Clusters de acolhimento socioafetivo

    Autor Mensagem
    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/21


    Adivinhem sobre o que é o tópico?

    ProgVacas
    Membro Novato
    # ago/21
    · votar


    Não captei.

    -Dan
    Veterano
    # ago/21
    · votar


    Sobre clusters de acolhimento socioafetivo?

    Pedro_Borges
    Veterano
    # ago/21
    · votar


    É assunto de gay, é?

    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/21
    · votar


    Coisas em torno das quais pessoas se apinham!

    Igreja;
    Partido político;
    Gênero musical;
    Estilo de vida;
    Categorias profissionais;
    Família;
    Torcida por times esportivos etc.

    Lugares seguros para vivenciar identidades, em que mitos são reforçados por afetos.

    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/21 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Todo veio de bobagens tem seu nascedouro em um cluster desses. O bolsonarismo, por exemplo, é um metacluster que reúne gente que tem medo de gays e de coisas sexuais; racistas e gente que tem horror a pobre e não quer ficar sem empregada doméstica; a versão pobre desses, que é machista para garantir que a esposa faça os serviços domésticos; adeptos de uma moral punitivista e sadovingativa; moralistas liberais, que exigem ser enaltecidos por seus méritos, e outros tipos de tralhas nesse nível.

    Para cada um desses, há pelo menos uma teoria conspiratória que estimule os seus temores e funcionem como validadores de seus argumentos.

    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/21
    · votar


    O pessoal que tem medo de gay gosta de contar historinhas sobre estupradores travestidos frequentando banheiros femininos. A pedofilia é outro tema comumente ligado às questões de gênero. Paranoicos, essa turma pensa que há um grande esforço coletivo dos grupos de esquerda para legalizar a pedofilia.

    O desejo pela desigualdade social e pela manutenção de castas se beneficia do racismo, que põe os negros em situação de submissão, o que é excelente para a sujeição a trabalhos domésticos. Há um castismo que é reforçado pelas diferenças visuais. Se a moda presta esse serviço separando as pessoas em grupos que carregam signos de poder aquisitivo, o racismo é muito mais eficiente, porque segrega com traços impossíveis de esconder.

    O machismo reafirma as diferenças entre os gêneros com a satisfação de quem jamais vai se sujeitar a limpar um vaso sanitário (a.k.a. privada). A recatada, que tem o dever de se manter bela, fica no lar conduzindo o ingrato serviço de administrar o destino da prole e do lar.

    Quem não gosta da desigualdade bom sujeito não é! Os atalhos de ascensão social ganham status de crimes hediondos. As regras são bem rígidas para quem vem de baixo e flexíveis para quem está por cima. Ai de quem não gostar disso! A pena de morte para quem andar fora da linha é comemorada pelos defensores do status quo. O vagabundo morreu roubando um pacote de biscoitos? Bem feito! Quem mandou ser imoral. Minha empresa sonega impostos e trata os empregados feito lixo? Malditos encargos! Maldita justiça trabalhista que não defende o homem de bem!

    As estruturas sociais de desigualdade devem ser mantidas porque ninguém é igual a ninguém. É muito conveniente defender isso se o mundo foi generoso para você. Você sabe que não trabalhou mais do que sua empregada doméstica, mas tem certeza que ganha 80 vezes mais do que ela porque você é um ser humano iluminado e insubstituível.

    Eis a direita!

    -Dan
    Veterano
    # ago/21
    · votar


    Mas esses clusters são generalizaveis para quaisquer movimentos, desde nossa aptidao como animal social ha milhares de anos atras garantindo nossa sobrevivência, não só para o nascedouro de grupos de imbecis preconceituosos.

    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/21
    · votar


    -Dan
    não só para o nascedouro de grupos de imbecis preconceituosos.

    Sim. Acolhimento afetivo é necessário. Precisamos até mesmo de algumas das mentiras produzidas nesses meios, porque elas mantém a sociedade coesa. O pragmatismo da coesão é mais importante do que esmiuçar verdades inconvenientes e desagregadoras.

    -Dan
    Veterano
    # ago/21
    · votar


    entamoeba
    Precisamos até mesmo de algumas das mentiras produzidas nesses meios, porque elas mantém a sociedade coesa.

    O problema é quando a coesão não é justa. Aí é que entra, penso eu, o cerne do pensamento da direita tosca, para manter no seu tema, mas, como também, em quase toda de relação de interesses, independente de espectro: o manutenção da coesão já atingida que, invariavelmente, me privilegia.

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/21
    · votar


    Isso é uma arapuca!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original