sou obrigado a votar?

    Autor Mensagem
    SeEk AnD dEsTrOy
    Veterano
    # set/04


    sou obrigado a votar?

    SeEk AnD dEsTrOy
    Veterano
    # set/04
    · votar


    tenho 16 anos e tirei o titulo esse ano, e q eu saiba soh eh obriagdo a votar a partir de 18, mas os cara da miinha classe flam q c eu tirei o titulo eu sou obrigado......e ai, sou ou naum?

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # set/04
    · votar


    axo q eh kra....eu tamen fiz esse ano e tenhu 17, e me disseram q eh obrigado.

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # set/04
    · votar


    tipo eu nem keria faze neh, mas um candidato daki q eh muito brother du meu pai veio ak iem ksa pedi pra mim faze, e tamen eh a adiministraçõ dele q tah dando ae uns arrego pra firma do meu pai tah ligado.E tamen ele me arrumo um lugar nu começo da fila(fura-fila) na hora d faze o titulo, hehehe

    labibo_girl
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Kra eu tenho 16 anos e tirei meu título esse ano tb, e até onde eu sei ñ é obrigado votar.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    art. 14 da Constituição Federal

    par. 1o - O alistamento militar e o voto são:
    I - obrigatório para maiores de dezoito anos

    II - facultativo para :
    a) os analfabetos
    b) os maiores de sesenta anos
    c) os maiores de dezeseis anos e menores de dezoito anos.

    GuitarHouse
    Veterano
    # set/04
    · votar


    neh nao...menor de 18 eh facultativo (acho q eles nao sabem ainda interpretacao de texto...hehe)

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Claudio Natureza
    vlw ae, hehehe

    The Hellraiser
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Ué, eu acho que à partir do momento que você tirou o título é obrigado sim (ou não?)... Sei lá... hehe

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    The Hellraiser
    cara, lê a constituição ai encima, vc vai ver que não é.

    GuitarHouse
    Veterano
    # set/04
    · votar


    The Hellraiser
    nao. soh se for maior q eh obrigatorio
    qnd vc tira o titulo ai vc PODE exercitar, se for menor de 18
    sem o tirulo vc nao pode.

    SeEk AnD dEsTrOy
    Veterano
    # set/04
    · votar


    aff num vou votar naum...vai ser um dia depois do meu primeiro show, eu vou tar de ressaca brava e naum to afin.....se for obrigatoio foda-se....depois eu justifico......vlw ae.....

    GuitarHouse
    Veterano
    # set/04
    · votar


    SeEk AnD dEsTrOy
    nao eh obrigatorio, cara. acredite.

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # set/04
    · votar


    art. 14 da Constituição Federal

    par. 1o - O alistamento militar e o voto são:
    I - obrigatório para maiores de dezoito anos

    II - facultativo para :
    a) os analfabetos
    b) os maiores de sesenta anos
    c) os maiores de dezeseis anos e menores de dezoito anos.

    a) os analfabetos
    Oba, naum preciso vota...uahauhauhauhaua

    GuitarHouse
    Veterano
    # set/04 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    b) os maiores de sessenta anos *
    nem eu

    maggie
    Veterana
    # set/04 · Editado por: maggie
    · votar


    Tire suas dúvidas - Obrigatoriedade do voto

    O voto é obrigatório para todas as pessoas?
    As eleições no Brasil são pelo sistema universal e direto, com voto obrigatório e secreto. São eleitores os maiores de 16 anos, alistados na forma da lei. Mas o voto e o alistamento são facultativos para os analfabetos, os maiores de setenta anos, os jovens entre 16 e 18 anos. Podem deixar de votar e se justificar eleitoralmente os enfermos , os que se encontram fora do seu domicílio eleitoral e os funcionários civis e militares, em serviço que os impossibilite de votar. Quem não souber se exprimir na língua nacional ou estiver privado, temporária ou definitivamente, dos direitos políticos não pode participar das eleições.

    O que pode acontecer com o eleitor que não votar?

    Se o eleitor não votar no primeiro turno nem se justificar perante o Juiz Eleitoral até o dia 2 de dezembro terá que pagar uma multa.A data limite para justificar a ausência no segundo turno é 30 de dezembro.
    Sem a prova de que votou na última eleição, ou de que pagou a respectiva multa ou de que se justificou devidamente, o eleitor fica sujeito a uma série de penalidades:
    - não poderá se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, nem assumir tal cargo ou função;
    - não poderá receber vencimentos ou salário de função ou emprego público, autárquico ou de alguma forma ligado ao Governo, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;
    - não poderá participar de concorrências públicas ou administrativas do governo;
    - não poderá obter passaporte ou carteira de identidade ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo Governo;
    - não conseguirá empréstimo nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo Governo ou de cuja administração esse participe e com essas entidades celebre contratos.
    O eleitor em situação irregular ficará ainda impedido de praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

    Quem tem mais de 70 anos pode votar? Existe algum limite de idade para o eleitor?

    O voto não é só um dever, ele é um direito de todo cidadão brasileiro acima de 16 anos. Portanto, mesmo não sendo mais obrigado a votar, o eleitor com mais de 70 anos pode continuar participando de todas as eleições. O seu voto será muito bem vindo.

    Quem faz 16 anos no dia ou na véspera da eleição pode votar?

    Pode, desde que tenha tirado seu título de eleitor até o fim do prazo legal, dia 8 de maio, comprovando já ter completado ou estar completando 16 anos até a data das eleições.

    O jovem que não votar precisa se justificar?

    Se ele não tiver 18 anos completos, não precisa se justificar.
    fonte

    SeEk AnD dEsTrOy
    Veterano
    # set/04
    · votar


    hauahuahuah blz entaum...valeu ae

    Soulface
    Veterano
    # set/04
    · votar


    É assim q o país "vai pra frente"...

    codec
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Soulface
    o japao é

    Babi
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Rafael Walkabout
    Eh, Brasil, hein!!!

    Metal Milk Shake
    Veterano
    # out/04
    · votar


    voto eh obrigatório mas c vc naum votar paga uma "multa" de R$5,00......!!

    Jeckyll e Hyde
    Veterano
    # out/04
    · votar


    cara vota lá! votar é legal!
    é idiotice ser obrigado , mas é um jeito pra um pais de acomodados

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a sou obrigado a votar?