Autor |
Mensagem |
malantur Veterano |
# set/04
Sempre tive essa dúvida. Alguém ai sabe??
|
Claudio Natureza Veterano |
# set/04
· votar
dança, música, pintura, escultura, literatura, ahh sei lá, põe a poesia ai que fica seis..
|
maggie Veterana |
# set/04
· votar
pintura, escultura, poesia, música, teatro, dança
|
Ronin Veterano |
# set/04
· votar
Pintura, escultura, poesia, música, teatro, dança são consideradas as Belas Artes ou as 6 Artes, sendo que o cinema seria a sétima... em alguns textos mais antigos a arquitetura também era considerado uma bela arte, por algum motivo que eu desconheço deixou de ser considerada.
|
maggie Veterana |
# set/04
· votar
Arquitetura virou ciência?
Eu também não considero mais arte...
|
maggie Veterana |
# set/04
· votar
obs.: ot é cultura
|
JediKnight Veterano |
# set/04
· votar
Ronin
deixou de ser arte quando surgiu a FAU
|
Ronin Veterano |
# set/04 · Editado por: Ronin
· votar
Arquitetura virou ciência?
Eu também não considero mais arte...
Acredito que seja isto... se fosse considerado ainda arte, por exemplo, seria mais complicada a existencia de instituições como o CREA. E a arquitetura é uma das profissões que é regulamentada por apresentar risco à sociedade. Talvés estes tenham sido os motivos.
EDIT: JEDIKNIGHT - Faz sentido.
|
brunohardrocker Veterano |
# mar/12
· votar
Gostei do assunto, acho que tem gente aqui que pode incrementar o tópico.
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# mar/12
· votar
Esse tópico tá no "tópicos relacionados" de algum tópico recente? Tava lendo ele outro dia o.O
|
brunohardrocker Veterano |
# mar/12
· votar
Die Kunst der Fuge
Tava nos meus favoritos pra futuros up's.
|
DrZaius Veterano |
# mar/12
· votar
Desde a criação do tópico, já inventaram a nona e a décima.
|
EternoRocker Veterano |
# mar/12
· votar
Numeração das artes
A numeração das artes refere-se ao hábito de estabelecer números para designar determinadas manifestações artísticas. O termo "sétima arte", usado para designar o cinema, foi estabelecido por Ricciotto Canudo no "Manifesto das Sete Artes" , em 1912 (publicado apenas em 1923). Posteriormente, foram propostas outras formas de arte, umas mais ao menos consensuais, outras que foram prontamente aceites como o casa da 9ª Arte, que hoje em dia é uma expressão tão utilizada para designar a "banda desenhada", como o é 7ª arte para o cinema. Presentemente, esta é a numeração das artes mais consensual, sendo no entanto apenas indicativa, onde cada uma das artes é caracterizada pelos elementos básicos que formatam a sua linguagem e foram classificadas da seguinte forma:
1ª Arte - Música (som); 2ª Arte - Dança/Coreografia (movimento); 3ª Arte - Pintura (cor); 4ª Arte - Escultura (volume); 5ª Arte - Teatro (representação); 6ª Arte - Literatura (palavra); 7ª Arte - Cinema (integra os elementos das artes anteriores mais a 8ª e no cinema de animação a 9ª). Outras formas expressivas também consideradas artes foram posteriores adicionadas à numeração proposta pelo manifesto:
8ª Arte - Fotografia (imagem); 9ª Arte - Banda desenhada (cor, palavra, imagem); 10ª Arte - Jogos de Computador e de Vídeo (alguns jogos integram elementos de todas as artes anteriores somado a 11ª, porém no mínimo, ele integra as 1ª, 3ª, 4ª, 6ª, 9ª arte somadas a 11ª desde a Terceira Geração dos Videogames); 11ª Arte - Arte digital (integra artes gráficas computorizadas 2D, 3D e programação). Numerações alternativas Outras numerações, não tão consensuais, propõem o seguinte: Numeração mais ao menos utilizada:
1.Pintura; 2.Escultura; 3.Arquitetura; 4.Dança; 5.Musica; 6.Literatura; 7.Cinema; 8.Televisão; 9.Banda desenhada; 10.Jogos de Vídeo ou modelismo ferroviário; 11.Multimédia ou arte digital.
Numeração muito menos utilizada:
1.Arquitetura; 2.Escultura; 3.Pintura; 4.Música; 5.Poesia; 6.Dança, mímica, teatro e circo; 7.Cinema; 8.Rádio, televisão e fotografia ou agrupados em "media arts"; 9.Banda desenhada; 10.Arte digital ou RPG ou jogos de vídeo ou modelismo ferroviário (e por extensão modelismo de uma forma geral); 11.Culinária ou arte gráfica.
Tá tudo na wicmérdia.
|
tambourine man Veterano |
# mar/12
· votar
8.Rádio, televisão e fotografia ou agrupados em "media arts"; 9.Banda desenhada; 10.Arte digital ou RPG ou jogos de vídeo ou modelismo ferroviário (e por extensão modelismo de uma forma geral); 11.Culinária ou arte gráfica.
começou o desbunde geral
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# mar/12
· votar
^ ^
Reacionário dogmático.
|
Atom Heart Mother Veterano |
# mar/12
· votar
Culinária é digno de estar na lista.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# mar/12
· votar
Rinha de galo, bocha, jogo do osso, tiro de laço, campeonato de trova.
|