Como um turco e um leporídeo te ensinaram

Autor Mensagem
    Wanton
    Veterano
    # 09/mar/25 09:59

...que seus pais mentem?

Lucmac
    Veterano
    # 09/mar/25 10:06
    · votar

Isso é lemontek

Wanton
    Veterano
    # 09/mar/25 10:44
    · votar

Lucmac
    lemontek

Quem?

Wanton
    Veterano
    # 09/mar/25 10:49
    · votar

Joguei a pergunta título do tópico em duas IA.

ChatGPT:
    Essa provocação parece apontar para a descoberta da infância de que os pais nem sempre dizem a verdade, muitas vezes para preservar a inocência dos filhos. O "turco" pode remeter ao Papai Noel (chamado de São Nicolau, que teria origem na atual Turquia), e o "leporídeo" pode ser a coelhinha da Páscoa. Ambos são figuras associadas a mitos infantis que os pais sustentam até que a criança descubra que são invenções.

Provavelmente, o tema gira em torno da perda da inocência, do confronto entre fantasia e realidade, ou da forma como aprendemos sobre verdades e mentiras na infância.

DeepSeek:
    A provocação menciona um turco e um leporídeo (animal da família dos coelhos e lebres) como figuras que revelam que os pais mentem. Essa combinação remete a duas referências culturais e filosóficas clássicas:

O Turco Mecânico:
    Era um suposto "robô enxadrista" do século XVIII, que na verdade escondia um humano operando suas jogadas. Tornou-se símbolo de ilusão, fraude e desconfiança na aparente verdade. A ideia de que algo (ou alguém) que parece autêntico pode ser uma farsa liga-se à descoberta de que os pais, figuras tradicionalmente associadas à autoridade e à honestidade, também podem mentir ou esconder realidades.

Leporídeos na cultura:
    Coelhos e lebres são frequentemente associados a trapaça, ambiguidade e questionamento da realidade (como o coelho de Alice no País das Maravilhas ou a lebre de Convite à Filosofia, de Marilena Chaui). Eles simbolizam a dúvida sobre o que é óbvio, desafiando a percepção ingênua do mundo.

Tema central da provocação:

A desconstrução da autoridade e da ingenuidade. A ideia é que, em algum momento, descobrimos que figuras tidas como inquestionáveis (como os pais) também falham, mentem ou perpetuam ilusões. O "turco" e o "leporídeo" representam ferramentas críticas (a desconfiança e a filosofia) que nos levam a questionar narrativas estabelecidas, revelando que a verdade nem sempre é linear ou confiável. É uma metáfora sobre amadurecimento, desilusão e busca por autonomia intelectual.

Em resumo: a mentira dos pais simboliza a quebra de confiança nas estruturas tradicionais, enquanto o turco e o leporídeo representam o pensamento crítico que expõe essas contradições.

O DeepSeek tomou ácido...

JJJ
    Veterano
    # 09/mar/25 11:22
    · votar

Tá fumando alface, caro amoeba?

megiddo
    Membro
    # 09/mar/25 11:47
    · votar

Lucmac
    lemontek

me mandou pra Júpiter

Wanton
    Veterano
    # 09/mar/25 11:48
    · votar

JJJ
    Tá fumando alface, caro amoeba?

O ChatGPT sacou minha proposta. Para a criança, os pais são perfeitos. A primeira grande traição é revelada quando a criança descobre que Papai Noel e/ou Coelhinho da Páscoa não existem. São dois mitos instituídos culturalmente, que estremecem a relação de confiança que a criança tem com seus pais e sua comunidade. Essa dupla exerce algum tipo de função pedagógica na elaboração do ceticismo do sujeito, e não é algo pontual, é cultural – ou seja, está presente na maioria dos lares.

Essa farsa, conscientemente ou não, está instituída culturalmente como uma chave para o amadurecimento. É um marco do desenvolvimento e uma questão bem mais sofisticada do que descobrir de onde vêm os bebês.

Lelo Mig
    Membro
    # 09/mar/25 18:13
    · votar

Wanton

"O ChatGPT sacou minha proposta."

Também saquei ("entre aspas" fiquei em dúvida com relação ao turco...) mas estava esperando algumas respostas para ver que rumo a prosa ia tomar.

Eu, particularmente, nunca fui contra essa "mentira" aplicada pelos pais. Não sou muito à favor da "verdade absoluta" com crianças. Acho a cabeça fantasiosa das crianças um mundo à parte, que vai se desconstruindo conforme a maturidade avança. Além do que, não conheço nenhum caso de alguém que virou assassino depois que descobriu que Coelhinho da Páscoa ou Papai Noel não existiam.

