Dificuldade de concentração e outras condições contemporâneas

    Autor Mensagem
    Wanton
    Veterano
    # 23/jun/24 15:48 · Editado por: Wanton


    Precisei ler muita coisa no último mês, mas estava com muita dificuldade. Cabeça avoada e tal. Testei ler com música, mas a maior parte delas me distraia. O silêncio era ainda mais irritante. Sentia que precisava de estimular o cérebro, só que eu não estava encontrando a medida.

    Quem me salvou foi La Brea, do Giant Squid. Parece ter o peso certo, a velocidade certa, ser monótona na medida certa. Organizei a playlist com outras músicas do mesmo álbum, que tivessem uma pegada parecida: uma playlist de 32 minutos. Tá rendendo mais do que qualquer pomodoro.

    Tem dia que funciona pior. Não sei quanto tempo isso vai durar, ou se vou conseguir ajustar novas listas. É isso ou tomar Ritalina ou Venvanse.

    Vocês têm dificuldade de concentração? Usam algum recurso para tapear?

    Lelo Mig
    Membro
    # 23/jun/24 17:00 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Wanton

    "Vocês têm dificuldade de concentração?"

    Tenho muita dificuldade, sou muito disperso. Em contrapartida sou muito imersivo e quando entro em concentração é muito profundo, quase um transe, perco total noção do que ocorre ao redor.

    Mas, não consigo usar nada como auxiliar. Não consigo usar música como pano de fundo, ela não me permite me concentrar. Se gosto da música presto atenção, se não gosto ela me irrita.

    Para entender melhor eu não consigo dormir com música, TV, luz, nem ledzinho de aparelho acesso. Têm que ser no silêncio total e na escuridão total (meu quarto possui cortina especial, zero tranparência e é 99% do breu absoluto)... porém depois de "dormido", meu sono é quase morte, não acordo, não conte comigo prá nada.

    Hoje em dia, não mais, mas de jovem, até uns 18 anos, era bastante comum acordar no chão do quarto porque caí da cama e não acordei. Minha mãe chegou a me levar ao médico... nunca descobriram nada.

    Obs: NUNCA dormi na parte de cima de uma cama beliche.

    JJJ
    Veterano
    # 23/jun/24 17:15
    · votar


    Eu prefiro o silêncio, se preciso me concentrar...

    makumbator
    Moderador
    # 23/jun/24 21:04
    · votar


    Wanton

    Eu nunca gostei de fazer outras atividades escutando música, pois sempre acabo prestando mais atenção nela. Sou como o JJJ, prefiro o silêncio. Agora sobre concentração em si, pode ter relação com a idade também. Será que isso não está te influenciando? Em mim, acho que agora mais velho apesar de mais sereno, tenho na média menos concentração pra estudar do que quando era mais jovem.

    Lelo Mig
    Membro
    # 23/jun/24 21:40
    · votar


    makumbator

    "pode ter relação com a idade também"

    E também com drogas, promiscuidade, obesidade, sedentarismo, intolerância a lactose e etc...

    makumbator
    Moderador
    # 23/jun/24 22:00
    · votar


    Lelo Mig
    intolerância a lactose

    Caramba, até o leite é vítima de racismo? E olha que ele é branco!

    Wanton
    Veterano
    # 23/jun/24 22:15
    · votar


    makumbator
    Caramba, até o leite é vítima de racismo? E olha que ele é branco!

    É branco no Brasil, lá fora ele é considerado laticínio.

    Wanton
    Veterano
    # 24/jun/24 04:07
    · votar


    Lelo Mig
    JJJ
    makumbator
    silêncio

    Só eu tenho problema mental nessa bagaça, a.k.a vozes na cabeça.

    qew
    Veterano
    # 24/jun/24 08:42
    · votar


    olha eu não sei se é efeito colateral de remédio... mas eu fiz uma viagem de mil km essa semana, de carro

    o q eu quase cochilei e tomei de porrada da mulher pq tava indo pro acostamento não é brincadeira

    eu parei de viajar de noite por causa disso, agora só viajei de dia e continuo dormindo na direção

    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 24/jun/24 08:51
    · votar


    Wanton
    Lelo Mig

    nós 3 temos muita dificuldade de concentração
    e se não me engano nós 3 somos do MBTI > INFP... interessante

    mas sobre o tópico, eu estava num congresso das TJs esse fds e graças ao "sistema de ensino" dos congressos ser muito baseado em vídeos, eu consegui me manter mais concentrado do que de costume

    mas nas assembleias (congressos são 3 dias, assembleias apenas 1 dia) que não tem um sistema baseado em videos, minha concentração é péssima
    se já é difícil eu me concentrar numa reunião de duração de 1h45, que dirá uma assembçeia de 6 horas de duração

    fora tudo isso, eu não me distraio apenas em situações de trabalho/obrigações como nos exemplos citados... mas até mesmo quando estou vendo um filme/série eu acabo me distraindo... isso me enerva muito

    mas estou tentando não recorrer aos remedios supracitados pelo Wanton

    makumbator
    Moderador
    # 24/jun/24 09:09
    · votar


    Wanton
    É branco no Brasil, lá fora ele é considerado laticínio.

