margens que as comprimem"
Teve um carinha que andou falando isso aí.
|
makumbator Moderador
|
# 21/nov/24 22:02
· votar
Lelo Mig por exemplo, poderia ter sido derrubado com uma pistola Teaser.
Sim, poderia. Mas talvez eles nem deviam ter isso na hora, lamentavelmente.
|
makumbator Moderador
|
# 23/nov/24 01:35 · Editado por: makumbator
· votar
Vídeo com o momento em que o rapaz dá um tapa na viatura da PM. E também imagens internas do hotel (antes do episódio com a PM) quando ele e uma mulher entram na lobby e quando ele sai do quarto após discutir e agredir a moça (segundo depoimento da mesma).
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/11/22/estu dante-morto-pm-video.htm
|
Lucmac Veterano |
# 23/nov/24 09:06 · Editado por: Lucmac
· votar
makumbator
Sem ironia, a polícia não ia matar o cara se ele não tivesse dado a pinta de que era um idiota do tipo. Mas não era pra matar.
Saía com uns amigos da progvacas que o bagulho ficava tenso sempre.
|
Lelo Mig Membro
|
# 23/nov/24 09:17
· votar
makumbator
Resumindo, só reforça o que eu havia escrito antes.
Se um policial não consegue lidar com uma situação simples, onde alguém, "dá um tapa no retovisor da viatura e sai correndo", imagine numa situação, realmente, tensa?
Na boa, despreparo total, vergonhoso.
|
Lucmac Veterano |
# 23/nov/24 10:35
· votar
Acho que postei isso em tópico errado...
|
makumbator Moderador
|
# 23/nov/24 11:26 · Editado por: makumbator
· votar
Lelo Mig Se um policial não consegue lidar com uma situação simples, onde alguém, "dá um tapa no retovisor da viatura e sai correndo", imagine numa situação, realmente, tensa?
Mas sendo bem honesto, muita gente pira totalmente no trânsito por coisa parecida (motoboy esbarrando em retrovisor. Nem digo chutar). Talvez o ímpeto de ir atrás do cara com sangue nos olhos nem seja por ser polícia, mas por ser um motorista brazuca.
A diferença depois é que sendo polícia o barato fica doido na hora da confusão. Juntou tudo e deu morte.
|
Lelo Mig Membro
|
# 23/nov/24 13:13 · Editado por: Lelo Mig
· votar
makumbator
"ímpeto de ir atrás do cara com sangue nos olhos"
Por isso que ressaltei, em meu escrito, que é uma profissão banalizada. Não deveria "qualquer um" ser polícia, muito pelo contrário.
Sei que o que estou defendendo é meio utópico e fora da realidade, mas seria a única forma de corrigir este tipo de absurdo, que ocorre com uma frequência muito acima do aceitável.
Não dá prá tomar partido de policial que ficou nervosinho porque deram um tapa no retrovisor da viatura e a coisa acabou em um baleado e morto. É surreal.
Cara, você têm ideia (dada as devidas proporções) de quantos professores já tiveram vontade de sentar a porrada em aluno? Ou enfermeiro em paciente? Compare os índices de violência desse tipo? Estão longe de ser lugar comum.
|
makumbator Moderador
|
# 23/nov/24 15:09 · Editado por: makumbator
· votar
Lucmac
Tudo feito.
|
makumbator Moderador
|
# 23/nov/24 15:12
· votar
Lelo Mig
Acho que só soluções automatizadas com inteligência artificial ultra avançada poderia quem sabe evitar a maioria dos problemas. E nem estou brincando. Eu toparia uma polícia toda feita por robôs (mesma coisa para judiciário). Lógico que é algo para um futuro muito futurístico. Ainda não tem como fazer com o estágio atual.
|
Lelo Mig Membro
|
# 23/nov/24 17:35
· votar
makumbator
Existem dados, objetivos, que podem ser almejados usando tecnologia, estudo (ciências).
A polícia japonesa é uma das mais eficientes do mundo. Altíssimas taxas de resolução de crimes (acima de 98% em casos de homicídio). Sistema de "kōban" (pequenos postos de polícia em bairros) que favorece a proximidade com a comunidade. Excelente treinamento e disciplina.
É claro que a baixa criminalidade do País e o alto nível de disciplina e obediência as regras favorecem muito, sem dúvida.
No entanto, a polícia japonesa é uma das que "menos matam e que menos erram tiros". Ou seja, os policiais são muito bem treinados para não usarem armas de fogo de forma indiscriminada, porém com muita convicção do momento inevitável em usá-las e igualmente treinados para usá-las com proficiência.
Nunca que um policial japonês vai matar um mano que quebrou o espelho da viatura.
|
makumbator Moderador
|
# 23/nov/24 17:43 · Editado por: makumbator
· votar
Lelo Mig A polícia japonesa é uma das mais eficientes do mundo.
Não. A real é que a justiça lá praticamente condena todo mundo. Não estou brincando. Pesquise sobre o sistema judicial deles e vai ver que é altamente desbalanceado. Outro detalhe é que eles praticamente só "vão na boa" A maioria (sim, a maioria) das denúncias não terminam em nenhum julgamento pois como as provas não são robustas a promotoria não joga pra perder (mesmo com um réu identificado e com fortes indícios e até provas). Isso é bom e ruim ao mesmo tempo (evita inocentes presos, mas também deixa passar muitos culpados).
Nunca que um policial japonês vai matar um mano que quebrou o espelho da viatura.
Como vc comentou, também é pq tem menos maluco por lá que faria tal coisa. É o efeito Tostines. Mas é claro que eles são bem treinados.
Tenho uma "prima de criação" que é policial na Noruega (ela migrou pra lá adolescente, nos anos 80). Ela está próxima da aposentadoria, e nunca precisou dar um tiro sequer na carreira toda.
|
JJJ Veterano
|
# 23/nov/24 18:02
· votar
Lelo Mig Nunca que um policial japonês vai matar um mano que quebrou o espelho da viatura.
Pois é. Lógico que não. Agora, dito tudo que dissemos... pqp, né? O que diacho passou na cabeça do cara pra resolver fazer aquilo? Se fosse com um carro qualquer, já seria arriscado tomar um cacete. Mas com a polícia? Puta merda...
|
Lelo Mig Membro
|
# 23/nov/24 19:43
· votar
JJJ
"O que diacho passou na cabeça do cara pra resolver fazer aquilo?"
Talvez tivesse bem loko. Têm uns manos que sob a influência de substâncias ficam transtornados.
|