Tópico oficial para o makumbator nos informar sobre vazamentos de dados.

    Autor Mensagem
    El Cid de Capricórnio
    Membro Novato
    # 21/mar/24 13:40


    Há um tempo, você disse que houve vazamentos massivos de senhas de e-mails. Onde você se atualiza sobre isso?

    Ano passado, invadiram minha conta na primeira tentativa. Certamente minha senha e e-mail tinham sido objeto desses vazamentos. Foi só trocar a senha que não aconteceu mais.

    makumbator
    Moderador
    # 21/mar/24 15:36 · Editado por: makumbator
    · votar


    El Cid de Capricórnio
    Há um tempo, você disse que houve vazamentos massivos de senhas de e-mails.

    Sim, mas não do cifra clube (não sei se isso ficou claro quando falei antes). E sim de outros serviços, que vazaram muita coisa. Não vou lembrar exatamente agora, mas um deles eram milhões de e-mails e senhas de brasileiros (esse foi ano passado).

    Ironicamente, de uns tempos pra cá tem acontecido um fenômeno curioso aqui no fórum. Volta e meia aparece um spammer (inclusive muitas vezes parecendo bot) usando contas antigas de usuários que a muito deixaram de participar. E fica claro pelo jeito de escrever que não é o usuário antigo.

    Já comentei isso com a administração. E recentemente bani um exatamente assim (e usando a conta de um usuário que me recordo de ter interagido no passado). Muito doido.

    Wanton
    Veterano
    # 21/mar/24 15:40
    · votar


    makumbator
    usando contas antigas de usuários

    Essas são mais baratas no mercado negro. Recebi uma oferta de 75 mil dólares pela minha conta ativa, e 20 mil dólares pelo entamoeba, mas "você já tinha desativado" (tô de olho, hein?).

    makumbator
    Moderador
    # 21/mar/24 15:43
    · votar


    Wanton
    e 20 mil dólares pelo entamoeba, mas "você já tinha desativado" (tô de olho, hein?).

    Vou reativar e a gente divide esse cascalho aí!

    El Cid de Capricórnio
    Membro Novato
    # 21/mar/24 15:49
    · votar


    makumbator
    não sei se isso ficou claro quando falei antes

    Sim, tinha ficado claro. O que eu tinha entendido é que esses vazamentos eram dos provedores de e-mail.

    megiddo
    Membro
    # 21/mar/24 15:53
    · votar


    El Cid de Capricórnio
    O que eu tinha entendido é que esses vazamentos eram dos provedores de e-mail.

    https://haveibeenpwned.com/

    Se for um gmail: https://support.google.com/googleone/answer/13632847?hl=en

    makumbator
    Moderador
    # 21/mar/24 15:54
    · votar


    El Cid de Capricórnio

    Até onde eu lembro, não eram. Um dos vazamentos era um compilado de e-mail e senha obtidos em vazamentos menores e oriundos de diversos serviços. Aí os caras passam a juntar esse material em grandes blocos pra revender e trocar.

    Boa parte era de gente que usou a mesma senha do e-mail em um serviço online qualquer. Aí os caras cruzam os dados e testam de maneira automatizada pra ver o que funciona. Com isso muitas vezes se obtém que a senha do e-mail de fulano é tal, pois ele inseriu o esse e-mail como login e reutilizou a mesma senha do próprio para fazer um cadastro de loja (por exemplo).

    El Cid de Capricórnio
    Membro Novato
    # 21/mar/24 15:56
    · votar


    makumbator

    Onde você leu essa informação?

    makumbator
    Moderador
    # 21/mar/24 15:58
    · votar


    El Cid de Capricórnio

    A dos vazamentos de e-mails brazucas? Foi na grande mídia mesmo. Um deles tinha dados do Serasa e também alguns oriundos de ministérios do governo.

    El Cid de Capricórnio
    Membro Novato
    # 21/mar/24 16:00
    · votar


    makumbator

    Ah, tá. A pessoa que invadiu meu e-mail tinha endereço de IP dos EUA.

    makumbator
    Moderador
    # 21/mar/24 16:00
    · votar


    Aqui alguns mais ou menos recentes:

    https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/01/28/vazamento- de-dados-de-223-milhoes-de-brasileiros-o-que-se-sabe-e-o-que-falta-sab er.ghtml

    https://tecnoblog.net/especiais/megavazamento-de-223-milhoes-de-cpfs-u m-ano-se-passou-e-ainda-ha-perguntas-sem-resposta/

    https://www.jota.info/tributos-e-empresas/mercado/vazamentos-de-dados- no-brasil-28012022

    makumbator
    Moderador
    # 21/mar/24 16:03
    · votar


    El Cid de Capricórnio
    Ah, tá. A pessoa que invadiu meu e-mail tinha endereço de IP dos EUA.


