Mesa redonda - com um quadrado de 64 casas - Xadrez e debate

    Autor Mensagem
    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 07/set/23 23:13


    Agora que o (no mínimo) segundo melhor jogador de toda a história, Magnus Carlsen, conquistou o único grande torneio que lhe faltava, a Copa do Mundo*, parece que o gênio norueguês está um pouco entediado e, ainda que não tenha afirmado que vai se aposentar, disse que está cansado das partidas clássicas com mais de 2h pra cada, que o "xadrez verdadeiro" está no jogo de ritmo rápido, e que não pretende disputar o Match pelo mundial* tão cedo.

    Quem então será o futuro novo "chefão" do xadrez mundial? Será o Cyborg Caruana, o dragão chines Ding Liren, o promissor iraniano Firouzja ou algum dos prodígios indianos?

    Ainda mais, se você fosse o Carlsen você se aposentava no auge, ou continuava se esforçando e tendo alcançar novos recordes, aproveitando que ainda é o melhor jogador acima do tabuleiro?

    * Copa do Mundo e Mundial de Xadrez são competições diferentes, e o Mundial (por incrível que pareça) é mais importante. Enquanto a Copa do mundo se assemelha muito com o formato da Copa do Mundo de futebol, com players do mundo todo se classificando para a competição e disputando ao longo de mata mata o título; o Mundial é um match extenso entre o atual campeão (e por vezes considerado o melhor jogador do mundo) e um desafiante que ganhou o torneio de candidatos para desafiar o atual.

    Obs: e para verem como o Mundial é mais importante que a Copa do mundo, a última dá vaga para o torneio de candidatos que por sua vez permite que o vencedor desafie o atual campeão do mundial.

    Dissertem sem capivarar, por favor

    -Dan
    Veterano
    # 08/set/23 10:02
    · votar


    ja fui campeao de um campeonato de xadrez na quinta serie. Ai aposentei.

    Lelo Mig
    Membro
    # 08/set/23 10:16
    · votar


    Jonas Kahnwald

    Houve uma época em que eu jogava xadrez e acompanhava mais o cenário.

    Hoje estou totalmente por fora, prá ser honesto, nem conheço nenhum nome deste que você citou. (exceção à Magnus Carlsen e de forma bem superficial).

    Tô por fora.

    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # 08/set/23 11:00
    · votar


    Lelo Mig
    Vc acompanhava quando o Bobby Fischer que dominava as paradas né? hehehehe
    Mas falando sério, eu gostaria que surgisse um novo player com um estilo de jogo mais agressivo, resgatando as aberturas mais "românticas" do jogo, pq a moda hoje em dia é "play it safe" com muitas aberturas boring que levam a empates boring ou até uma vitória, mas nada muito emocionante

    Lelo Mig
    Membro
    # 08/set/23 13:39
    · votar


    Jonas Kahnwald

    "quando o Bobby Fischer que dominava as paradas né? hehehehe"

    Apesar do sarro indireto pelo fato de eu ser velho, não fico magoado, pois é verdade.

    Na real, fui mais ligado ao xadrez no período do predomínio Karpov e Kasparov, mas Bobby Fischer ainda tinha uma "aura de Pelé" no meu tempo.

    Drinho
    Veterano
    # 08/set/23 17:09
    · votar


    As únicas coisas que eu admiro na URSS:

    1 - As soviéticas.
    2 - Garry Kasparov.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mesa redonda - com um quadrado de 64 casas - Xadrez e debate