Autor |
Mensagem |
Viciado em Excel Membro Novato |
# há 13 horas · Editado por: Viciado em Excel
Tenho ouvido e visto muitas publicações de pessoas de diversas ideologias político partidárias, fazendo análises sobre o filme ‘Ainda estou aqui’. São as seguintes considerações que tenho visto e, o que nos parece, de pessoas que sequer tiveram a cuidado de assistir a obra:
- O filme é esquerdista e tem a função de fazer propaganda política.
- O filme é uma obra para ser usada por professores de história, que exigirão que os alunos o assista.
- O filme tem o condão de conter o avanço da extrema direita.
- o Filme não é uma obra premiável.
- A Fernanda Torres, só ganhou porque existe uma onda esquerdista na indústria cinematográfica e ela é esquerdista.
Bom diante de tantas alegações, de um lado ou de outro, resolvei assistir o filme, tirar minhas dúvidas e chegar as minhas próprias conclusões.
- O filme é esquerdista e tem a função de fazer propaganda política.
Não, isso em nenhuma momento fica evidenciado. Ele não pertence a nenhum dos lados. Ele pertence a história e narra os acontecimentos, de um período sombrio da nossa história. Ponto.
- O filme é uma obra para ser usada por professores de história, que exigirão que os alunos o assista.
Não, se os professores recomendarem assistir, entendo que é uma simples tarefa didática. É a história que o professor está imbuído de contar. Ponto.
- O filme tem o condão de conter o avanço da extrema direita.
Não vi nada na obra que possa se dizer que se presta a esse papel. A meu ver o foco foi isento. Ponto.
- o Filme não é uma obra premiável.
Não tenho conhecimento técnico suficiente para esse tipo de julgamento. Pode até ser pela temática e o enredo, mas achei o Central do Brasil melhor, pelo menos no aspecto fotografia, que é a área que conheço e também porque gosto de filme com equilíbrio entre cenas internas e externas, neste último é gosto pessoal mesmo. Filmes com cenas externas requer um esforço maior, refilmagens, tomadas de cenas para que dê certo.
Eu só tive uma ressalva, pois no desenrolar da trama, pós acontecimentos de prisão e liberdade da personagem, todos se portavam com sorriso no rosto, inclusive a Eunice Paiva, inclusive o fotógrafo do retrato exigiu essa postura. Tenho certeza que a Eunice da vida real não teve tanto motivo pra sorrir, mas entendo que numa obra dessa natureza o público não ia apreciar melancolia. Ponto também!
- A Fernanda Torres, só ganhou porque existe uma onda esquerdista na indústria cinematográfica e ela é esquerdista.
Ela é esquerdista e penso muito diferente dela, mas isso é coisa particular. No campo concreto, não vi a atuação da atriz que concorria com ela, mas foi impecável e emprestou muito talento à personagem. Eu não a conhecia tanto em obras fora do humor. Fiquei surpreso positivamente. Arrisco dizer sem ter visto a atuação da atriz concorrente, que ela mereceu. Ponto final.
|
# há 13 horas · Editado por: Viciado em Excel
· votar
Façam suas análises de forma objetiva, e que o Makumbator possa postar ainda que como usuário comum, mortal.
|
Lelo Mig Membro
|
# há 13 horas · Editado por: Lelo Mig
· votar
Viciado em Excel
Não assisti o filme, ainda, então vou dar pitaco pelo que eu sei/presumo:
"- O filme é esquerdista..."
O filme é baseado no livro de Marcello Rubens Paiva. A história é de sua família, principalmente de sua mãe. É uma história real, não é um "filme esquerdista" mas, sim, de uma família com relações esquerdistas.
"- O filme é uma obra para ser usada por professores de história..."
Se o mano fez um filme "para professores usarem" e ele esta "pré indicado" ao Oscar, acertou na megasena.
"- O filme tem o condão de conter o avanço da extrema direita."
O livro foi lançado em 2015, a Dilma era presidente. Não sei quando começaram as filmagens, mas, os eventos de 8 de janeiro, sem dúvida, favorecem a hype do filme. Mais uma vez, momento oportuno, sorte do diretor.
"- o Filme não é uma obra premiável."
Em que sentido? É ruim? Não assisti mas, à princípio, toda obra é "premiável" independente do que eu ache dele.
"- A Fernanda Torres, só ganhou porque existe uma onda esquerdista"
Ao Globo de Ouro (que Fernanda venceu) já foram indicadas: Sônia Braga (3 vezes), Fernanda Montenegro, Wagner Moura... (Wagner é bem mais esquerdista que a Fernanda, porque não deram prêmio prá ele também, já que o critério é "esquerdice"?)
|
# há 12 horas
· votar
Lelo Mig
Minha análise é um pouco mais neutra, pois não levo a obra pra nenhum dos lados, e não vi nada de intenção nesse sentido. Mas valeu aí.
Em que sentido? É ruim?
Não, não disse isso. E se deixei transparecer isso nas entrelinhas, não foi minha intenção.
Wagner é bem mais esquerdista que a Fernanda, porque não deram prêmio prá ele também, já que o critério é "esquerdice"?
Minha fala é clara, fiz questão de eliminar essa hipótese de viés no mérito da atuação dela.
Mas enfim, assista o filme, saia do seu comodismo. O filme é bom! Vai gostar.
|
JJJ Veterano
|
# há 12 horas
· votar
Não vi, porque prefiro não assistir filmes que podem me fazer chorar (e todo mundo diz que isso é comum nesse filme).
Mas ouvi alguém (acho que foi, inclusive, do campo da esquerda) dizer que foi um filme na hora certa, no lugar certo. E isso, obviamente, influencia quanto ao "ibope", quantos aos prêmios e tudo mais.
E daí?
Qual o problema em aproveitar uma onda, quando ela vem?... Se foi assim, méritos pra quem teve a ideia e levou adiante.
|
# há 12 horas
· votar
JJJ
Qual o problema em aproveitar uma onda, quando ela vem?... Se foi assim, méritos pra quem teve a ideia e levou adiante.
Ok, desde que seja uma onda natural e não daquelas de piscina. De qualquer forma, nao vi esse "modo ocasião". Já disse.
|
Lelo Mig Membro
|
# há 11 horas · Editado por: Lelo Mig
· votar
Viciado em Excel
"Não, não disse isso..."
Relaxa cara! Eu não comentei sua opinião. Meu pitaco foi em cima da premissa que você deixou claro: "Tenho ouvido e visto muitas publicações de pessoas de diversas ideologias político partidárias, fazendo análises sobre o filme"
Pelo que entendi estes tópicos por você listado foi baseado em opiniões diversas.
JJJ
"Não vi, porque prefiro não assistir filmes que podem me fazer chorar ..."
Senti uma viadagem lascada nessa frase! Que falta faz uma observação do makumbator sob essa alegação...hehe
|
JJJ Veterano
|
# há 11 horas
· votar
Viciado em Excel De qualquer forma, nao vi esse "modo ocasião". Já disse.
Pode ter ocorrido até por acaso.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# há 11 horas
· votar
Pessoa com um pouco de bom senso, devolva a conta do Pedro!
|
# há 10 horas
· votar
Lelo Mig
Senti uma viadagem lascada nessa frase!
Cuidado, isso vai pro dossiê. Hehehehe
|
Wild Bill Hickok Membro Novato |
# há 2 horas
· votar
Cinema brasileiro só trata de duas temáticas: pobre ou regime militar