Autor |
Mensagem |
Wanton Veterano |
# 09/mar/25 09:59
...que seus pais mentem?
|
Lucmac Veterano |
# 09/mar/25 10:06
· votar
Isso é lemontek
|
Wanton Veterano |
# 09/mar/25 10:44
· votar
Lucmac lemontek
Quem?
|
Wanton Veterano |
# 09/mar/25 10:49
· votar
Joguei a pergunta título do tópico em duas IA.
ChatGPT: Essa provocação parece apontar para a descoberta da infância de que os pais nem sempre dizem a verdade, muitas vezes para preservar a inocência dos filhos. O "turco" pode remeter ao Papai Noel (chamado de São Nicolau, que teria origem na atual Turquia), e o "leporídeo" pode ser a coelhinha da Páscoa. Ambos são figuras associadas a mitos infantis que os pais sustentam até que a criança descubra que são invenções.
Provavelmente, o tema gira em torno da perda da inocência, do confronto entre fantasia e realidade, ou da forma como aprendemos sobre verdades e mentiras na infância.
DeepSeek: A provocação menciona um turco e um leporídeo (animal da família dos coelhos e lebres) como figuras que revelam que os pais mentem. Essa combinação remete a duas referências culturais e filosóficas clássicas:
O Turco Mecânico: Era um suposto "robô enxadrista" do século XVIII, que na verdade escondia um humano operando suas jogadas. Tornou-se símbolo de ilusão, fraude e desconfiança na aparente verdade. A ideia de que algo (ou alguém) que parece autêntico pode ser uma farsa liga-se à descoberta de que os pais, figuras tradicionalmente associadas à autoridade e à honestidade, também podem mentir ou esconder realidades.
Leporídeos na cultura: Coelhos e lebres são frequentemente associados a trapaça, ambiguidade e questionamento da realidade (como o coelho de Alice no País das Maravilhas ou a lebre de Convite à Filosofia, de Marilena Chaui). Eles simbolizam a dúvida sobre o que é óbvio, desafiando a percepção ingênua do mundo.
Tema central da provocação:
A desconstrução da autoridade e da ingenuidade. A ideia é que, em algum momento, descobrimos que figuras tidas como inquestionáveis (como os pais) também falham, mentem ou perpetuam ilusões. O "turco" e o "leporídeo" representam ferramentas críticas (a desconfiança e a filosofia) que nos levam a questionar narrativas estabelecidas, revelando que a verdade nem sempre é linear ou confiável. É uma metáfora sobre amadurecimento, desilusão e busca por autonomia intelectual.
Em resumo: a mentira dos pais simboliza a quebra de confiança nas estruturas tradicionais, enquanto o turco e o leporídeo representam o pensamento crítico que expõe essas contradições.
O DeepSeek tomou ácido...
|
JJJ Veterano
 |
# 09/mar/25 11:22
· votar
Tá fumando alface, caro amoeba?
|
megiddo Membro |
# 09/mar/25 11:47
· votar
Lucmac lemontek
me mandou pra Júpiter
|
Wanton Veterano |
# 09/mar/25 11:48
· votar
JJJ Tá fumando alface, caro amoeba?
O ChatGPT sacou minha proposta. Para a criança, os pais são perfeitos. A primeira grande traição é revelada quando a criança descobre que Papai Noel e/ou Coelhinho da Páscoa não existem. São dois mitos instituídos culturalmente, que estremecem a relação de confiança que a criança tem com seus pais e sua comunidade. Essa dupla exerce algum tipo de função pedagógica na elaboração do ceticismo do sujeito, e não é algo pontual, é cultural – ou seja, está presente na maioria dos lares.
Essa farsa, conscientemente ou não, está instituída culturalmente como uma chave para o amadurecimento. É um marco do desenvolvimento e uma questão bem mais sofisticada do que descobrir de onde vêm os bebês.
|
Lelo Mig Membro
 |
# 09/mar/25 18:13
· votar
Wanton
"O ChatGPT sacou minha proposta."
Também saquei ("entre aspas" fiquei em dúvida com relação ao turco...) mas estava esperando algumas respostas para ver que rumo a prosa ia tomar.
Eu, particularmente, nunca fui contra essa "mentira" aplicada pelos pais. Não sou muito à favor da "verdade absoluta" com crianças. Acho a cabeça fantasiosa das crianças um mundo à parte, que vai se desconstruindo conforme a maturidade avança. Além do que, não conheço nenhum caso de alguém que virou assassino depois que descobriu que Coelhinho da Páscoa ou Papai Noel não existiam.
