Se o Brasil é um país cristão, por que há moradores de rua?

Autor Mensagem
    Wanton
    Veterano
    # 16/dez/25 18:34

O cristão daqui gosta de consumir como se não houvesse amanhã, mas faz pouco caso da miséria. Talvez eu tenha uma imagem muito equivocada do que deveria ser o cristianismo.

JJJ
    Veterano
    # 16/dez/25 22:40 · Editado por: JJJ
    · votar

Desculpa, cara, mas você está sendo meio simplista nessa...

O que os "cristãos" deveriam fazer? Dar esmola? Dar comida? Doar agasalhos? Isso tudo é feito. O problema é que isso não resolve a miséria.

O que resolve é um país ajustado, bem governado pelos seus 3 poderes, com uma elite pública e privada que tenha vontade de resolver. Tem algumas iniciativas aqui e ali, mas ainda falta muito.

Dito isso, assumo também uma certa "mea culpa", por preguiça e desânimo. Eu sei que deveria/deveríamos fazer mais.

Wanton
    Veterano
    # 16/dez/25 23:15
    · votar

JJJ
    O que os "cristãos" deveriam fazer?

Priorizar os ensinamentos cristãos, eu acho. Amar o próximo, ou algo assim. Não sei bem como deveria funcionar.

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 17/dez/25 06:08
    · votar

Morador de rua quer fazer o que quiser a hora que quiser, não está interessado na disciplina do cristianismo

Wanton
    Não sei bem como deveria funcionar.

Vc quer somente xingar cristão, não quer aprender sobre

LeandroP
    Moderador
    # 17/dez/25 09:41
    · votar

No Brasil, o cristão se compraz de sangue e de carnificina. Apoiam a tortura e a pena capital pela manutenção da moral e dos bons costumes. Jesus é apenas um adorno e a religião não passa de um perfume barato.

Lelo Mig
    Membro
    # 17/dez/25 11:51
    · votar

Wanton

O cristão médio comum não conhece o personagem Jesus. As pessoas vão a igreja atrás de conforto, solução para seus problemas, a maioria nunca nem leu o livro sagrado que dizem seguir.

É mais uma questão de educação.

Lucmac
    Veterano
    # 17/dez/25 12:12
    · votar

Eu sei que não é bem assim, mas "vá, venda tudo o que você tem, dê o dinheiro aos pobres, e terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me" tem um sentido bem claro.

Não é para dar ao pastor, nem para o padre.

É para o pobre.

Afinal, o que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Wanton
    Veterano
    # 17/dez/25 14:03
    · votar

Wild Bill Hickok
    Vc quer somente xingar cristão, não quer aprender sobre

Você só quer me xingar e falar bosta, não quer entender o que eu escrevo.

LeandroP
    Jesus é apenas um adorno e a religião não passa de um perfume barato.

Acho que a parte que mais cola é a promessa de prosperidade, né? Autoajuda com verniz de espiritualidade.

Lelo Mig
    O cristão médio comum não conhece o personagem Jesus.

Pois é. A fé é uma muleta para o desespero existencial e a igreja é um espaço de acolhimento coletivo. O texto é um acessório dispensável.

Lucmac
    Afinal, o que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Já dizia o Katsbarnea.

Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 19/dez/25 00:44
    · votar

Mesmo quando Jesus esteve na Terra, que detinha o poder para curar todos os doentes do mundo e dar dinheiro infinito a todas as pessoas isso nao aconteceu

pq não era a forma e nem a hora
    mas ele deixou um legado de boas ações, instruções e promessas

os verdadeiros cristãos seguem o exemplo de Cristo anunciando o governo (nao humano) que de fato cumprirá essas promessas, e realizará as mudanças que transformariam esse mundo num paraíso

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 19/dez/25 06:52 · Editado por: Wild Bill Hickok
    · votar

O Wanton ainda não se recuperou da eleição de 2018, quando cristãos elegeram o Messias. Aí quer culpar o grupo por tudo e ainda se diz incompreendido

Morador de rua quer tomar dorgas e ser deixado em paz, não tem o que fazer sobre isso. É somente possível intervir antes da pessoa desistir de tudo, depois é quase impossível

Aqui no OT existe um user que tomava benflô e dormia na rua, mas ele se recuperou e encontrou o caminho

LeandroP
    Moderador
    # 22/dez/25 09:07
    · votar

Wanton
    Acho que a parte que mais cola é a promessa de prosperidade, né? Autoajuda com verniz de espiritualidade.