    Pode ser VPN também.

    Tenho um e-mail que um cara espanhol já confundiu e errou a digitação (pois parece o dele) e me mandou um monte de dados de clientes (que ele estava mandando para si mesmo). Se eu fosse um golpista teria feito a festa. Vários dados sensíveis de um monte de gente. Felizmente eu consegui avisar a ele.

    Lucmac
    Veterano
    # 21/mar/24 16:30 · Editado por: Lucmac
    · votar


    Eu acredito sim que pegaram senha de um random qualquer usuário de um fórum semi frequentado.

    Muito possível.

    Lucmac
    Veterano
    # 21/mar/24 16:32
    · votar


    Por duas razões:

    Tem muito valor de mercado.

    O usuário em questão é um ser humano de importância elevadíssima para a espécie.

    Wanton
    Veterano
    # 21/mar/24 17:04
    · votar


    Lucmac
    O usuário em questão é um ser humano de importância elevadíssima para a espécie.

    Acho que a esquizofrenia se alimenta da autoimportância excessiva. Se sentir somente mais um bosta na multidão é tão libertador...

    ejames
    Membro Novato
    # 21/mar/24 17:30
    · votar


    https://gizmodo.uol.com.br/novo-supervazamento-expoe-dados-de-toda-a-p opulacao-do-brasil/
    https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/01/25/maior-vazamento-de -dados-da-historia-atinge-brasileiros-veja-como-checar.ghtml

    Basta um email para conseguir nome completo, CPF e endereço de qualquer um hoje em dia. Um golpe muito comum que usa desses dados é o que o golpista diz ser aliado de alguma facção e usa desses dados para extorquir a vítima, ameaçando de morte caso não pague tal valor.

    https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2023/08/23/golpista-se-passa-por -chefe-de-faccao-no-ceara-e-manda-mensagens-exigindo-dinheiro-vai-ser- preciso-resolver-na-bala.ghtml

    Ah, tá. A pessoa que invadiu meu e-mail tinha endereço de IP dos EUA.

    Certamente não é uma pessoa, e sim um bot programado para isso. Todos aqui do fórum já devem ter sofrido tentativas semelhantes, com IPs de todo canto do mundo. Acontece muito também com contas de plataformas como o Steam.

    Largue o fórum e foque no seu tratamento na vida real. Se o teu passado aqui te incomoda tanto, peça para a moderação deletar os posts - imagino que seja possível.

    ejames
    Membro Novato
    # 21/mar/24 17:40 · Editado por: ejames
    · votar


    Wanton
    esquizofrenia
    autoimportância excessiva




    El Cid de Capricórnio
    Membro Novato
    # 21/mar/24 19:14 · Editado por: El Cid de Capricórnio
    · votar


    ejames
    Largue o fórum e foque no seu tratamento na vida real. Se o teu passado aqui te incomoda tanto, peça para a moderação deletar os posts - imagino que seja possível.

    Calma, cara. Eu tô de boa.

    Criei o tópico porque esse tipo de informação é útil.

    Depois que o makumbator me alertou sobre os vazamentos, por exemplo, eu verifiquei se a senha que eu estava usando na época (já depois de ter trocado, após a invasão) constava de bancos de dados vazados -- e de fato constava.

    Como eu leio a grande mídia todo dia e não estava sabendo de nada disso, resolvi tirar essas dúvidas com ele para me prevenir.

    Lucmac
    Veterano
    # 21/mar/24 19:22 · Editado por: Lucmac
    · votar


    Wanton

    Acho que a esquizofrenia se alimenta da autoimportância excessiva. Se sentir somente mais um bosta na multidão é tão libertador...

    Sem dúvida... O mais intrigante é que o sujeito, altivo por condição, não consegue perceber o óbvio: ninguém liga.

    Wanton
    Veterano
    # 21/mar/24 23:26 · Editado por: Wanton
    · votar


    ejames
    gang stalking

    Que loucura! Até os helicópteros deixavam o maluco pilhado. Reptilianos. É muita loucura.

