Ergonomia: vocês experimentaram a barra lateral do Edge?

    Autor Mensagem
    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/21


    A Microsoft se reabilitou e, aparentemente, lançou um bom browser, que é baseado no Chrome.

    Ele me ofereceu mover a barra de abas/guias para a lateral. Como um teste, eu aceitei. Elas ficam recolhidas e só os ícones das páginas são exibidos. Quando você passa o mouse por cima, ela desliza, se sobrepondo à tela e revelando os títulos das páginas.

    O Edge não é o meu browser principal, mas gosto de usá-lo para ler PDF. Tenho me sentido menos ágil para navegar por essa barra, uma vez que estou habituado à barra superior e costumo trabalhar com um número grande de abas/guias abertas.

    Acho especialmente difícil de fechar as abas/guias porque o "x" fica do lado direito. Quando uso outros browsers, as vezes faço pesquisas extensas sobre um tema e preciso fechar várias abas na sequência. Faço isso com bastante fluência e olhando uma a uma para não fechar coisas demais. Nos outros browsers, as abas/guias se fecham e as demais se movem para a direita. Isso faz com que eu não precise mover o mouse atrás do "x'". Só olho para tela enquanto fecho as abas/guias.

    Como é a relação de vocês com a ergonomia/usabilidade de programas e aplicativos? Vocês já testaram a barra lateral do Edge ou, ao menos, usam o Edge?

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/21
    · votar




    ProgVacas
    Membro Novato
    # abr/21
    · votar


    Não havia testado essa funcionalidade do Edge, o farei ainda hoje e dou-lhe minha estimada e esperada posição.

    Entretanto ao Internet Explorer do Windows 95 e não pretendo largá-lo.

    Desculpe.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    entamoeba

    "Vocês já testaram a barra lateral do Edge ou, ao menos, usam o Edge?"

    Não!

    Preciso aproveitar e confessar uma "preguiça" e "acomodação".

    Há uns anos atrás (bastante) eu estava meio puto com o Explorer... pesado, lerdo, etc... e resolvi testar outros browsers. Testei Opera, Firefox, Google Chrome... e após alguns testes optei pelo Chrome.

    Atendeu minhas expectativas e acabei ficando nele. O Edge "se instalou" quando a microsoft ofereceu a migração do Win 8 para o 10, e para não dizer que NUNCA abri ele, eu abro ocasionalmente se preciso ver/pesquisar/baixar algum GIF, porque os GIFs pararam de se mover no meu Chrome e não consegui resolver isso. Neste caso, e só neste, abro o Edge.

    Mas, passou da hora de eu testar novos browsers. Sei, por exemplo, que meu filho, que é mais antenado, migrou do Chrome para um outro (nem sei qual é) e me disse que é melhor.

    makumbator
    Moderador
    # abr/21
    · votar


    entamoeba

    Vivaldi faz essas porras todas e ainda é bem melhor que as merdas da Microsoft.

    Drinho
    Veterano
    # abr/21 · Editado por: Drinho
    · votar


    merdas da Microsoft

    Cara, eu não acho que o edge seja tão ruim assim como o pessoal fala, confesso que larguei os outros browsers e estou me dando bem com ele.

    Não gostei muito da barra lateral que o entamoeba citou, no mais acho que ele vai bem sim.

    Eu queria um browser que consumisse pouco percentual de memória, nem sei se existe isso.

    makumbator
    Moderador
    # abr/21 · Editado por: makumbator
    · votar


    Drinho

    O Edge ficou melhor agora que virou um Chromium (antes não era).

    Um Chromium que usei durante muitos anos, e é mais leve que a versão do Google (e sem as porcarias de telemetria deles) é o SRware Iron. Eu só mudei para usar o Vivaldi.

    Muita gente gosta do Brave também.

    Aqui os links:

    https://www.srware.net/iron/

    https://vivaldi.com

    https://brave.com/?ref=bla769

    brunohardrocker
    Veterano
    # abr/21
    · votar


    makumbator
    Vivaldi faz essas porras todas e ainda é bem melhor que as merdas da Microsoft.

    Bach >>>>>>

    makumbator
    Moderador
    # abr/21
    · votar


    brunohardrocker
    Bach >>>>>>

    Os caras que fizeram esse navegador perderam uma grande oportunidade de chamá-lo de Bach. Seria ainda melhor que nomear o browser em homenagem ao padre ruivo.

    entamoeba
    Membro Novato
    # mai/21 · Editado por: entamoeba
    · votar


    makumbator
    Eu só mudei para usar o Vivaldi.

    Dos mesmos criadores do Opera, né? Acho o Opera meio chatinho, mas resolvi experimentar o Vivaldi. Gostei do jeito como ele agrupa as abas/guias por categorias.


    O Edge ficou melhor agora que virou um Chromium (antes não era).

    Sim, mas ele perdeu uma função que eu gostava. Ele tinha uma seta no lado esquerdo que salvava o conjunto de abas/guias abertas. Dava para fazer uma coleção para restaurar por assunto, quando você bem entendesse.

    Não sei se essas funções continuam existindo. Se ainda existem, ficaram escondidas em algum lugar que não estou achando.


    Drinho
    Eu queria um browser que consumisse pouco percentual de memória, nem sei se existe isso.

    Os browsers novos não deixam mais todas as abas/guias carregadas. Isso diminui bastante o consumo de memória. O Chrome era terrível nesse aspecto, mas melhorou bastante quando deixou de fazer esses pré-carregamentos.


    ProgVacas
    Entretanto ao Internet Explorer do Windows 95 e não pretendo largá-lo.
    Lelo Mig
    Preciso aproveitar e confessar uma "preguiça" e "acomodação".

    Eu estava usando simultaneamente o Opera, o Firefox, o Chrome e o Edge. Agora baixei o Vivaldi. Se ele for leve e conseguir organizar melhor as minhas buscas, talvez abandone alguns dos outros.

    Só usava o Opera por causa do VPN nativo, que é bem ruim. Agora, nem isso.

    glass
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    Eu uso atalho de teclado, mouse eu deixo para o populacho

    makumbator
    Moderador
    # mai/21
    · votar


    entamoeba
    Dos mesmos criadores do Opera, né?

    Sim, dos criadores originais. Hoje em dia o Opera é apenas uma sombra do que foi. Ele foi adquirido por um conglomerado chinês de investimentos e tem altas telemetrias e problemas de privacidade em geral. Ele se mantém apenas pelo nome do passado.

    mas resolvi experimentar o Vivaldi. Gostei do jeito como ele agrupa as abas/guias por categorias.

    Eu gosto disso também.

    makumbator
    Moderador
    # mai/21
    · votar


    glass
    Eu uso atalho de teclado, mouse eu deixo para o populacho

    Sall, é você????

    glass
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    makumbator

    Minha mami era user. Acho que era snow white ou coisa parecida. Achei esse fórum no histórico dela

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ergonomia: vocês experimentaram a barra lateral do Edge?