Made in China - preconceito?

    Autor Mensagem
    Silspiders
    Membro Novato
    # jan/20


    As pessoas têm muito preconceito com instrumentos, principalmente, mas não somente, fabricados na China, Coréia, Indonésia e outros países asiáticos.

    Estava vendo um tópico sobre Charvel fechado e as duas postagens feitas lá da a entender que eles consideram inferiores.

    Só que estes instrumentos são fabricados sob marcas consagradas, com inspeção de qualidade. São ótimos instrumentos.

    Qual a sua experiência com instrumentos fabricados na China?

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Silspiders

    "Made in China - preconceito?"

    (não vou entrar no campo das falsificações, somente fabricações legais)

    Tem umas coisas muito baratas, feitas prá atender um mercado cuja a única demanda é preço, que são umas merdas sem equiparação. Lembro, em especial, que alguém me deu um saca rolhas daqueles com alavancas, que o primeiro vinho que fui abrir o bicho desintegrou como se fosse feito de farinha e água. A pior bosta que já vi... como eu não tinha outro saca rolhas, acabei improvisando um parafuso prá abrir a porra do vinho

    Mas, têm coisas boas. Eu queria uma caixinha destas wi-fi (tipo as JBL), mas não tava afim de pagar tão caro. Pesquisei bastante no Alliexpress e arrisquei uma que achei simpática. Baita surpresa... a caixinha é porreta! Encorpada, de metal, pesadona, bonita, puta som... meu filho comprou uma JBL na mesma época e se arrependeu do custo/benefício, porque a minha tem o som melhor.

    Quando eu era garoto produto japonês era considerado bosta. Só porcaria imitação. Olha o que os produtos japoneses viraram hoje... tudo top. Um bom exemplo são os carros que são excelente e só ficam atrás dos alemães. Máquinas fotográficas e eletro eletrônicos tudo top.

    Os caras começaram copiando, até aprenderem e fazerem melhor. A China vai pro mesmo caminho... aguardem!

    makumbator
    Moderador
    # jan/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    Silspiders
    e as duas postagens feitas lá da a entender que eles consideram inferiores.

    No caso da Charvel talvez elas sejam mesmo inferiores que de outras marcas na mesma faixa de preço feitas no país (mesmo quando é feita pela mesma empresa chinesa). Já vi relatos que os braços/escalas delas não são bons. Mas também tem gente que pega uma Charvel esperando o nível das originais americanas, e aí é sacanagem também.

    Os instrumentos feitos na Coréia do Sul são na média os melhores da Ásia (depois dos japoneses, que são sem dúvida o topo). Os da Indonésia também melhoraram muito nos últimos anos.

    Compro instrumento feito na Coréia do sul e Indonésia sem preconceito (tenho inclusive um baixo Ibanez prestige, que é a linha mais alta da marca, e que foi feito na Coréia do Sul, em um curto período em que a produção da linha top saiu do Japão). Ainda tenho um baixo Washburn Bantam coreano comprado em 1996 que estava MUITO acima da qualidade que as fábricas chinesas ofereciam no mesmo período (e acima do que a própria Washburn passou a fazer na Ásia nos anos 2000).

    No mercado de contrabaixo acústico já existe uma prática consolidada de pegar instrumento chinês e dar um upgrade nele com peças europeias (trocar cordas, cavalete, estandarte, nut, rabicho, alma, escala e depois regular). Fica bem legal, e por uma fração do que se pagaria por um baixo alemão ou polonês (que são os melhores do instrumento sem contar baixos antigos).

    Os chineses que vejo hoje estão bem melhores que os de 20 anos atrás. Os primeiros eram bem ruins. O controle de qualidade era bem fraco.

    makumbator
    Moderador
    # jan/20
    · votar


    Ah, mas esqueci de comentar que hoje em dia o risco de comprar produto chinês é pegar um coronavírus junto...hehehe! Isso sim é pra ter preconceito.

    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Besteira, indonesia e korea produzem muita coisa boa, no mercado de instrumentos tb. Até a China hj em dia tem um bom padrao de qualidade a depender do fabricante. Conheço um revendedor que pegou uma Charvel chinesa e super recomenda - só tem q tomar cuidado pq tem bastante replica por aí.

    JJJ
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Do ponto de vista puramente mercadológico, o produto chinês sempre será pior, QUANDO a empresa em questão tiver um similar no país de origem.

    Exemplo: Tagima brasileira é melhor que Tagima chinesa. O mesmo vale pra qualquer fábrica de guitarra dos EUA ou outro país.

    Não teria sentido mercadológico em não ser assim. Se houvesse uma "linha asiática" mais barata e melhor que a do país de origem, pra quê fabricar a original?

    Agora... se o produto for original da China ou só tiver essa versão, pode ser desde uma bosta até algo de qualidade. Tudo vai depender, de novo, do mercado para esse produto.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Silspiders
    fabricados na China, Coréia, Indonésia e outros países asiáticos.

    Eu tive uma PRS feita na Coréia até semana passada (troquei num Epiphone) e posso garantir: feita com qualidade, coisa boa.

    Eu não deixo de ter um instrumento porque foi feito na... pra mim, se soa bem, se é bem feito, bonito, etc... não muda nada se foi feito no meu quintal ou nas Bahamas...

