Por nomes mais legais

    Autor Mensagem
    Wanton
    Veterano
    # 21/mar/24 17:17


    O que faz um nome próprio soar bem? Quais sons de sílabas são meio bostas, quais são foda? Como harmonizar as sílabas do prenome e do sobrenome? Mirosmar é melhor do que Zezé? Nilcedes Soares de Magalhães é melhor do que Glória Menezes? Tony Ramos é melhor do que Antônio de Carvalho Barbosa?

    makumbator
    Moderador
    # 21/mar/24 18:33 · Editado por: makumbator
    · votar


    Wanton

    O que acho bosta sao nomes modinha tipo Enzo. E também nome com cara de pobre, como Diéssika Kellyy Aparecida. Esse tipo de nome atrapalha a vida de seu infeliz portador.

    P.S. Tem também aqueles nomes com zoeria, tipo Zicomengo, umdoistrês da Silva quatro e demais bizarrices.

    Lelo Mig
    Membro
    # 21/mar/24 19:12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Wanton

    No meu entender nome é um cartão de visitas, não tem de ser bonito (até porque isso é subjetivo), mas eficiente:

    - Qual seu nome?

    - João!
    - Pedro!
    - Caio!
    - Lia!
    - Ana!
    - Rita!


    Perguntou, qual seu nome e o retorno é: ãnhnn? Como? Poderia repetir?
    Fudeu! Não é um nome eficiente.

    E gosto de nomes simples curtos de 3 a 6 letras (mas aí é subjetivo)... e nome compostos, João Ricardo, Pedro Henrique e etc., não gosto. Prá mim é nome de filho de "classe média metida à besta" que a avó vai criar (e mimar). Mas, novamente é subjetivo e sei que com uma carga de preconceito ducaraio, reconheço.

    Veja por exemplo um cara que chama Marcos Roberto (coincidentemente o nome do Makumba): Só pode ser um mimadinho ducaraio, criado a leite com pêra e viadinho...

    Já me adianto nas desculpas aos users que se enquadram nessa categoria. Não vou generalizar.

    makumbator
    Moderador
    # 21/mar/24 19:32
    · votar


    Lelo Mig
    coincidentemente o nome do Makumba

    Cuidado, tem uns Marcos Roberto da pá virada:

    https://noticias.uol.com.br/colunas/josmar-jozino/2023/05/11/veja-como -lider-do-pcc-nas-ruas-foi-contrato-como-adido-em-consulado-de-mg.htm

    Lelo Mig
    Membro
    # 21/mar/24 20:30
    · votar


    makumbator

    kkkkkkkk. Foi um gancho prá eu te provocar, não podia perder a piada!

    makumbator
    Moderador
    # 21/mar/24 21:08 · Editado por: makumbator
    · votar


    Lelo Mig

    Hahaha! Mas sabe que eu nunca "usei" o Roberto como parte do meu nome? Sempre me apresentei como Marcos. Só quando precisa ter o nome completo é que incluo tudo. Eu até gosto de nomes duplos, mas a combinação Marcos Roberto também não me agrada muito. Mas Marcos acho um nome legal.

    Wanton
    Veterano
    # 21/mar/24 22:51
    · votar


    makumbator
    Esse tipo de nome atrapalha a vida de seu infeliz portador.
    Lelo Mig
    Não é um nome eficiente.

    Sim, mas na outra ponta tem os nomes esquecíveis. Aqueles nomes que, se procurar no Google, você não acha a pessoa, acha umas 200 com o mesmo nome. Um nome legal, no sentido que eu pensei, é um nome eficiente e marcante.

    Acho que é um assunto que tem a ver com a musicalidade da palavra.

    Tipo, prenome com som de duas sílabas, sobrenome com uma: Elton John, Nando Reis, Bruno Mars, Kathy Bates, Taylor Swift, Harry Kane, Edvard Munch, Peter Criss, Kerry King, Terry Crews, Tina Fey, Jesus Luz, Bettie Page, Pedro Ken, Roger More, Mary Kay e parte da família Lee: Tommy Lee, Rita Lee, Brenda Lee, Brandon Lee e Geddy Lee (Bruce Lee, Stan Lee, Spike Lee, Amy Lee, Christopher Lee e Ang Lee não entram nessa).

    E o oposto: Cleo Pires, Jack London, Paul Stanley, Gil Gomes, Liz Taylor, Mick Jagger, Tim Maia, Bill Pullman, Léo Pelé, Jim Carrey, Paul Walker, Téo José, Kim Gordon, Bell Marques, Bo Diddley, Gal Costa, Paul Simon.

    Lelo Mig
    Membro
    # 21/mar/24 23:09
    · votar


    Wanton

    Esse nomes você está acostumado... ouviu muito. Apenas isso.

    Lelo Mig
    Membro
    # 21/mar/24 23:26 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    makumbator

    "a combinação Marcos Roberto também não me agrada muito. Mas Marcos acho um nome legal."

