do pronome neutro (ou de pronome neutre)

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# mar/21
· votar


-Dan
ainda nao superei os quatro pqs da lingua portuguesa. É sofisticação burra a meu ver. Nao vale o custo beneficio.

Concordo totalmente. Esse é um dos exemplos que mostram a inutilidade de certas regras de idiomas. Aliás, por mim tirava tudo o que é acento e hífen na língua portuguesa também.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


-Dan
Síndrome de vira lata versão esquerdista?

Lelo Mig
Membro
# mar/21
· votar


-Dan

"ainda nao superei os quatro pqs da lingua portuguesa."

- Por que é separado?
- Porque não é junto!
- Mas por quê?
- O porquê eu não sei!

-Dan
Veterano
# mar/21
· votar


Lelo Mig
- Por que é separado?
- Porque não é junto!
- Mas por quê?
- O porquê eu não sei!


kkkkkk por ai

-Dan
Veterano
# mar/21
· votar


Jonas Kahnwald
Síndrome de vira lata versão esquerdista?

que?

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mar/21
· votar


ProgVacas
Eu ainda não flagrei ninguém verbalizando isso, e vocês?

Verbalizando ainda não vi, mas em comunicação online de trabalho às vezes aparece. Não ligo, mas também não mudo a minha maneira de escrever por isso.

Jonas Kahnwald
o problema que percebo é com os pronomes plurais/coletivos que quase sempre (ou sempre?) são aplicados ao masculino.
Por exemplo: 1 criança homem = menino / 1 criança mulher = menina / 2 crianças, uma mulher e um homem = meninos


Um menino e uma menina = crianças

O problema não está nos substantivos, segundo a galera do pronome neutro, mas nos pronomes de uso coletivo, que via de regra se usa o masculino. Todos os colaboradores, todos os transeuntes, etc...

Por outro lado, o português aceita também o feminino para os coletivos: toda a sociedade, todas as pessoas, toda a galera, toda a gente, etc...

Quem defende a adoção do pronome neutro já se ligou nessas paradas? Não creio.

Juquinhaa
eu concordo, não da pra ser poético escrevendo em inglês como em português, a única vantagem do inglês é a pronuncia facilitada

Que não serve de nada quando os malditos mal abrem a boca pra falar e falam (arrastam) 5 palavras com a duração de 3.

entamoeba
Sei lá. Se quiserem lacrar com essa merda, que tal flexibilizar o uso das palavras, admitindo o uso do feminino nas generalizações?

Pode falar só "boa noite a todas". Todas as pessoas. Deixemos o gênero feminino como genérico, então. Eu não ligo. Não vou me sentir diminuído como homem.


Eu prefiro assim do que o "Todes iles são educades", ou "ile beijou ile". Porra, eu falo português, e não francês. Língua pra mim tem como primeiro propósito o de estabelecer uma comunicação clara e eficaz. Nós já temos outros problemas comunicacionais bem marcantes na nossa língua, como o "seu/sua", "roubaram x roubarão" (sim, muitos brasileiros não sabem a diferença). Não precisamos de mais confusão.

makumbator
Moderador
# mar/21
· votar


Recebi um e-mail do Uber eats agora mesmo, e no campo do assunto temos:

"Prontx para começar a semana?"

Juquinhaa
Membro Novato
# mar/21
· votar


Recebi um e-mail do Uber eats agora mesmo, e no campo do assunto temos:

"Prontx para começar a semana?"

se não botar aquele x ali ,a esquerda psicodélica não compra

Rebuke
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: Rebuke
· votar


Eu não tenho opinião formada sobre o assunto. Acho graça de algumas coisas, mas, não me incomoda. Acredito que seja tão problemático levantar a bandeira disso como se fosse a coisas mais relevante do mundo quanto as pessoas de esquerda que são contra e, no final das contas, fazem o jogo da direita.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mar/21
· votar


Rebuke
quanto as pessoas de esquerda que são contra e, no final das contas, fazem o jogo da direita.

Agora ter opinião divergente com indivíduos do mesmo espectro é fazer o jogo da direita? discordo.

Continuo com meu posicionamento contra a homofobia, a favor do casamento (e adoção) entre indivíduos do mesmo gênero, entre outras questões, mas em alguns pontos específicos (quanto esse do pronome neutro), posso muito bem ser contra, e não necessariamente pelas mesmas razões de alguém de direita. Exageros existem em ambos os lados, e divergências dentro do mesmo espectro são naturais do processo político. E é bom que seja assim, senão toda a direita seria bolsonarista. Imagine!

Lelo Mig
Membro
# mar/21
· votar


Rebuke

"pessoas de esquerda que são contra e, no final das contas, fazem o jogo da direita."

Tá louco cara! Você não têm direito a opinião própria não? Têm que se alinhar incondicionalmente a uma ideologia em tudo e sempre?

entamoeba
Membro Novato
# mar/21
· votar


Tornar a esquerda mais racional é fazer o jogo da direita? ta serto!

Rebuke
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: Rebuke
· votar


Pigeonsslayer
Lelo Mig
entamoeba

Vocês estão muito na defensiva. Não citei o nome de vocês, portanto, menos.

Acredito que toda opinião é própria. E, não tenho problema em ter opiniões divergentes. Eu sou um dos que mais divergem aqui. O PROBLEMA, meus colegas, é se valer dos mesmos argumentos da direita pra criticar algo e isso é fazer o jogo deles, sim.Usam isso pra avacalhar ainda mais com o movimento lgbt. Só penso que é preciso cuidado pra não afinar o discurso de esquerda (seja de apoio ou crítica) com a escória direitosa.

