Por quê o Rock virou música de reaça?

    Autor Mensagem
    Lelo Mig
    Membro
    # 31/mar/24 23:47


    Vídeozinho simples, não muito aprofundado, mas bom, do youtube:



    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 01/abr/24 00:10
    · votar


    nao sei os rocks que vcs ouvem
    a maioria dos que eu escuto tem muito mais a ver com temas pessoais, históricos ou românticos ao invés de políticos

    e os políticos em geral são anti sistema, vide Charlie Brown Jr
    mas eu nao ligo não, em geral a letra das musicas não é meu principal foco de atenção

    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 01/abr/24 00:10
    · votar


    nao sei os rocks que vcs ouvem
    a maioria dos que eu escuto tem muito mais a ver com temas pessoais, históricos ou românticos ao invés de políticos

    e os políticos em geral são anti sistema, vide Charlie Brown Jr
    mas eu nao ligo não, em geral a letra das musicas não é meu principal foco de atenção

    Lelo Mig
    Membro
    # 01/abr/24 00:39
    · votar


    Jonas Kahnwald

    "nao sei os rocks que vcs ouvem..."

    Num primeiro momento, eu não me importo com as letras. O que me atrai é o som.
    Até porque eu leio razoavelmente bem em inglês, mas não entendo quase nada cantado nessa língua, a não ser que eu pare e preste muita atenção. (ainda assim, depende do cantor e estilo).

    Mas, eu venho de uma geração onde o rock representava a contra cultura, o pacifismo, lutas por liberdades e igualdades de raças, gêneros e causas sociais.

    Ainda que não faça parte dela, vi a única geração de jovens que fez algo de significativo, a dos anos 60-70 e o movimento hippie. De resto, antes e depois, jovem sempre foi sinônimo de imbecil.

    Então, tenho em meu DNA uma visão politizada do rock, feito por uma geração pós guerra, que vislumbrava um mundo de paz e amor.

    Hoje pode até ser uma utopia ingênua, mas ver "rockeiro" defendendo armas, ditadura e o status quo, aí já é demais.

    LeandroP
    Moderador
    # 01/abr/24 04:54
    · votar


    Amo o rock, mas não me prendo a ele. Existe o blues, a mpb, o tango, o samba etc.
    Contudo, pra mim não faz o menor sentido a frase "roqueiro conservador"
    Eu tenho crise de risos quando ouço, escrevo ou leio algo do tipo rs

    Bom dia!

    JJJ
    Veterano
    # 01/abr/24 16:45
    · votar


    Eu já tinha visto o vídeo. Mas me pareceu meio num estilo de click bait que tem se popularizado, onde há uma chamada com alguma questão interessante, mas o conteúdo do vídeo (em geral bem grande) se limita a contar a história da coisa e, no fim, não responde porra nenhuma (supondo que a pessoa já até esqueceu a questão inicial, depois de tanto tempo).

    Wanton
    Veterano
    # 01/abr/24 18:29 · Editado por: Wanton
    · votar


    Gosto de bastante coisa do rock e de algumas coisas do pop do século passado.

    Menti para mim durante muito tempo dizendo que gostava de jazz, de blues, de MPB e de sons bem elaborados. Era fingimento. Ouvia forçado e não admitia. Gosto de algumas músicas, ouço em situações muito específicas, mas não é a minha praia.

    Já caguei muita regra sobre o que é bom e o que não é. Acho até que dá para discutir isso a fundo, mas é complexo e entediante. Hoje, não dou a mínima para o que os outros ouvem e também não vendo o meu gosto para ninguém. Música já teve uma função social para mim, agora virou um negócio pessoal, de ouvir sozinho.

    Esse negócio do rock fazer parte do gosto dos reacionários é algo meio escroto. Talvez muitos deles usem o estilo para reforçar a autoimagem da virilidade, como contraponto à gayzice da Pablo Vittar. É praxe do reacionarismo efeminar seus oponentes. Contraditoriamente, os caras também usam o estilo para alegar que não têm nada contra gays, pois ouvem Queen. Coerência não é o forte dos reacionários.

    Pensei se deveria me sentir incomodado, porque é muito fácil de me confundir com um desses reaças. Meio que toquei o foda-se. Nem todo gordo, barbudo, careca, com mais de 40, usando camiseta de banda, votou no Bolsonaro.

    JJJ
    Veterano
    # 01/abr/24 19:03
    · votar


    Enfim... o vídeo não respondeu, mas eu respondo.

    Por quê muitos roqueiros viraram reaças?

    Pelo mesmo motivo que muitos sertanejos viraram.
    Muitos agricultores viraram.
    Muitos taxistas viraram.
    Em todo lugar tem reaça. Não seria diferente num segmento musical.

    makumbator
    Moderador
    # 01/abr/24 20:16
    · votar


    Nem vi o vídeo! hahaha! Mas em geral o povo romantiza muito os estilos. Concordo com o JJJ, sempre teve todo tipo de gente no rock e em tudo que é gênero musical. Não existe e nunca existiu essa pureza que alguns imaginam.

    E a partir do momento em que o rock se torna um estilo mainstream estabelecido e reconhecido, se estabelece uma tradição (o que é natural) e com ele vem todo um movimento conservador (para manter o estilo "puro"). O mesmo aconteceu com o jazz (que de um estilo ralé, se tornou algo que pode ser visto como elitizado e cheio de práticas e rituais próprios).


    Eu transito em muito estilos (já toquei de orquestra sinfônica e de câmara a banda de metal extremo, de rock indie, passando por banda de baile, grupo de choro e grupo de música de casamento). E posso dizer que tem muito conservadorismo no rock. E pasmen, é o estilo mais machista que já participei. A música erudita elitizada sempre me pareceu o mais aberto a participação feminina em pé de igualdade (e isso há muitas e muitas décadas). Mas se falar isso para um roqueiro, nego entra em parafuso.

    Wanton
    Veterano
    # 02/abr/24 00:59
    · votar


    Lelo Mig
    Vídeozinho simples, não muito aprofundado, mas bom, do youtube:

    Vi agora. Gostei. Deve ter parte 2.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Por quê o Rock virou música de reaça?