Esse "culto" à verdade absoluta, em primeiro lugar é moralista. Em segundo lugar é relativo porque a mentira não é algo intrinsecamente ruim ou bom. Em terceiro lugar é utópico, já que é impossível.
|
Wild Bill Hickok Membro Novato |
# 10/mar/25 08:40
· votar
Educação = arte de jogar as crianças violentamente no mundo adulto
Paulo Freire = bruxo comunista irrelevante
|
JJJ Veterano
 |
# 10/mar/25 13:26
· votar
Wanton O ChatGPT sacou Lelo Mig Também saquei
Eu não saquei. Mas deixa quieto.
|
Wanton Veterano |
# 11/mar/25 09:50
· votar
Lelo Mig Não sou muito à favor da "verdade absoluta" com crianças.
Formação não é uma coisa fácil. Como você vai formar um adulto forte se ele não passar por experiências difíceis, né? Quando surgem desastres do nível do Carlos Pilotto, você se liga que a educação dos contos de fadas é um perigo.
Wild Bill Hickok Educação = arte de jogar as crianças violentamente no mundo adulto
Você não é medievalista, né? Naquela época, não existia infância.
|
# 11/mar/25 11:14
· votar
Wanton
Sou funcionalista. Em outras sociedades existem outras instituições que fazem o rito de passagem para o mundo adulto. Não faço distinção entre sociedades passadas ou presentes, esse papo de historicizar tudo é coisa de comunista
educação dos contos de fadas
Nessas histórias os lobos comem gente, é parada pesada. Mas o politicamente correto podou essas histórias como patriarcais e superadas pelo progresso da modernidade e seus confortos falsos
|
Wanton Veterano |
# 11/mar/25 12:33
· votar
Wild Bill Hickok esse papo de historicizar tudo é coisa de comunista
Por isso é importante saber distinguir historicismo de historicidade.
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# 11/mar/25 12:39
· votar
O pior é que não se trata do sall, mas o cara conseguiu emular direitinho o espírito do seu mestre
|
Wanton Veterano |
# 11/mar/25 12:50
· votar
Jonas Kahnwald O pior é que não se trata do sall, mas o cara conseguiu emular direitinho o espírito do seu mestre
Deve ter alugado a conta para o Pedro, só pode.
|
Lelo Mig Membro
 |
# 11/mar/25 14:04
· votar
Wanton
"Quando surgem desastres do nível do Carlos Pilotto"
Eu acho que um Carlos Pilotto não é culpa do Papai Noel não, acho que têm mais a ver com o Papai Reaça.
|
# 12/mar/25 06:30
· votar
Wanton historicidade
É com isso que os progressistas se tornam o juiz da história? Isso permite ver o sentido da história e do progresso?
|
Wanton Veterano |
# 12/mar/25 12:05
· votar
Lelo Mig acho que têm mais a ver com o Papai Reaça.
Aquele moleque nem deu falta do Papai Noel, ele não precisa de presentes, ele colhe os dividendos da sua carteira de investimentos desde os 4 anos.
Wild Bill Hickok É com isso que os progressistas se tornam o juiz da história?
É um conceito criado por conservadores, toupeira!
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# 12/mar/25 12:52
· votar
Wanton Como um turco e um leporídeo te ensinaram ...que seus pais mentem?
no meu caso que nunca acreditei em papai noel ou no coelho da páscoa, acho que foi só com o tempo mesmo... talvez de início na aborrescência eu percebi que eles não eram perfeitos, e depois na vida adulta mesmo, sem a raiva torporizada de hormônios da fase anterior.
aliás, o fato de meu pai ter falecido durante a minha infância, o colocou num pedestal mesmo que inconscientemente do tipo: é claro que eu sei que ele não era perfeito, mas a imagem dele era.... (isso só percebi com terapia)
|
LeandroP Moderador |
# 12/mar/25 20:22
· votar
Wild Bill Hickok Educação = arte de jogar as crianças violentamente no mundo adulto
ratomanoku, véi... vontade de te espancar °,°
|
# 13/mar/25 07:15
· votar
Wanton criado por
Pouco importa quem criou, o que importa é como se usa. Professor Olavo usou Gramsci para liderar um levante contra comunista, por exemplo
LeandroP
São somente fatos. A criança vai ter que aprender a usar a violência para se defender, ou morrer tentando. É assim que funciona o mundo dos adultos fora da utopia comunista
|