Lelo Mig
Membro
# mar/21
· votar


Rebuke

Não se trata de citar alguém nominalmente.

Se num tópico sobre um assunto onde a resposta final é concordo ou não concordo, você dá um tiro de cartucho espalhando chumbo em todos que "discordam", você não precisa de nome e rg para individualizar ninguém, atinge todos.

Aliás é prá atingir bandos que os cartuchos foram inventados.

Rebuke
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: Rebuke
· votar


Lelo Mig

Onde eu disse que você não tem direito à opinião própria, Lelo? Eu disse que é preciso cuidado pra não afinar o discurso de esquerda com discurso fascistóide. O que eu digo é baseado nos comentários que eu leio e ouço por aí sobre o assunto e que é usado pela direita contra o movimento lgbt.

-Dan
Veterano
# mar/21
· votar


Isso do pronome neutro é uma demanda real?

Ou só é o caso de algumas pessoas que usam e outras ficam putas?

ProgVacas
Membro Novato
# mar/21
· votar


-Dan

Isso do pronome neutro é uma demanda real?

É uma demanda real.

Pós-moderna.

Tomou proporção extraordinária, ao extrapolar os limites das discussões sem sentido deste nicho da esquerda.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mar/21
· votar


Rebuke

Mas eu não afinei discurso com a direita, meu caro. Na verdade, nem uso os mesmos argumentos da direita para me posicionar nessa questão.

Aliás, os "argumentos" que eu vejo de um pessoal de direita nessa questão tá mais na linha do "mimi mi de esquerdista" e outras chacotas e simplificações, do que na linha dos argumentos que foram apresentados aqui.

Mas sim, se um indivíduo de direita apresentar um argumento válido e lógico contra esta pauta eu não tenho problema em aceitar. Da mesma forma que se alguém de esquerda me convencer com um argumento forte da importância de adotar o pronome neutro, não teria dificuldade em mudar de ideia.

O que já vi, da opinião de alguns linguistas, é de que a língua em si não é preconceituosa ou incapaz de mudanças para se adequar à evolução da sociedade, mas que há outras formas de incluir as diferenças sem necessariamente alterar toda a estrutura da língua.

Compartilho desse ponto de vista e já passei a utilizar formas "alternativas" de tratamento em emails que eu tenho que passar no ambiente de trabalho. Em vez de "prezados servidores", passei a empregar o "nobres colegas", que já é uma forma alternativa de neutralidade. Este é um exemplo, mas busco sempre analisar a minha comunicação diária de modo a trazer essa neutralidade com os recursos próprios que a língua possui, mas que por comodismo, ou pela ausência de um debate prévio, nunca antes eu havia sequer parado para refletir.

Lelo Mig
Membro
# mar/21
· votar


-Dan

"Isso do pronome neutro é uma demanda real?"

Eu acho que é uma demanda real de alguns e, particularmente, se algum destes "alguns" me pedir para tratá-lo desta forma, eu juro que até tento. É negociável sem crises.

Só não concordo em mudar a língua portuguesa formalmente.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/21
· votar


hehehheheheheheh

makumbator
Moderador
# mar/21
· votar


Jonas Kahnwald

Hahah! Malditos professores transfóbicos!

Pigeonsslayer
Membro Novato
# abr/21
· votar


O cara já sabe usar pronome neutro, mas não faz questão de uma vírgula. Falta senso de realidade e a própria noção da função da língua.

makumbator
Moderador
# abr/21
· votar


Pigeonsslayer
Falta senso de realidade e a própria noção da função da língua.

Aqui a utilidade da língua:

https://www.youtube.com/watch?v=9NrNTgIu450

Johnny Favorite
Veterano
# abr/21
· votar


makumbator
Não é pobre coisa nenhuma. É apenas eficiente. E está mais preparada para o novo mundo trans do que essas línguas atrasadas como o português.

Não fale assim da ultima flor do lácio

Johnny Favorite
Veterano
# abr/21
· votar


ProgVacas
Tomou proporção extraordinária, ao extrapolar os limites das discussões sem sentido deste nicho da esquerda.

Claro que não, 95% da esquerda não quer nem pensar nisso

ProgVacas
Membro Novato
# abr/21
· votar


Johnny Favorite

Sim sim, meofio! O nicho onde essa discussão tomou importância na esquerda é minúsculo.

Mas perceba: vira regra quando um anencéfalo da direita quer atacar a esquerda.

makumbator
Moderador
# abr/21
· votar


Johnny Favorite
Claro que não, 95% da esquerda não quer nem pensar nisso

Mas os 5% são mais barulhentos que a turba na revolução russa.

ProgVacas
Membro Novato
# abr/21
· votar


Johnny Favorite
makumbator

Mas os 5% são mais barulhentos que a turba na revolução russa.

Não disse?

Rebuke
Membro Novato
# abr/21
· votar


Claro que não, 95% da esquerda não quer nem pensar nisso

Mas os 5% são mais barulhentos que a turba na revolução russa.


quando a esquerda usa os mesmos argumentos da direita, aí vira um problema.

JJJ
Veterano
# abr/21 · Editado por: JJJ
· votar


O nicho onde essa discussão tomou importância na esquerda é minúsculo.
95% da esquerda não quer nem pensar nisso

Não tenho tanta certeza quanto a ser tão pequeno assim. Acho que a esquerda brasileira adora essas presepadas. E quanto mais ela se afunda nesses temas, melhor pra direita.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a do pronome neutro (ou de pronome neutre)