Seria Rothbard um marxista?

Autor Mensagem
    Black Fire
    Gato OT 2011
    # 04/fev/25 02:00

Rothbard percebeu que o caminho tendencial do capitalismo era a redução de tudo à categoria de mercadoria (que é a categoria mais básica e indivisíveldo capitalismo)?

Percebeu também que, para que o capitalismo se desenvolva por completo e possa chegar a um ponto de colapso, é necessário que tudo seja mercadoria: crianças, órgãos, justiça?

Seria a esquerda mundial a força reacionária, que protege o capitalismo sempre que tenta evitar que tudo possa se reduzir a mercadoria?

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 04/fev/25 07:22
    · votar

Eis que BF chegou ao ápice da falta de get a laje da teoria social: profecias sobre o futuro

Sim, Rothbard faz uma prova por absurdo de como as profecias libertárias e marxistas convergem no infinito. In limite o indivíduo se torna mercadoria e vc tem autorização para vender seus filhos na feira.

Basicamente o mesmo que fez Walter Block em "Defendendo o indefensável". Note como no fim do livro o autor joga tudo no lixo e escolhe a tradição. Por que? Porque eu posso. Porque sim

Fez o mesmo que Dostoyevisky: usou o nihilismo como caminho para o conservadorismo

a esquerda mundial a força reacionária

A esquerda reformista, sim. A esquerda revolucionária, não

Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 04/fev/25 09:12
    · votar

O wild bill realmente incorporou o sallqantismo
    mas ainda falta a ele uma dose de misoginia e apologia ao nazismo pra se igualar de vez

Black Fire
    Gato OT 2011
    # 04/fev/25 09:33
    · votar

profecias sobre o futuro

O legal é que em nenhum ponto eu falei que acho que alguma dessas coisas vá acontecer.

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 04/fev/25 09:42
    · votar

Black Fire

Sua opinião sobre as profecias não importa.

Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 07/fev/25 08:55
    · votar

caminho tendencial do capitalismo

O marxismo sabe que o capitalismo tende para a crise, mas não sabe se essa crise vai destruir o capitalismo

Na medida em que o capital se acumula, mais capital é usado na produção em relação ao trabalho. Mecanização expulsa o trabalho da produção. Como somente o trabalho gera valor, isso vai tender ao colapso.

Mas o capital também é destruído por obsolescência, guerra e desastres naturais.

Qualquer outra profecia marxista é coisa de maluco ou comunista querendo tomar o poder

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Seria Rothbard um marxista?