| Autor |
Mensagem |
Wild Bill Hickok Membro Novato |
# 06/out/25 11:39 · Editado por: Wild Bill Hickok
A localização do Caparaó é bem óbvia: uma fortificação natural com baixa ocupação. Um pequeno grupo de comunistas consegueria manter a posição e espalhar sua ideologia tal como Castro na Sierra Maestra. A proximidade com as grandes cidades é outro ponto forte
Araguaia sempre foi uma localização estranha para mim: dos mil Vietnans profetizados pelo argentino, porque ali?
Recentemente descobri a estratégia de José Genoíno e demais maoistas treinados por Pequim: a estrada transamazônica. A ideia comunista era se aproveitar do projeto militar de ocupação da amazônia via NE. Araguaia seria um corredor onde os camponeses passariam, local privilegiado para espalhar a palavra de Marx para o povo.
|
Lelo Mig Membro
 |
# 07/out/25 11:46 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Wild Bill Hickok
Conclusão é ruim, de quem estudou/leu pouco sobre o assunto. Os motivos pela escolha dessa região são simples e conclusão do próprio exército e historiadores. Não vou entrar no mérito destes motivos serem corretos ou idiotices da cabeça dos comunas, mas nada têm a ver com a Transamazônica, pelo contrário, a rodovia os atrapalhou.
A guerrilha do Araguaia, (orquestrada pelo PCdoB) realmente, seguia os modelos chineses (Mao Tsé-Tung) e vietnamitas (Ho Chi Minh). A premissa de “cercar as cidades à partir do campo”.
A região do Bico do Papagaio (entre Pará, Maranhão e Tocantins, na época Goiás) foi escolhida justamente por ser isolada, com floresta densa, rios e relevo difícil. Isso daria, em tese, vantagens a "guerrilheiros idealistas" contra um exército capacitado e treinado, equilibraria melhor as forças. A falta de população e a selva eram vistas como vantagem, proteção natural, e não como obstáculo.
Num segundo estágio, haveria a implantação de uma base revolucionária camponesa (numa região isolada), determinada a ganhar o apoio da pequena população local (pequenos lavradores, ribeirinhos, mateiros) e depois expandir a luta armada para outras regiões.
Nos anos 60, aquela região era era uma fronteira agrícola quase desabitada, com Estado ausente, muitas áreas públicas e fazendas abandonadas, onde podiam se instalar disfarçados de lavradores. Era muito mais fácil "se camuflar". E, havia ainda um simbolismo; o fato de estarem no "interior do Brasil" reforçava o ideário de "estar com o povo, com os excluídos".
No início a ideia até que se mostrou correta, afinal, ficaram por lá quase 10 anos. (da implantação das primeiras bases em 1967 a eliminação total em 1974).
A instalação dos guerrilheiros disfarçados começou em 1967, 3 anos antes do início da construção da Transamazônica. Ao contrário de sua conclusão, a Transamazônica prejudicou os guerrilheiros porque aumentou o interesse e presença de militares na região, facilitou o acesso dos mesmos e trouxe centenas de trabalhadores, o que só piorou a situação dos guerrilheiros, já que o auge do conflito se dá entre 72 e 74.
(A "história" é essa e eu lembro bem, mas sim, usei chat GPT para validar algumas datas e nomes de algumas localidades que não lembrava mais de cabeça).
|
JJJ Veterano
 |
# 07/out/25 13:35 · Editado por: JJJ
· votar
O maior equívoco desse pessoal (do ponto de vista estratégico) foi achar que algo que funcionou numa pequena ilha poderia funcionar, do mesmo jeito (guerra de guerrilhas), num país gigantesco.
|
# 08/out/25 07:34
· votar
JJJ
Estratégia, do alemão Strattgie, do francês La strategia:
https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/342455/
Lelo Mig nada têm a ver com a Transamazônica
A estrada fazia parte de um projeto maior, vc ignorou o todo do meu argumento e focou nas partes
isolada
Não, era encontro de dois grandes rios, vias de transporte muito antigas
Estado ausente
Não, a BR153 já tinha cortado tudo de norte a sul
chat GPT
Que lixo
|
Lelo Mig Membro
 |
# 08/out/25 11:50 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Não sei porque ainda gasto meu tempo com alguém tão limitado... deve ser algum tipo de penitência. Desisto.
|
LeandroP Moderador |
# 09/out/25 14:01 · Editado por: LeandroP
· votar
Lelo Mig A premissa de “cercar as cidades à partir do campo”.
Né?!
Wild Bill Hickok A estrada fazia parte de um projeto maior,
Se a estrada estivesse lá, prontinha da silva, pode até ser um projeto a LONGO PRAZO. (escrevi maiúscula só pra te irritar, mas você é pior do que eu rs). Sem estrada, ou pior, contruindo a estrada, a presença dos militares na região era obviamente perturbadora e inconveniente.
vc ignorou o todo do meu argumento e focou nas partes
Quais argumentos? A logística vindoura?
|
LeandroP Moderador |
# 09/out/25 14:06
· votar
Wild Bill Hickok Estado ausente
Não, a BR153 já tinha cortado tudo de norte a sul
Estado ausente e não estrada ausente... °,°
(hoje eu chato rs)
|
# 10/out/25 08:02
· votar
Lelo Mig
Chora mais, comuna. Nem de comunismo vc entende
LeandroP
LONGO PRAZO
Sim, é War of Attrition. Mao Tse Tung nunca atacou Pequim diretamente, sempre foi pelos flancos
a presença dos militares na região era obviamente perturbadora e inconveniente
Para o povo era a esperança de um novo BR, tal qual a construção de Brasília. O povo quer ocupar o território, proteger o BR contra a ameaça estrangeira. Mas o povo tem que ser guiado, deixado só é uma força destrutiva inútil
A logística vindoura?
Sim, grandes levas de pobre vindos do NE, prontos para a lavagem cerebral comunista
Estado ausente
Marabá é estado? Pois é uma cidade antiga. Projeto de Tucuruí é estado? E Carajás?
|
LeandroP Moderador |
# 10/out/25 08:24
· votar
Wild Bill Hickok Marabá é estado?
O Estado é a nação e não as federações. Não se perca em semântica. Foi justamente neste período que o país se reorganizou territorialmente, mudando inclusive de nome.
|
# 10/out/25 08:28
· votar
LeandroP
Nope. JK já tinha integrado a região com a BR153, o bico de papagaio era um corredor rumo à amazônia
|
LeandroP Moderador |
# 10/out/25 09:23
· votar
kkkkkkkkkkkk
|
# 16/out/25 07:27
· votar
LeandroPT
kkkkkkkkk
|