A prosperidade é apenas do pastor que engana esses idiotas.
    Se a pessoal ao menos lesse aquele livro (adorno de sovaco) seria mais difícil ser enganado. É a preguiça intelectual. O sujeito tem preguiça de ler.

Wanton
    Veterano
    # 23/dez/25 11:22
    · votar

LeandroP
    O sujeito tem preguiça de ler.

Deus sabia disso, por isso enviou umas tábuas para Moisés. Foi o primeiro TikTok.

LeandroP
    Moderador
    # 26/dez/25 23:48
    · votar

Wanton

kkkkkkk É, foi

Lelo Mig
    Membro
    # 29/dez/25 12:31
    · votar

Jesus era morador de rua...

Wanton
    Veterano
    # 01/jan/26 16:11
    · votar

Lelo Mig

Me ocorreu se há algo na Bíblia sobre o cheiro de Jesus.

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 05/jan/26 19:13
    · votar

Sim, abandonou a vida de carpinteiro para viver a liberdade de expressão das ruas

Lelo Mig
    Membro
    # 05/jan/26 20:02 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

edit

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 06/jan/26 06:28
    · votar

EDITADO PELO STF

Thiago_Canhoto
    Veterano
    # 24/mar/26 19:40
    · votar

Wanton

“Gostar de ver o MESSI jogar, é uma coisa - jogar igual ele, é outra...“

O Cristianismo é fortíssimo, porém muitas vezes fraco é o Cristão.

Jesus Cristo era perfeito, porém seus seguidores infelizmente (desde aquela época) eram falhos, cheios de pecados, e erros.

Em um país Cristão, ter problemas, dificuldades e carências, mostra, que o evangelho precisa ser aprimorado diariamente na vida de cada um, para aos poucos, ir mostrando a diferença.

Problemas infelizmente sempre vão existir. Por isso, aprimorar e colocar a prática da fé, no dia a dia, é essencial para essa mudança gradativa.

Wanton
    Veterano
    # 24/mar/26 21:22 · Editado por: Wanton
    · votar

Thiago_Canhoto
    O Cristianismo é fortíssimo, porém muitas vezes fraco é o Cristão.

Põe fraco nisso!

o evangelho precisa ser aprimorado diariamente na vida de cada um

Não tem funcionado muito bem para o pessoal da teologia da prosperidade.

Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 25/mar/26 10:40
    · votar

Wanton
    Só por curiosidade mesmo, tem algum ensinamento de Jesus que você discorda? E aqui nao estou incluindo nenhum trecho interpretado por pastor A ou padre B, nem mesmo falo do que nós TJs acreditamos

Falo de declarações diretas dele registradas na bíblia.
    Pq acredito que muitos concordariam que se todos de fato seguissem os mandamentos dele o mundo seria um lugar melhor

Lelo Mig
    Membro
    # 25/mar/26 20:53 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

Jonas Kahnwald

"tem algum ensinamento de Jesus que você discorda?"

Não perguntou para mim, mas só para saber. Ainda que eu tenha grande admiração pelo "personagem histórico" Jesus, ele não era perfeito e falou algumas coisas, controversas, contraditórias e incoerências que merecem avaliação.

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 26/mar/26 08:09
    · votar

O Wanton só quer xingar a base de eleitores do mito, tem zero interesse nos ensinamentos de JC

Põe fraco nisso!
    pessoal da teologia da prosperidade.

Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 26/mar/26 08:20 · Editado por: Jonas Kahnwald
    · votar

Lelo Mig
    Mas qual fala, por exemplo?
    P.S prometo nao entrar em embates escatológicos, só pra entender mesmo

Lelo Mig
    Membro
    # 26/mar/26 15:29 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

Jonas Kahnwald

"P.S prometo nao entrar em embates escatológicos, só pra entender mesmo"

Jonas, existe um "terreno minado" aqui, complexo e delicado de abordar. Tudo que se aponta ou se questiona em relação ao livro sagrado de vocês e aos personagens que o compõe, sempre há a refutação da interpretação. "O que esta escrito não quer dizer o que esta escrito." ou "é preciso estar inspirado por Deus para compreender alguns simbolismos e entre linhas.". Essa argumentação já descarta, automaticamente, um ateu da discussão.

Então, entenda o seguinte. Para um cristão, Jesus é Deus. E o sendo ele é perfeito. Eu sinceramente posso entender e inclusive respeitar isso. No entanto, para um ateu, acreditando ou não na existência de Jesus, ele é um ser humano. E sim, há contradições em suas ações, há incoerências em suas falas e há opiniões ética e moralmente controversas.

Se Javé é muito mais incisivo em suas ações (vingativo, cruel, autoritário, vaidoso e etc.) e para os religiosos, ele é perfeito, não pode ser criticado, imagine Jesus.

Para um ateu, as "imperfeições" de um Jesus humano, não são um problema, não o fazem menor. Para um religioso, Jesus é Deus, portanto só pode ser perfeito, então, automaticamente, suas contradições serão explicadas como simbolismos ou má compreensão do texto.

Wanton
    Veterano
    # 27/mar/26 20:55
    · votar

Jonas Kahnwald
    Só por curiosidade mesmo, tem algum ensinamento de Jesus que você discorda?

Provavelmente. Teria que ver um por um. Não li a bíblia.

Pq acredito que muitos concordariam que se todos de fato seguissem os mandamentos dele o mundo seria um lugar melhor

Não teria morador de rua e nem bilionário, né? E as guerras? E gente que se diz super cristã bombardeando escolas cheias de crianças? Sem essas coisas, o mundo já seria absurdamente melhor.

Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 29/mar/26 16:36
    · votar

Lelo Mig
    conforme prometido nao vou entrar em discussões infinitas, ACHO que entendi seu ponto, apesar de ainda nao saber qual fala específica de Jesus você considera controversa

Mas só pontuando 2 coisas:

1) toda obra, em maior ou menos grau necessita de análise para compreensão da mesma. Os poemas de Vinicius de Moraes, Quintiliano, Jorge Amado etc se utilizavam de linguagem figurada. Até mesmo obras mais tecnicas nao escapam de uma análise minuciosa para se chegar à conclusão pretendida pelo autor.

Então por mais que entenda seu desconforto em muita coisa cair na conta de uma interpretação, teria como ser diferente no caso de um livro gigantesco escrito ao longo de 1 milenio e meio, por 40 homena diferentes?

2) pras TJs, por exemplo, Jesus não é Deus. Mas isso só um detalhe, nenhum contraponto aqui.

Wanton

Não teria morador de rua e nem bilionário, né?

"...construirão as suas casas e morarão nelas, não construirão para outro morar..."

E as guerras? E gente que se diz super cristã bombardeando escolas cheias de crianças? Sem essas coisas, o mundo já seria absurdamente melhor

"Ele fará julgamento entre as nações E resolverá as questões referentes a muitos povos. Eles transformarão as suas espadas em arados, E as suas lanças em podadeiras. Nação não levantará espada contra nação, Nem aprenderão mais a guerra."

"Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor. As coisas anteriores já passaram"

Lelo Mig
    Membro
    # 29/mar/26 20:19 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

Jonas Kahnwald

1- (importante). Eu me considero razoavelmente conhecedor (do básico) das religiões mas, nunca me atentei, a essa questão: "pras TJs, por exemplo, Jesus não é Deus.". Obrigado, não sabia disso, pelo menos não lembrava.

2- "entenda seu desconforto em muita coisa cair na conta de uma interpretação". Em termos de literatura geral, poesia, interpretação não é um problema. Você achar que uma poesia quer dizer uma coisa e eu outra (e isso vale para qualquer arte), não é um entrave, em muitos aspectos é uma riqueza.

Porém, em algo que pretende se vender como verdade, tudo muda.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Se o Brasil é um país cristão, por que há moradores de rua?