    Pior é que se você vivencia algo real, você começa a se perder nisso aí. Por exemplo, descobri que os caras do TI da empresa em que eu trabalhava conseguiam ter acesso ao que fazíamos. Também soube que um colega fazia fofocas pesadíssimas sobre outros colegas e até uma vizinha que eu tinha, que trabalhava na mesma empresa, fazia leva e traz. Acabei metendo os pés pelas mãos nessa pilha. O clima começou a ficar ruim, a tensão foi aumentando e comprei a briga do lado mais fraco do conflito. Acabei demitido. Cheguei a levar gravador escondido para uma reunião na tentativa de provar o assédio moral. Cortei relações com todos os ex-colegas. Fiquei sem saber quem era quem naquele meio.

    Lucmac
    O mais intrigante é que o sujeito, altivo por condição, não consegue perceber o óbvio: ninguém liga.

    Se o sujeito não for uma pessoa pública, é isso mesmo! Não fazendo mal a ninguém, não há nada na privacidade de um anônimo qualquer que tenha valor para os outros.

    makumbator
    Moderador
    # 22/mar/24 08:09
    · votar


    Wanton
    Se o sujeito não for uma pessoa pública, é isso mesmo! Não fazendo mal a ninguém, não há nada na privacidade de um anônimo qualquer que tenha valor para os outros.

    Não diria isso. Há o valor comercial. As big techs adoram coletar dados individualizados para vender anúncios, soluções e produtos. Cada pessoa é um valor a ser explorado.

    O outro ponto é o valor do indivíduo para receber golpes. Então os golpistas enxergam os anônimos como fontes de recursos a serem explorados.

    Essas duas coisas por si só tornam a privacidade online/digital importante e sua quebra atrativa para entes externos.

    JJJ
    Veterano
    # 22/mar/24 10:41 · Editado por: JJJ
    · votar


    makumbator
    https://www.jota.info/tributos-e-empresas/mercado/vazamentos-de-dad os - no-brasil-28012022

    O site mais confiável da Internet.

    Wanton
    Veterano
    # 22/mar/24 14:59
    · votar


    makumbator
    Não diria isso. Há o valor comercial.

    Mas é sempre despersonalizado. A ideia de perseguição não faz sentido nesse contexto. As big techs querem volume de dados, os golpistas querem o trouxa mais acessível. O ataque mais pessoal que alguém pode sofrer é chantagem, por vazamento de uma sex tape ou de ilícitos.

    Lucmac
    Veterano
    # 22/mar/24 16:54
    · votar


    Wanton

    O Fidel Castro disse bem no tópico da dissonância cognitiva: isso é síndrome do protagonista. Nesse caso encaixa-se perfeitamente. Acho que o fato desse cara se considerar mais importante do que verdadeiramente é não está correlacionado à esquizofrenia.

    makumbator
    Moderador
    # 22/mar/24 21:30
    · votar


    Wanton
    Mas é sempre despersonalizado.

    Mais ou menos. É individualizado, mas não querem saber da sua vida pessoal pela fofoca em si, apenas pra te vender coisas. Mas é literalmente individualizado. As big techs tem cadastro seu, com as coisas que vc vê, os sites que compra e visita, as merdas que fala pra Siri, Alexa e outras porcarias de assistentes, seus dispositivos todos identificados e atrelados ao seu cadastro (celulares, desktops, smart TVs, etc)...e muito mais.

    Somos as putinh4as da big techs.

    Lucmac
    Veterano
    # 23/mar/24 05:40
    · votar


    Claro que o moço está preocupado com o Aliexpress oferecendo um jogo de chave combinada no feeds do Facebook!

    makumbator
    Moderador
    # 23/mar/24 09:21
    · votar


    Lucmac

    Eu não confiaria nos chinas. Da última vez que eles fizeram uma revolução cultural, o bicho pegou. Mataram até os defuntos.

    Aliexpress é um honey pot comuna.

    Lucmac
    Veterano
    # 23/mar/24 12:45
    · votar


    makumbator

    Meu caro, tô bem ciente sobre o que você está falando... Não dá para fechar o olho.

    Dito isso também considero muito possível os china estarem de olho em mitômano compulsivo que faz cadastro em grandes farmácias para receber descontos em medicação tarja preta.

    Tá boa, essa história.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # 27/mar/24 15:52
    · votar


    makumbator
    Aliexpress é um honey pot comuna.

    Um grande funil de boomer: Você compra ferramenta, mas recebe comunismo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tópico oficial para o makumbator nos informar sobre vazamentos de dados.