Esse "culto" à verdade absoluta, em primeiro lugar é moralista. Em segundo lugar é relativo porque a mentira não é algo intrinsecamente ruim ou bom. Em terceiro lugar é utópico, já que é impossível.

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 10/mar/25 08:40
    · votar

Educação = arte de jogar as crianças violentamente no mundo adulto

Paulo Freire = bruxo comunista irrelevante

JJJ
    Veterano
    # 10/mar/25 13:26
    · votar

Wanton
    O ChatGPT sacou
    Lelo Mig
    Também saquei

Eu não saquei. Mas deixa quieto.

Wanton
    Veterano
    # 11/mar/25 09:50
    · votar

Lelo Mig
    Não sou muito à favor da "verdade absoluta" com crianças.

Formação não é uma coisa fácil. Como você vai formar um adulto forte se ele não passar por experiências difíceis, né? Quando surgem desastres do nível do Carlos Pilotto, você se liga que a educação dos contos de fadas é um perigo.

Wild Bill Hickok

Você não é medievalista, né? Naquela época, não existia infância.

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 11/mar/25 11:14
    · votar

Wanton

Sou funcionalista. Em outras sociedades existem outras instituições que fazem o rito de passagem para o mundo adulto. Não faço distinção entre sociedades passadas ou presentes, esse papo de historicizar tudo é coisa de comunista

educação dos contos de fadas

Nessas histórias os lobos comem gente, é parada pesada. Mas o politicamente correto podou essas histórias como patriarcais e superadas pelo progresso da modernidade e seus confortos falsos

Wanton
    Veterano
    # 11/mar/25 12:33
    · votar

Wild Bill Hickok
    esse papo de historicizar tudo é coisa de comunista

Por isso é importante saber distinguir historicismo de historicidade.

Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 11/mar/25 12:39
    · votar

O pior é que não se trata do sall, mas o cara conseguiu emular direitinho o espírito do seu mestre

Wanton
    Veterano
    # 11/mar/25 12:50
    · votar

Jonas Kahnwald
    O pior é que não se trata do sall, mas o cara conseguiu emular direitinho o espírito do seu mestre

Deve ter alugado a conta para o Pedro, só pode.

Lelo Mig
    Membro
    # 11/mar/25 14:04
    · votar

Wanton

"Quando surgem desastres do nível do Carlos Pilotto"

Eu acho que um Carlos Pilotto não é culpa do Papai Noel não, acho que têm mais a ver com o Papai Reaça.

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 12/mar/25 06:30
    · votar

Wanton
    historicidade

É com isso que os progressistas se tornam o juiz da história? Isso permite ver o sentido da história e do progresso?

Wanton
    Veterano
    # 12/mar/25 12:05
    · votar

Lelo Mig
    acho que têm mais a ver com o Papai Reaça.

Aquele moleque nem deu falta do Papai Noel, ele não precisa de presentes, ele colhe os dividendos da sua carteira de investimentos desde os 4 anos.

Wild Bill Hickok
    É com isso que os progressistas se tornam o juiz da história?

É um conceito criado por conservadores, toupeira!

Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 12/mar/25 12:52
    · votar

Wanton
    Como um turco e um leporídeo te ensinaram
    ...que seus pais mentem?

no meu caso que nunca acreditei em papai noel ou no coelho da páscoa, acho que foi só com o tempo mesmo... talvez de início na aborrescência eu percebi que eles não eram perfeitos, e depois na vida adulta mesmo, sem a raiva torporizada de hormônios da fase anterior.

aliás, o fato de meu pai ter falecido durante a minha infância, o colocou num pedestal mesmo que inconscientemente do tipo: é claro que eu sei que ele não era perfeito, mas a imagem dele era.... (isso só percebi com terapia)

LeandroP
    Moderador
    # 12/mar/25 20:22
    · votar

Wild Bill Hickok

ratomanoku, véi... vontade de te espancar
    °,°

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 13/mar/25 07:15
    · votar

Wanton
    criado por

Pouco importa quem criou, o que importa é como se usa. Professor Olavo usou Gramsci para liderar um levante contra comunista, por exemplo

LeandroP

São somente fatos. A criança vai ter que aprender a usar a violência para se defender, ou morrer tentando. É assim que funciona o mundo dos adultos fora da utopia comunista

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Como um turco e um leporídeo te ensinaram