    Lelo Mig
    Os caras começaram copiando, até aprenderem e fazerem melhor. A China vai pro mesmo caminho... aguardem!

    Eu vi isso com meus próprios olhos. Há uns 15 anos atrás, quando entrei no ramo de materiais elétricos, havia esse produto aqui

    (Tenho certeza que o Lelo sabe o que é)

    Era de uma marca chamada JNG... feito na China... era muito ruim, vinha quebrado, desmontado, faltando parafuso, o plástico era ruim...

    Anos depois, a qualidade foi melhorando, foi tendo mais aceitação e hoje tem uma fatia considerável do mercado. (só estou citando UM item dessa marca)

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Nos anos 90 eu morei próximo ao Paraguai. Como os anos 90 foram os melhores em questão de brinquedos e videojogos, a China era a salvação para quem não tinha dinheiro para comprar os originais. O que eu tinha era quase tudo imitação e rendia muita diversão.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Há produtos bons e produtos ruins.
    Isso vale para aqueles que são fabricados na China, no Br, nos EUA, etc...
    Não tem muito mais o que dizer.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/20
    · votar


    brunohardrocker

    "O que eu tinha era quase tudo imitação e rendia muita diversão."

    Resumiu bem... o importante é ser feliz! Só não pode engolir nenhuma pecinha que desprendeu do brinquedo sem o sêlo do IMMETRO...kkkkk

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    brunohardrocker
    eu moro perto do paraguai, mesmo com o dolar alto vale a pena ainda comprar por la, e tem muita coisa original por la (apesar das piadinhas, quem é da região sabe)

    já vi até gibson les paul standard por la, 2000 e tantos dolares, peça de PC e bebidas que vale a pena demais

    eu não entendo essa pira hoje em dia de criticar o que é feito na china, tirando produtos de nicho, 99% do que consumimos é proveniente da china, celular, eletronicos em geral, roupas, calçados...

    Silspiders
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Hoje a China está muito mais competitiva em termos de qualidade e continua com preços muito bons.

    A Cort tem fábrica na China, que fabrica pra Ibanez, Sx etc. To com um violão Ibanez todo sólido fabricado lá e a sonoridade, acabamento, qualidade é excepcional.

    Silspiders
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    O Japão já foi assim, sinônimo de produtos ruins. Hoje é referência. Uso um celular chinês que é muito bom e paguei 700 contos. Vendi um iPhone, comprei dois desse e ainda me sobrou um tostão.

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Silspiders
    Uso um celular chinês
    estranho seria se não fosse hahahahhahahaha meu celular diz que foi "fabricado no brasil" (é um LG), mas não tenho duvidas de que as peças vem da china e eles só montam aqui, no máximo um componente ou outro feito aqui

    makumbator
    Moderador
    # jan/20
    · votar


    The Man Who Sold The World
    eu não entendo essa pira hoje em dia de criticar o que é feito na china, tirando produtos de nicho, 99% do que consumimos é proveniente da china, celular, eletronicos em geral, roupas, calçados...


    É bem difícil comprar alguma coisa que não seja feita ou tenha pelo menos alguma peça/parte/matéria prima com origem na China. Eletrônico então é com certeza impossível, do porcaria ao equipamento top.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/20
    · votar


    Têm muita coisa boa na China. Eu gosto!

    Best of China

    makumbator
    Moderador
    # jan/20
    · votar


    Lelo Mig

    Muito magras. Deviam comer mais cachorro pra ganharem algum gordura corporal.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    makumbator
    Muito magras. Deviam comer mais sopa de morcegos

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    makumbator
    estranho seria se não fosse hahahahhahahaha meu celular diz que foi "fabricado no brasil" (é um LG), mas não tenho duvidas de que as peças vem da china e eles só montam aqui, no máximo um componente ou outro feito aqui

    Eu já trabalhei em fábrica de celular. A origem dos componentes é muito diversa.
    Processador, quase sempre é da china, japão e EUA.
    Memórias vêm do brasil.
    Plásticos sem acabamento vem da coréia, indonésia, índia e brasil.
    Plásticos com acabamento vêm dazeuropa, china, EUA.
    Telas sempre vêm da china.
    papel e papelão, carregador, borracha, etc tudo nacional

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/20
    · votar


    acabaramosnicks

    continuando...

    - Tecnologia vêm dos EUA e Japão.
    - Confiabilidade vêm do Paraguay
    - Resistência a impactos vêm de Pelotas RS
    - Preço vêm de Dubai

    makumbator
    Moderador
    # jan/20
    · votar


    Lelo Mig

    Hotel?

    Trivago.

    Buja
    Veterano
    # jan/20 · Editado por: Buja
    · votar


    Eu já trabalhei .... como .... carregador ... de .... papel e papelão ... Plásticos
    Memórias .... vêm .... quase sempre .... é muito diversa
    A origem ... quase sempre ... é...uma....índia ... sem acabamento ... e .... vêm do brasil ... tudo nacional
    A .... com acabamento vêm dazeuropa
    celular...sempre vêm da china
    coréia....japão....china....etc...................tudo...bo rracha

    maspn
    Veterano
    # fev/20
    · votar


    não tem galantia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Made in China - preconceito?