    Meu apelido é Lelo, todo mundo me chama assim, desde muito pequeno, porque meu nome é quase impossível de uma criança abaixo dos 5 anos falar: Aurélio. Então virou Aulelo e, obviamente, Lelo. Crianças pequenas têm problemas com a dicção do R.

    Algumas pessoas me chamam de Marco... porque imaginam, automaticamente, Marco Aurélio. É mais comum... Aurélio sozinho é meio raro.

    Até gosto, acostumei, é o nome que tenho. Mas é um nome antigo, já era antigo quando eu era criança.

    Wanton
    Veterano
    # 21/mar/24 23:41
    · votar


    Lelo Mig
    Esse nomes você está acostumado

    Não vejo assim. Há nomes mais fáceis de guardar e nomes mais fáceis de esquecer. Tem gente que eu só vi uma vez na vida e lembro o nome, tem gente que eu vejo com frequência e sempre esqueço o nome. Há nomes que são fortes, que tem a sonoridade forte. Há nomes cacofônicos. Não estou propondo uma ciência dos nomes, mas há nomes melhores do que outros.

    O número de sílabas e a posição das tônicas afeta a musicalidade do nome.

    Lelo Mig
    Membro
    # 22/mar/24 02:41
    · votar


    Wanton

    "O número de sílabas e a posição das tônicas afeta a musicalidade do nome."

    Sem dúvida. Há nomes mais "melodiosos", mais fáceis, mais suaves. As palavras em japonês, por exemplo, costumam ser de fácil dicção, foneticamente fluídas, quase infantis. Existem sons que se não aprendemos de bebês, com a mãe, nunca mais iremos conseguir reproduzir com perfeição. Existem alguns fonemas russos, por exemplo, que somos incapazes de repetir.

    Porém, mesmo essa coisa mais "fluída ou melodiosa" é subjetivo. Pyotr, Rostislav ou Yevgeny são nomes relativamente comuns na Rússia os caras lá talvez achem musicais.

    Delson
    Veterano
    # 22/mar/24 08:50
    · votar


    Eu sempre tive que soletrar meu nome, senão sairia DÉLCIO, CELSO, DÉCIO, NELSON, DELSO, essas coisas.

    Eu não cometi isso com meus filhos, que têm nomes intuitivos.

    JJJ
    Veterano
    # 22/mar/24 10:44
    · votar


    Padre Kelvin... Kelson... Kellen... errrrr... Candidato Padre!

    Wanton
    Veterano
    # 22/mar/24 14:48 · Editado por: Wanton
    · votar


    Lelo Mig
    Porém, mesmo essa coisa mais "fluída ou melodiosa" é subjetivo. Pyotr, Rostislav ou Yevgeny são nomes relativamente comuns na Rússia os caras lá talvez achem musicais.

    Toda percepção é subjetiva, mas acho que o aspecto ainda mais importante do que você observou é o contexto cultural. Tanto é que para uma família bem pobre, no Brasil, um nome com letras dobradas, com y, com k, ou qualquer outro elemento que soe estrangeiro, é bem visto. As camadas de cima da sociedade torcem o nariz.

    foneticamente fluídas, quase infantis.

    Isso me fez lembrar que a aristocracia brasileira ama usar nomes (não estou fazendo distinção entre nome e apelido nesse tópico) que soam a apelidos da infância. Gugu Liberato, Chiquinho Scarpa, Tetê Espíndola, Helô Pinheiro, Bibi Ferreira, Cacá Bueno, Lily Safra, Lelo Mig, Jojo Jack...

    Lelo Mig
    Membro
    # 22/mar/24 15:28 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Wanton

    "a aristocracia brasileira"... "Lelo Mig"

    Sabe de nada inocente!...hehehe


    Mas, falando sério, quase todo mundo têm apelido e não têm nada a ver com classe social. Tá cheio de Tião, Jão, Zé, Lula, Chico, Mané, e etc. entre pobres.

    O apelido é a prova que o nome geralmente foi uma escolha errada. Um apelido é maior que o nome, é o nome que o mundo te dá.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # 22/mar/24 16:23
    · votar


    Gosto de Chris. Acho até estranho quando me chamam de Christhian.
    Ok, eu já vi que não é sobre isso o tópico, só quis dizer mesmo
    :D

    JJJ
    Veterano
    # 22/mar/24 17:56
    · votar


    Wanton
    Jojo Jack

    É de infância mesmo... mas aristocrata de cu é rola, ok?

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # 22/mar/24 21:43
    · votar


    Falo nada.

    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 22/mar/24 23:17
    · votar


    ainda bem que meu nome nao é Jonas (e nem johnny)

    LeandroP
    Moderador
    # 23/mar/24 08:54 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Eu gosto do meu nome, acho bonito. E me chamam de "Cabelo".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Por nomes mais legais