    E ainda dizem que ele inflama as pessoas. É muito preconceito!

    qew

    eu parei de viajar de noite por causa disso, agora só viajei de dia e continuo dormindo na direção[/i]

    Teve uma vez que eu evitei que uma pessoa dirigindo em uma viagem dormisse. O cara estava fechando os olhos algumas vezes. Na primeira eu fingi uma tossida forte pra acordar o camarada. Passei o resto do trajeto com o olhar grudado no espelho pra ver a cara dele. Um saco ficar umas 2h atento se a pessoa está pescando de sono.

    qew
    Veterano
    # 24/jun/24 09:12
    · votar


    makumbator

    é foda né?

    pior que minha esposa dirige, mas é recente a habilitação e a pista a gente não conhecia, achei melhor eu ir

    a unica parte que ela pegou, acendeu a luz do radiador no painel

    peguei o carro e voltei a dirigir, não acendeu mais °.°

    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 24/jun/24 09:22
    · votar


    makumbator
    E ainda dizem que ele inflama as pessoas
    fake news!!!!

    -Dan
    Veterano
    # 24/jun/24 10:26
    · votar


    aderi aos audio livros. to "lendo" num volume absurdo

    makumbator
    Moderador
    # 24/jun/24 10:28
    · votar


    -Dan

    Aí vai ficar surdo antes da hora! Hahaha!

    Lelo Mig
    Membro
    # 24/jun/24 11:46
    · votar


    -Dan

    "aderi aos audio livros."

    Também. Demorei um pouco para acostumar (entrava por um ouvido saía pelo outro), mas com um pouco de insistência acabou funcionando bastante bem.

    Wanton
    Veterano
    # 24/jun/24 14:59
    · votar


    makumbator
    E ainda dizem que ele inflama as pessoas.

    Malditos agitadores!

    -Dan
    aderi aos audio livros. to "lendo" num volume absurdo

    Isso também é bom. Leio muito PDF no Edge, que tem suporte de voz. Aí, o estímulo é maior. Escuto e leio ao mesmo tempo. Ainda é meio ruim, porque dá umas travadas e a voz é monótona.

    renatocaster
    Moderador
    # 24/jun/24 15:34
    · votar


    Eu me distraio com uma facilidade absurda, e sempre foi assim, desde criança. Talvez seja algum transtorno desses, tipo TDAH que nunca foi tratado.

    E nesses tempos atuais isso só piorou, com o tanto de coisas que tem ao seu redor que te fazem distrair. Ainda mais em casa agora, com filha pequena fazendo arte, chamando atenção toda hora, etc.

    Eu não sei nem como eu consegui concluir agora nesse semestre um curso EAD que eu estava fazendo. Eu contei nos dedos as aulas que eu consegui assistir na íntegra, sem interrupções. Se foram umas 5 aulas em um período de 3 anos e meio foi muito.

    Lucmac
    Veterano
    # 24/jun/24 18:30
    · votar


    Tudo piorou depois da COVID, pois várias pessoas que se curaram relataram transtornos de déficit de atenção, inclusive com um sintoma muito frequente no TDAH, que é a névoa cerebral, ou névoa mental.

    Pesquise... É entristecedor. Inclusive é uma das sequelas mais certas da doença.

    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 24/jun/24 21:48
    · votar


    Lucmac
    Tudo piorou depois da COVID, pois várias pessoas que se curaram relataram transtornos de déficit de atenção, inclusive com um sintoma muito frequente no TDAH, que é a névoa cerebral, ou névoa mental.

    Pesquise... É entristecedor. Inclusive é uma das sequelas mais certas da doença.


    caraca, isso explica muito coisa no meu caso entao :/

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # 26/jun/24 19:42
    · votar


    Vocês têm dificuldade de concentração?
    Sim.

    Usam algum recurso para tapear?

    50 mg de benzoilmetilecgonina e uma colher de extrato de cannabis com manteiga pela manhã.

    Brinx.

    Lelo Mig
    Membro
    # 26/jun/24 21:01
    · votar


    Black Fire

    "Brinx."

    Sei.

    Fica só na primeira opção porque a segunda têm efeito oposto ao da primeira e combinar as duas (se anulam) é a mesma coisa que tomar um toddynho.

    makumbator
    Moderador
    # 26/jun/24 21:01
    · votar


    Black Fire
    Brinx.

    Mentira. Pode se abrir.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # 27/jun/24 16:22
    · votar


    Lelo Mig
    se anulam
    Não é bem assim que funciona, se fosse assim ninguém fumava mesclado.

    makumbator
    Não.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # 27/jun/24 19:44
    · votar


    Pode se abrir.

    Aproveita que tem manteiga.

    Lelo Mig
    Membro
    # 27/jun/24 19:50
    · votar


    "Pode se abrir."

    Makumba quer comer o Black Fire cheirado.

    makumbator
    Moderador
    # 27/jun/24 21:30
    · votar


    Lelo Mig
    Makumba quer comer o Black Fire cheirado.

    Hahahaha!

    Lucmac
    Veterano
    # 27/jun/24 22:57
    · votar


    uma noite regada a graxa e etanol não prejudica ninguém.

    Manda ve

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dificuldade de concentração e outras condições contemporâneas