Desalento ou incompetência

Autor Mensagem
    Wanton
    Veterano
    # 03/set/24 18:45

Mês novo, tópicos novos.

É senso comum dizer que o serviços públicos são uma merda, sobretudo aqueles que envolvem papelada. A explicação vagabunda que costumam dar para isso é que o funcionário público é preguiçoso e/ou incompetente.

É raro que alguém se dê o trabalho de pensar sobre as condições em que aquele serviço ocorre. Digo isso porque existem sistemas que desanimam o trabalhador. Você pode ter boas ideias, boas intenções, mas dificilmente isso é visto ou posto em prática. Quase não há reconhecimento para aqueles que buscam resolver problemas ou melhorar processos e serviços.

JJJ
    Veterano
    # 03/set/24 19:56
    · votar

Wanton
    Você pode ter boas ideias, boas intenções, mas dificilmente isso é visto ou posto em prática. Quase não há reconhecimento para aqueles que buscam resolver problemas ou melhorar processos e serviços.

Definiu o serviço público brasileiro.

makumbator
    Moderador
    # 03/set/24 20:33
    · votar

Wanton

Quase não há reconhecimento para aqueles que buscam resolver problemas ou melhorar processos e serviços.

É que muitas vezes manter como está é mais lucrativo que mudar. E isso vale até pra empresa privada. Sem contar que alterar algo pode eliminar algum posto de trabalho em virtude de uma melhoria de eficiência obtida. Nesse caso os afetados vão trabalhar contra.

Um exemplo disso são os despachantes. O governo cria dificuldades burocráticas contra o cidadão a ponto de ter uma profissão com pessoas dedicadas a lidar com a burocracia. Imaginem que magicamente isso aqui virasse a Estônia em matéria de desburocratização da noite para o dia. Os despachantes não iam gostar nem um pouco (e nem funcionários de governos que usam seus cargos como arma de controle e propina). Ia dar até tiro.

Lelo Mig
    Membro
    # 03/set/24 20:35 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

Wanton

Creio que de tudo um pouco.

Eu, particularmente, acho que tanto demonizar quanto romancear o servidor público é um erro.

O funcionalismo público brasileiro têm um componente que o difere do de muitos outros Países. Quando Don João veio para o Brasil, vieram em mais de 60 navios e entre 10 e 15 mil pessoas da família real e da corte. (não existe nenhum outro caso que chegue nem perto em nenhum País em toda a história).

Era preciso "inventar" empregos prá essa gente. E em contra partida, muitos destes "vendiam" por fora os serviços que deviam prestar. Então, existe um indiscutível DNA de vagabundagem e corrupção no servidor brasileiro e um "Q" de inutilidade. E quem já trabalhou na rede pública (meu caso) pôde constatar de perto.

Por outro lado, têm muita gente séria, comprometida, competente desenvolvendo serviços da melhor qualidade. Nas áreas científicas, por exemplo, têm muita gente competente, acima da média. Na área militar, tá cheio de vagabundo encostado, por exemplo.

O serviço público é muito complexo, positiva e negativamente. Quase todo o julgamento corre o risco de estar errado ou pouco estruturado. Há desalento e há incompetência.

LeandroP
    Moderador
    # 04/set/24 07:55
    · votar

Lelo Mig

Perfeitamente!

Wanton
    Veterano
    # 04/set/24 14:29
    · votar

JJJ
    Definiu o serviço público brasileiro.

Tenho uma passagem muito breve pelo serviço público, insuficiente para análises mais profundas, mas suficiente para verificar que a incompetência do servidor público é um mito para explicar a ineficiência do serviço.

makumbator
    Sem contar que alterar algo pode eliminar algum posto de trabalho em virtude de uma melhoria de eficiência obtida.

Talvez isso pudesse ser combatido por meio de programas de requalificação que garantam a estabilidade do servidor, além de programas de incentivo à inovação ajustados às características do serviço público.

Lelo Mig
    O serviço público é muito complexo, positiva e negativamente. Quase todo o julgamento corre o risco de estar errado ou pouco estruturado. Há desalento e há incompetência.

Perfeito! Talvez, o meu ponto seja demonstrar que a incompetência não é maior no serviço público, se comparado ao privado. A incompetência é bem distribuída. A diferença é que o serviço privado parece ter instrumentos mais efetivos de motivação e de coação.

A solução simplória do brasileiro medíocre para o serviço público é o fim da estabilidade. Não é uma proposta que vise atacar a raiz do problema, é só uma resposta ressentida de quem é duramente coagido pela instabilidade.

JJJ
    Veterano
    # 04/set/24 15:27 · Editado por: JJJ
    · votar

Wanton
    Tenho uma passagem muito breve pelo serviço público, insuficiente para análises mais profundas, mas suficiente para verificar que a incompetência do servidor público é um mito para explicar a ineficiência do serviço.

Meu caro, eu já fui de tudo em termos de trabalho: estagiário, prestador de serviço, trabalhador informal, empregado privado, empregado público, empresário, sócio, desempregado, chefe, subordinado, remoto, presencial... Portanto, tenho o tal do "lugar de fala" em qualquer questão ligada a trabalho.

Há servidores públicos ineficientes, sim. Também há servidores privados ineficientes, mas estes costumam ser mandados embora quando a ineficiência fica patente... Uma coisa que acontece no serviço público (não é tão frequente como dizem as más línguas, mas acontece) é o sujeito ficar pulando de "galho em galho". Galera percebe que o sujeito é um merda, então mandam pra outra repartição... depois de um tempo, a galera do novo lugar se toca da mesma coisa e, pimba, lá vai o zé ruela pra outro lugar. E vai nessa, até se aposentar. Mas isso só acontece porque os demais trabalham! E não querem ter um bostão inútil do lado, que só atrapalha.

Agora, o grande problema é o desânimo que isso gera. A diferença entre trabalhar decentemente e ser um bosta é muito pequena no serviço público. Da mesma forma que o bosta não costuma sofrer consequências, quem trabalha honestamente também não tem nenhum estímulo extra. No máximo, uma chefiazinha de vez em quando, que dá uma merreca a mais no fim do mês (e, normalmente, a custa de uma puta responsabilidade). Numa empresa privada, o bostão é mandado embora, mas talvez o competente tenha uma chance maior de ascensão na carreira.

makumbator
    Moderador
    # 04/set/24 15:32
    · votar

JJJ

Lacrou. É isso aí mesmo.

JJJ
    Veterano
    # 04/set/24 15:36
    · votar

makumbator
    É isso aí mesmo.

Mas... dito tudo isso... A ideia de demissão no serviço público é muito complicada e merece uma discussão muito mais profunda. Fazer como o Collor fez (cortar sem nenhum critério) é estúpido e terrivelmente injusto.

makumbator
    Moderador
    # 04/set/24 15:42 · Editado por: makumbator
    · votar

JJJ

O problema é que é muito difícil ser demitido do serviço público. A pessoa tem que querer muito...tem um caso local que exemplifica muito isso (minha irmã me contou e até eu fiquei de cara...) e a pessoa não foi demitida e nem vai ser.

Uma ideia genial seria não contratar pra caralho novos funcionários públicos like a hurricane. Mas governo ser austero e economizar? Nem pensar. Melhor taxar as brusinhas da Shein.

JJJ
    Veterano
    # 04/set/24 19:15
    · votar

makumbator

Sim, tem uns casos escabrosos. Mas generalizar é que é foda. Esses casos absurdos são exceções.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Desalento ou incompetência